Como acabar rapidamente com o nariz escorrendo?


É uma situação bem chata, nariz escorrendo é incômodo, dificulta nossa respiração, deixa a pele ao redor do nariz feia, irritada, avermelhada, mas este é um sintoma de que o corpo está combatendo algum mal, uma irritação, uma alergia ou algum tipo de gripe, resfriado. Mas dá para acabar rapidamente com o nariz escorrendo? Vejamos!

AS CAUSAS DO NARIZ ESCORRENDO

É bom saber porque o nariz escorre antes de querer que o corpo pare de se comportar assim. Muitas vezes este é um sintoma saudável e necessário do organismo, um alerta para algum problema que você esteja enfrentando.

E não é somente os gripados que enfrentam este problema. O nariz escorrendo é mais comum do que se imagina, e está associado à várias situações.

Para começar é importante saber que o nariz escorre graças a uma irritação ou inflamação no tecido, que causam o corrimento nasal. Nesses casos, o organismo tenta se defender de corpos estranhos, produzindo mais muco.

Infecções, como a gripe, resfriado, sinusite causam esse incômodo sintoma, bem como algumas alergias, como a rinite. Até mesmo comidas apimentadas, alterações hormonais, uso de medicamentos, estresse e o fumo estão associadas ao corrimento nasal.

Para minimizar esse desconforto, é importante, evidentemente, saber o que está fazendo o nariz escorrer pois, se você quiser acabar com o nariz escorrendo pode estar acabando com a defesa natural do teu corpo que luta para botar para fora algum intruso (vírus, bactérias, etc).

Porém, algumas medidas podem ajudar a reduzir o sintoma. Veja:

REMÉDIOS NATURAIS PARA ACABAR COM O NARIZ ESCORRENDO

Lavagem nasal

Dá para comprar em algumas farmácias as soluções salinas (soro fisiológico) para lavagem nasal, mas também dá para improvisar a lavagem em casa.

Em 200 ml de água, adicione uma colher rasa (café) de sal. Misture bem, despeje a solução em uma seringa nasal ou pote nasal, ou mesmo em um bule, com muito cuidado para não se machucar.

Introduza o bico do bule nas narinas. Depois, incline-se um pouco para frente e gire a cabeça para o lado do bule. Deixe a água entrar por uma narina e sair completamente pela outra. Depois assoe o nariz para retirar o excesso.

Aplique a solução nasal pelo menos 4 vezes ao dia.

Aerossol

Com um aparelho de aerossol faça a lavagem usando sempre soro fisiológico. Tanto a lavagem como o aerossol ajudam a acelerar o processo de limpeza que o próprio corpo está fazendo e isso irá ajudar a acabar com o nariz escorrendo mais rapidamente.

Cuide da região do nariz

Cuide da pele da região em torno ao nariz, que pode ficar irritada, ressecada, aplicando algum óleo, creme natural ou o gel da babosa se você tiver a planta em casa.

DICAS PARA EVITAR O NARIZ ESCORRENDO

Mas o melhor mesmo é evitar este incômodo. Veja algumas dicas:

  • Em caso de ter sempre o nariz escorrendo, tente verificar a causa do distúrbio. As causas mais comuns são: alergias à poeira, aos pelos dos animais, ao pólen de plantas (na primavera), à poluição atmosférica, à umidade da casa, perfumes, etc.
  • Evite ter carpetes, bichos de pelúcia e cortinas em casa, principalmente se desconfiar ter alguma alergia;
  • Mantenha a casa sempre limpa;
  • Tenha o costume de passar um pano úmido nos móveis uma vez por semana e varrer ou aspirar a casa todos os dias;
  • O melhor é evitar que pessoas predispostas tenham animais de estimação, pois os seus pelos favorecem os processos alérgicos;
  • Se souber a causa da alergia, evite o elemento que desencadeia o processo alérgico;
  • Evite roupas e cobertores de lã e troque as roupas de cama pelo menos uma vez por semana;
  • Use protetores nos colchões e travesseiros;
  • Deixe a casa receber ventilação todos os dias;
  • Evite cosméticos com cheiros fortes e produtos para limpeza cheios de substâncias químicas.

PROCURE UM MÉDICO

Em caso de nariz escorrendo por muito tempo, que dificulte o trabalho e a vida da pessoa, o melhor a fazer é procurar um médico.

Existem medicamentos, por exemplo, um remédio chamado Brometo de Ipratropium que pode ajudar a bloquear o neurotransmissor que desencadeia no cérebro o sintoma do nariz escorrendo, mas como dá para imaginar, trata-se de um medicamento muito forte e enfim, somente um médico pode recomendar com base no teu histórico particular.

Também é possível que o médico receite algum anti-histamínico para os casos de alergias.

De todo modo, o melhor é evitar as causas que desencadeiam o nariz escorrendo, respeitar o corpo quando ele dá este sinal de alerta e procurar um médico se a coriza, ou corrimento nasal, durar muito tempo ou for muito debilitante.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...