16 dicas e remédios naturais para curar queimadura de urtiga


Dizem que ao encostar em uma urtiga, deve-se prender a respiração para não sentir dor… Mas será que isso é verdade? Para quem não conhece, a urtiga é uma planta muito comum em terrenos úmidos e escuros, possui muitas propriedades, mas ao mesmo tempo ela solta uns espinhos (pêlos) que, em contato com a pele, liberam uma substância que “queima”.

Para evitar esse problema, existem algumas dicas do que fazer para não se queimar e até mesmo do que fazer caso encoste em uma planta dessa. Por isso, vamos aprender o que é a urtiga, quais as suas utilidades, onde encontrar e o que fazer ao encostar em uma urtiga, incluindo os remédios naturais para tratar as queimaduras causadas por ela.

{index}

O que é urtiga?

A urtiga, ou urtica, é uma planta da família Urticaceae, típica das regiões temperadas, a qual possui diversas espécies, cuja mais conhecida é a Urtica dioica (também chamada urtiga-comum) nativa da Europa, África, Ásia e América do Norte. Ela era cultivada desde 4000 – 3000 a.C, quando era utilizada na fabricação de vestuários e posteriormente de papel.

Tanto a Urtiga dioica, quanto a urtiga-branca (Lamium album), são bem parecidas, possuem flores e propriedades benéficas para o organismo, porém a urtiga branca não tem o inconveniente de queimar. Já a Urtiga dioica sim, queima a pele. No entanto, esta possui mais benefícios e é a mais comum. Por isso, falaremos mais dela neste artigo.

Uma planta odiada, porém amada!

urtiga-2

Seu nome vem do latim urere que significa “queimar”, devido ao fato de queimar a pele em contato com ela. Por conta disso muita gente “detesta” urtigas mas, apesar do seu aspecto urticante, a urtiga possui muitas propriedades benéficas para a saúde.

Ela é rica em vitaminas B, C e K, betacaroteno, magnésio, ferro, aminoácidos, proteínas, cálcio e fósforo.

Os benefícios da urtiga vão desde controlar a queda de cabelo, até mesmo combater a anemia e amenizar os sintomas da menopausa. Por este motivo, ela é muito cultivada até hoje em países como a Escócia, por exemplo, que utiliza a urtiga em um de seus principais pratos.

Na Austrália os aborígenes utilizam suas folhas como cataplasmas para tratar entorses. Já na Ucrânia a urtiga é utilizada para pintar de verde os ovos de Páscoa.

Além dessas utilidades, também podemos dizer que a urtiga:

  • Elimina pragas de outras plantas;
  • Auxilia na decomposição de estrume orgânico;
  • Melhora a qualidade das plantas cultivadas próximas a ela;
  • É cultivada para a extração de clorofila;
  • É utilizada como forragem para gados, aves e coelhos;
  • Pode ser misturada no farelo das galinhas para elas colocarem mais ovos.

Onde se encontra

A urtiga é uma planta encontrada em praticamente todo o mundo. Ela é uma herbácea perene e nasce normalmente em terrenos não cultivados, à sombra e úmidos.

O que fazer se tocar uma urtiga?

As folhas e o caule da urtiga são cobertos por pêlos quebradiços e ocos que agem como uma agulha hipodérmica e contêm um componente químico que causa desconforto e alergia. O ardor e a vermelhidão na pele após o contato com a urtiga ocorrem devido às substâncias liberadas pelos microscópicos que existem na superfície da planta.

Segundo alguns cientistas, a ideia de prender a respiração para não se queimar com a urtiga é um mito, mas a explicação para funcionar com algumas pessoas se dá pelo fato de, ao prender a respiração, as substâncias liberadas por ela não são inaladas e, consequentemente, não causam a reação alérgica.

Apesar desse inconveniente, a urtiga é muito utilizada na medicina e na estética devido às suas propriedades medicinais e cosméticas. Por isso, para que se consiga tirar proveito dela sem sofrer com queimaduras, os profissionais da área utilizam luvas na colheita da planta. Além disso, basta mergulhar a planta em água quente para não mais queimar a pele.

