Cistite: 10 remédios naturais


A cistite é uma desordem muito comum cujos sintomas típicos podem consistir de ardor, dores no baixo ventre e necessidade frequente de urinar.

Para o tratamento da cistite, existe a possibilidade de recorrer a alguns remédios naturais muito eficazes, alguns dos quais foram postas em prática pelos nossos avós e bisavós.

Chá de malva

O chá de malva é um dos remédios naturais mais facilmente utilizável em caso de cistite, especialmente se esta planta de cura a temos no jardim ou em vasos. Tendo disponíveis flores de malva e folhas frescas, é possível utilizar 15 gramas por 500 mililitros de água para uma decoção.

As flores e folhas devem ser fervidas durante dez minutos e este chá deverá ser filtrado antes de se usar. Com a malva seca (duas colheres de chá de extrato), é possível preparar um chá de ervas na forma de infusão, deixa-se repousar na água quente por 10 minutos e posteriormente filtrar o líquido. Tome duas xícaras diariamente. Em casos leves de cistite, o alívio será imediato. Esta planta tem propriedade inflamatória e calmante.

Arando

arando

O suco de arandos (Vaccinium myrtillus L.) também conhecido como cranberry tem propriedades anti-inflamatórias e é útil para evitar a cistite recorrente assim como para combater os primeiros sintomas. O suco de é considerado eficaz no combate a infecções do trato urinário. Você deve tomar dois copos ao dia. Esta fruta, seca ou em extrato, pode ser encontrada em farmácias fitoterápicas.

Uva ursina

A uva ursina é uma planta medicinal arbustiva da qual se usam as folhas na preparação de remédios fitoterápicos para os casos de cistite e inflamação do trato urinário. A uva ursina pode ser utilizada para a preparação de infusões ou associado com outros remédios naturais, tais como extractos de arando.

Medronheiro

As folhas do medronheiro são utilizadas para a preparação de remédios à base de plantas para o caso de cistite. O medronheiro é considerado uma planta medicinal que pode substituir a uva ursina para tratar problemas no trato urinário. Das folhas frescas medronheiros obtém-se um tintura que deve ser tomada diariamente, sob orientação fitoterápica.

Erica

A erica ou urze é uma planta medicinal utilizada tradicionalmente para o tratamento de infecções do trato urinário. Seu uso é agora considerado seguro e eficaz, e pode ser substituída pelas folhas do medronheiro ou da uva ursina em preparações fitoterápicas. Tem propriedades adstringentes e calmantes, bem como diuréticas e antisséticas.

Cravo de defunto

calendula

O cravo de defunto é utilizado no tratamento de cistite por causa das suas propriedades antimicrobianas. Por esta razão, é muitas vezes combinada com malva em preparações fitoterápicas de modo a que os seus benefícios possam ser combinados com as propriedades inflamatória e calmante da malva. O cravo de defunto também pode ser combinado com o urze na preparação de chás medicinais. O mesmo uso tem a calêndula.

Equinácea

echinacea

Sabemos que a equinácea é uma planta medicinal adequada para a preparação de chás de ervas e outros remédios à base de plantas úteis para o fortalecimento do sistema imunológico e para a prevenção de gripes e resfriados. Acontece também ser adequada no caso de cistite, particularmente na preparação de infusões, em combinação com outras plantas medicinais, tal como a malva.

Bicarbonato de sódio

bicarbonato-de-sodio

O bicarbonato de sódio é considerado um remédio eficaz contra a cistite. É necessário dissolver uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água e beber de 4 a 5 vezes por dia para ter alívio dos sintomas da cistite.

É um remédio recomendado para aqueles que sofrem de problemas de pressão arterial alta ou coração, considerado útil para diminuir a acidez da urina e do estado de inflamação. Em lojas de produtos orgânicos que você pode comprar o mais puro de bicarbonato de sódio natural.

Pilosella officinarum

A pilosella é uma planta medicinal considerado particularmente adequada para os casos de cistite. É uma planta perene herbácea, que dá origem a uma flor parecida com um dente e reconhecida pelas suas folhas, que são peludas. Tem ação calmante e anti-inflamatória e é usado para chás medicinais.

Urtica dioica

A urtiga, assim como a malva, é considerada uma planta medicinal que pode dar um alívio imediato em caso de cistite leve. Ela também pode ser usada como um remédio preventivo em pessoas que sofrem de cistite recorrente.

A urtiga possui propriedades diuréticas e pode ser tomada em infusão de suas folhas secas. Duas colheres de chá de erva seca devem ser deixadas, por 10 minutos, em água quente. Tomar em seguida.

Talvez te interesse ler também:

CISTITE: QUAIS ALIMENTOS PREFERIR E QUAIS EVITAR

15 ALIMENTOS ANTI-INFLAMATÓRIOS

INFECÇÃO URINÁRIA: REMÉDIOS E TRATAMENTOS NATURAIS

BANHOS DE ERVAS: UMA GOSTOSA TRADIÇÃO, UMA TERAPÊUTICA BRASILEIRA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 3 comentários

  1. Amália CAMARGOS Ramalho
    Publicado em 26/02/2021 às 10:23 am [+]

    Bom dia, a minha irmã sofre com cistite há seis anos, já fez vários tratamentos, mas não cura, ela vive 24 hs com dores, é nem pode sair de casa, incontinência urinária! Me ajuda por favor!


  2. Daia Florios
    Publicado em 01/03/2021 às 9:01 am [+]

    Ai que chato isso. Se ela fez tratamento convencional, não seria o caso de consultar outro médico, talvez um médico com uma perspectiva mais holística (abrangente). O próprio SUS oferece alguns tratamento “alternativos”. Veja neste post:
    https://www.greenme.com.br/viver/saude-e-bem-estar/67743-as-novas-terapias-alternativas-oferecidas-pelo-sus-agora-sao-29/


  3. Daia Florios
    Publicado em 01/03/2021 às 4:17 pm [+]

    Amália, olha esse site que interessante também você dar uma olhada ou mostrar para tua irmã…
    Fala sobre ginecologia emocional. Achei bem legal! Segue o link
    http://ginecologiaemocional.org


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...