Xarope feito em casa para tosse seca: 7 receitas naturais


A tosse pode ser uma situação extremamente desagradável para muita gente. Há quem tussa de forma que pareça não ter fim, causando os mais variados tipos de dor no peito, tórax e até mesmo costas. Existe também o incômodo social que a tosse seca pode causar, atrapalhando aulas, palestras, jantares e outras ocasiões que a ausência de tosse seria ideal.

Os tipos de tosse e como tratar

Há basicamente dois tipos de tosse: a cheia e a seca. Quando estamos sofrendo com a chamada tosse cheia, ou produtiva, normalmente sentiremos (e constataremos) a eliminação de catarro após tossir. Esta tosse, em termos práticos, é necessária para o corpo, pois nada mais significa do que a eliminação de agentes infecciosos do pulmão.

Já a tosse seca, tipo que trataremos aqui, é a tosse que os xaropes feitos em casa ajudarão a eliminar. A tosse seca, em geral, é ocasionada por ar seco, ambientes cheios de poeira, irritação, alergia, coceira na garganta e por diversos outros motivos oriundos do ambiente.

7 receitas naturais de xarope para tosse seca

1. Vapor

O vapor é um excelente aliado para tratar tosses secas e também produtivas. Podemos fazer um composto de óleos que serão liberados com o vapor, trazendo diversos benefícios no tratamento da tosse. Pode ser feito com os seguintes ingredientes:

• 2 gotas de óleo de eucalipto

• 2 gotas de óleo da árvore-do-chá

• Bacia de água

Basta ferver água o suficiente para encher a bacia. Quando a água estiver em ponto de fervura, desligue e aguarde 1 minuto, depois adicione os óleos. Mexa um pouco com uma colher de pau e respire o vapor por cerca de 10 minutos. Pode repetir o procedimento 3 vezes por dia.

2. Chá de hortelã com gengibre

cha-gengibre

A hortelã e o gengibre juntos podem trazer grandes benefícios no tratamento de tosse seca:

• 1 colher de sopa de folhas de hortelã

• 3 colheres de sopa de gengibre ralado

• 4 copos de água

• 1 copo de mel

Assim que a água ferver, desligue-a e adicione o gengibre e a hortelã. Após um minuto, adicione o mel e beba. Pode ser tomado 3 vezes ao dia.

Leia também: 5 RECEITAS FÁCEIS E DELICIOSAS DE CHÁ DE HORTELÃ

10 RECEITAS DE CHÁ DE GENGIBRE: QUENTE E GELADO

3. Mel

mel

O mel pode ser muito mais eficiente no tratamento de tosses do que muitos remédios disponíveis nas farmácias. Não é por acaso que muitos dos remédios para tosse fazem questão de alegar a presença do mel. Para tirar proveito dos benefícios do mel, basta tomar 3 colheres de sopa de mel ao dia (pela manhã, tarde e noite). Não administrar o mel para crianças menores de 2 anos de idade, pois há risco de botulismo.

Leia também: XAROPE DE MEL – FAÇA O SEU E MANDE O RESFRIADO EMBORA

4. Chá de raiz de alcaçuz

A raiz de alcaçuz é outra erva natural eficiente no tratamento de tosse seca:

• 400 ml de água

• 2 colheres de sopa de raiz seca de alcaçuz

Ferva a água e adicione as duas colheres de sopa de alcaçuz. Aguarde ao menos 10 minutos e coe. Basta então beber este chá 2 vezes ao dia.

5. Mel e pimenta do reino

Embora a pimenta do reino seja tradicionalmente utilizada na culinária, pode também ser utilizada com o mel para tratar a tosse seca, isso pois possui diversas propriedades benéficas para as mucosas:

• 1 colher de sopa de mel

• 1 colher de chá de pimenta do reino

• 300 ml de água

Adicione o mel e a pimenta a uma caneca e cubra com água fervente. Aguarde 10 minutos e beba todo o xarope. Pode ser tomado 2 vezes ao dia.

6. Chá de tomilho

Com propriedades antibacterianas, o tomilho pode curar o problema da tosse seca:

• 2 colheres de sopa de tomilho desidratado

• 300 ml de água

• 1 colher de mel

Coloque o tomilho em uma caneca e cubra-o com água fervente e aguarde 10 minutes. Adicione o mel e beba. Pode ser consumido duas vezes ao dia.

7. Água salgada

O sal tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas capazes de ajudar a aliviar os sintomas da tosse seca. Este xarope é feito da seguinte forma:

• 300 ml de água morna

• 1 colher de chá de sal

Misture o sal à água e faça gargarejo por 15 segundos. Este procedimento deve ser repetido no máximo duas vezes ao dia.

Leia também: SAL: TODOS OS TIPOS E BENEFÍCIOS

Recomendações gerais para tratar tosse

A tosse, quando muito persistente, pode significar a presença de outras doenças. Portanto, é importante buscar por orientação de um médico ou profissional de saúde antes de recorrer a um tratamento caseiro ou caso perceba que a tosse já persiste há mais de uma semana.

Especialmente indicado para você:

TOSSE CHEIA OU SECA: DIFERENÇAS E REMÉDIOS NATURAIS

OS MELHORES REMÉDIOS CASEIROS PARA TOSSE




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...