Dicas e remédios naturais contra queimadura de urtiga

Embora a picada e a vermelhidão causadas pelo contato com a urtiga sejam doloridas, elas podem ser tratadas com alguns procedimentos naturais:

  1. Evite tocar a região afetada – Isso inclui não coçar, pois ao tocar a região, os componentes químicos que causam a irritação podem ser empurrados para dentro, causando mais dores e prolongamento dos sintomas.
  2. Lave a região com água e sabão – O mais indicado é lavar a área afetada com água fria e sabão apenas, para remover os pêlos que ficaram sobre a pele.
  3. Use um pano limpo – Caso não tenha como lavar imediatamente, utilize um pano limpo para remover os pêlos e as substâncias liberadas por eles.
  4. Use luvas – Muitas vezes não conseguimos ficar sem tocar ou coçar as regiões queimadas pela urtica, mas isso é necessário para não empurrar ainda mais os pêlos para o interior da pele. Por isso, recomenda-se utilizar luvas de plástico ou algodão, principalmente nas crianças que tiveram contato com a urtiga, pois elas conseguem menos ainda segurar a coceira.
  5. Evite banhos quentes – Pelo mesmo motivo de se utilizar compressas frias, pois a água fresca ajuda a aliviar os sintomas.

Além desses procedimentos, existem ainda outros remédios naturais que podem aliviar os sintomas da queimadura causada pela urtiga:

  1. Menta – Esfregue uma folha de menta ou aplique a infusão feita com as folhas de menta sobre a área afetada.
  2. Barro – Por estar presente em todos os lugares, inclusive onde nascem as urtigas, este é considerado um remédio muito eficaz para a queimadura com urtiga.
  3. Infusão com a própria urtiga – Apesar da queimadura ser causada por ela, a infusão com a própria urtiga pode ajudar a tratar o problema. Basta aplicar um pouco da infusão fria sobre a área afetada.
  4. Água oxigenada – Embora não seja uma planta, a água oxigenada é uma solução barata e acessível que também pode ajudar a aliviar a inflamação e diminuir a reação alérgica causada pela urtiga. Basta aplicar um pouco do produto com um algodão sobre a área afetada.
  5. Use folhas de outras plantas – Existem outros tipos de plantas chamadas rumex e impatiens que nascem próximas à urtiga e, ao serem espremidas, soltam um líquido que ajuda a aliviar o incômodo causado pela queimadura dela.
  6. Use Aloe vera – Tanto a aloe vera quanto os produtos feitos à base dela diminuem a vermelhidão e a sensação de queimação.
  7. Faça uma atadura com fita – Cole a fita sobre a área afetada e puxe como se fosse fazer uma depilação, desta forma os pêlos da planta que ficaram na pele irão grudar na fita e sair com ela.
  8. Utilize um produto de remoção de cera – O mesmo procedimento pode ser realizado com uma cera para remoção de pêlos, caso a fita adesiva não resolva.
  9. Use compressas frias – A temperatura mais fresca ajuda a aliviar o incômodo e o ardor causado pela picada.
  10. Aplique uma pasta feita com bicarbonato de sódio – Faça uma pasta com água e bicarbonato de sódio e aplique levemente dando “tapinhas” para ajudar a aliviar os sintomas da queimadura.
  11. Remédios de vendas livres – Se nenhuma das indicações naturais funcionar, verifique nas farmácias e drogarias sobre cremes tópicos, pomadas ou loções que contêm hidrocortisona, pois ela ajuda a reduzir a coceira e a vermelhidão.

Procure um médico!

Devido às substâncias liberadas pela urtiga (histamina, acetilcolina e ácido fórmico), algumas pessoas podem ter reações diferentes, pois umas são mais sensíveis que as outras e não devem ser tratadas de forma genérica. Por isso, se mesmo com todas essas medidas, o problema persistir por dias ou for muito intenso, causando feridas, bolhas ou erupções maiores na pele, procure imediatamente um médico para que seja tratado com outro tipo de medicamento.

Sobre esta planta magnífica, seria interessante você ler também:

URTIGAS VÁRIAS, DE COMER, UMAS QUEIMAM, OUTRAS NÃOURTIGA-BRANCA: PROPRIEDADES MEDICINAIS E COMO USARURTIGA AMARELA PARA PROBLEMAS RENAIS E INFECÇÕES DO TRATO URINÁRIOURTIGA: TODOS OS BENEFÍCIOS, COMO USAR NA COZINHA E NA CURA




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. [email protected]
    Publicado em 06/04/2021 às 3:27 pm [+]

    [email protected]


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...