Ouvido Entupido – Causas e Remédios Naturais

  • atualizado: 
ouvido entupido

A sensação é extremamente incômoda: de repente parece que os sons se tornam abafados, e a capacidade de ouvir fica comprometida. O ouvido entupido pode ter causas variadas, e a solução pode ser relativamente simples, a depender do motivo que provocou a condição.

Por ser algo relativamente comum, no entanto, muita gente não dá muita importância. Mas é importante tratar, e procurar um médico, quando a condição não se resolve com medidas simples. Mas antes de falar a respeito das formas naturais de resolver o problema, saiba por que o ouvido entope.

CAUSAS DO OUVIDO ENTUPIDO

Uma série de fatores pode provocar o entupimento dos ouvidos. A condição, conhecida como autofonia, acontece, principalmente, pelos seguintes motivos:

  • Variações de temperatura e altitude: o corpo humano se habitua as condições normais, e sofre quando há uma mudança brusca, como, por exemplo, durante uma viagem de avião ou na descida de alguma serra. Nesses casos, a pressão da orelha externa fica diferente da média e isso pode entupir o ouvido.
  • Excesso de cera – O acúmulo de cera no ouvido também pode causar uma obstrução, que provoca o entupimento.
  • Infecções – Gripes, resfriados e outras doenças respiratórias podem provocar um acúmulo de muco, e isso pode atingir o ouvido, entupindo-o. Além disso, a otite, que é a infecção no ouvido, também provoca o entupimento.
  • Água no ouvido – Essa é uma causa comum de entupimento do ouvido, tendo em vista que a entrada de líquido prejudica o canal auditivo.
  • Doença de Menière – Esse distúrbio crônico, que acontece em decorrência de um mau funcionamento do labirinto, que fica dentro do ouvido, tem como um dos sintomas o entupimento do ouvido.
  • Bloqueio de osso do ouvido – Quando há alguma obstrução em um dos três ossos que existem no ouvido médio, pode ocorrer entupimento também.
  • Disfunção na Trompa de Eustáquio – Essa região faz ligação entre o nariz e o ouvido, e se fica obstruída, não deixa o ar passar, causando a sensação de ouvido entupido, entre outros sintomas. Nesse caso, o tratamento é cirúrgico.
  • Bruxismo – O posicionamento incorreto da mandíbula também pode provocar o entupimento do ouvido.

REMÉDIOS NATURAIS

cera no ouvido

Como mencionado, existem formas naturais de lidar com o problema, a depender da causa do ouvido entupido. Conheça algumas:

Ouvido entupido em decorrência de Infecções

Vinagre de maçã e álcool

O vinagre de maçã tem propriedades antibacterianas e pode ajudar a dissolver o muco presente no ouvido. Para tanto, pegue quantidades iguais de vinagre de maçã e álcool e coloque em um conta-gotas. Pingue no ouvido afetado, coloque um algodão para a solução não derramar, não levante a cabeça, espere alguns minutos e remova a cera com uma haste flexível.

Alho

O alho é um antibiótico natural muito eficaz e pode ser usado para tratar infecções no ouvido. Utilize alguns dentes de alho, amasse-os, e misture com um pouco de azeite. Aqueça a mistura. Quando a solução estiver morna, pingue no ouvido tampado, deixe por alguns minutos e retire o excesso.

Ouvido entupido em decorrência de pressão

Manobra de Valsalva

Feche a boca. Tampe o nariz e permaneça com a boca fechada. Faça um movimento como se fosse soar o nariz, até ouvir um estalo no ouvido. Faça essa manobra com delicadeza, caso contrário pode danificar, ou até mesmo romper o tímpano.

Manobra de Toynbee

Tome um gole de água. Com a água na boca, aperte o nariz e tente engolir o líquido. Isso ajuda a aliviar a pressão nos ouvidos.

Ouvido entupido em decorrência de cera em excesso

Compressa quente

O calor ajuda a desentupir o ouvido e alivia a dor. Para tanto, basta molhar um pano com água quente, retirar o excesso e colocar no ouvido afetado. Deixe por cerca de 5 a 10 minutos.

Azeite

O azeite de oliva pode ajudar a amolecer a cera em excesso no ouvido. O tratamento é muito simples: basta aquecer um pouco do azeite, deixar o líquido ficar em temperatura morna, e pingar no ouvido afetado. Depois, retire o excesso de cera com uma haste flexível.

Essas são algumas formas de desentupir os ouvidos, no entanto é importante lembrar da importância de procurar um especialista, pois somente ele é capaz de orientar corretamente a respeito do que fazer em cada caso.

Especialmente indicado para você:

setaCOMO ALIVIAR A DOR DE OUVIDO COM REMÉDIOS NATURAIS

setaEXCESSO DE CERA NO OUVIDO → ATENÇÃO AOS REMÉDIOS CASEIROS!

setaCOMO LIMPAR OS OUVIDOS SEM USAR COTONETES

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!