Língua branca: causas e remédios naturais para tratar a saburra


Você já notou a presença repentina de uma camada branca sobre a língua? Pois é, além de causar desconforto e mau hálito, a língua branca pode ser sintoma de problemas de saúde. Veja por que é bom evitar esse incômodo.

Quando você acorda, sente a língua grossa, meio melada?  E quando se olha no espelho, vê uma camada branca que a cobre?

Às vezes acontece de a língua ficar com esse aspecto após uma refeição – e não se trata de resto de comida, não!

A língua saburrosa indica que há um acúmulo de bactérias e toxinas – e é bom cuidar disso, claro!

As causas da língua branca

Mas a que se deve a pátina branca, ou saburra, na língua?

Entre as possíveis causas da língua saburrosa estão:

  • inflamação das papilas gustativas
  • má higiene oral
  • tabagismo
  • consumo de álcool
  • dieta pobre em fibra
  • irritação da língua (por uso de aparelho dentário ou piercing).

Mas também pode ser que a língua branca esteja indicando que o teu corpo está com dificuldades em digerir determinados alimentos, ou talvez você esteja no início um estado gripal.

Infelizmente, língua branca também pode ser indicativo de algo mais complicado e sério (como doenças hepáticas, gastrointestinais, do pâncreas ou da vesícula biliar), o que requerer atenção e diagnóstico médico.

O revestimento branco sobre a língua também pode estar ligado à ingestão de medicamentos – antibióticos, antifúngicos – que afetam as funções hepáticas e gástricas assim como, à ocorrência de aftas, infecções fúngicas e candidíase oral ou estresse, estados febris, fadiga ou fome.

De todas formas, a presença da saburra na língua é um sinal do seu corpo, sinal de que algo não está tão bem quanto deveria estar.

Aprenda aqui algumas formas simples e naturais de fazer a limpeza da língua e, se esta situação se prolongar por mais de 2 semanas, e estiver associada à dor, odor ruim ou outros sintomas internos, não deixe de procurar um bom médico que te diagnostique e te oriente.

Remédios naturais para limpar a língua branca

Já falamos, em outro artigo, sobre os benefícios de se fazer, diariamente, a raspagem da língua para evitar que o corpo reabsorva as toxinas que nela se acumulam durante o sono:

Para a limpeza diária matinal você sempre poderá usar os limpadores da ayurveda – instrumentos de raspagem – ou até uma colher.

Raspador de língua

O raspador de língua é uma ferramenta pequena e simples da tradição ayurvédica que lhe permite remover suavemente o acúmulo de toxinas, a tal pátina saburrosa.

Pode ser feito de aço inoxidável ou de cobre e pode ser encontrado em lojas de ervas ou de saúde alimentar.

Use-o, diariamente, antes do desjejum e escove os dentes, em seguida.

Bochechar com óleo

oleo de girassol

Esta prática implica em você fazer, diariamente, em jejum, uma série de bochechos com algum óleo vegetal de tua preferência – girassol, gergelim, óleo de coco, azeite – para limpar o organismo. Leia mais sobre essa técnica no artigo indicado a seguir:

Suco de Aloe Vera

O suco de Aloe Vera pode ser útil para o tratamento de problemas bucais graças às suas propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas que também ajudam a combater as bactérias que causam mau hálito e camada branca sobre a língua.

A indicação é de se usar o suco como lavador bucal, diariamente.

Bocheche e cuspa se o que pretende é limpar a saburra lingual ou, engula, se fizer o uso do suco de Aloe vera durante o dia (buscando efeito interno).

Cúrcuma

perder peso com a cúrcuma

A cúrcuma ou açafrão-da-terra, com sua poderosa ação antibacteriana e anti-inflamatória, pode ser usada como pasta, chá ou água de gargarejo, para limpar a cavidade bucal e a língua.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode ser usado na escova de dentes, como limpador físico, e na água, como enxaguante bucal.

Talvez te interesse ler também:

O QUE A LÍNGUA DIZ SOBRE O NOSSO ESTADO DE SAÚDE

ÓLEO DE COCO: EXTRAORDINÁRIOS USOS E BENEFÍCIOS PARA A IMUNIDADE E MUITO MAIS

LÍNGUA, ESPELHO DA SAÚDE: UM NOVO TESTE DETECTA 14 DOENÇAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...