Xarope de mel – faça o seu e mande o resfriado embora


Quando muda a estação tem resfriado, na certa. Mas aqui vamos dar umas receitinhas de xaropes caseiros, muito fáceis de se fazer e bons para qualquer tosse.

Algumas frutas e ervas são especiais para driblar o mal estar dos resfriados, acalmar a tosse, reduzir o muco nos pulmões, acabar com a irritação de garganta, etc. Limão, tangerina, laranja, acerola, cenoura, abacaxi, agrião, alho, cebola, menta, alecrim, guaco, gengibre, cardamomo, canela e mel – essa é a base. Experimente.

Xarope é uma palavra árabe, “sharab” que quer dizer bebida ou poção. No xarope tem que ter muito açúcar, de qualquer tipo, para que se consiga viscosidade que lhe caracteriza e também a sua conservação (quando o açúcar está a mais de 85%). Isso os antigos sabiam bem, que o açúcar em altas concentrações conserva. Mas, você também pode fazer xarope com menos açúcar, segundo a Anvisa, com um mínimo de 45%.

Na verdade, quando a gente faz xarope, primeiro prepara um chá, ou tisana, das ervas que vai usar, extraindo dessas os seus óleos essenciais, os princípios ativos que farão a cura e, é este chá de ervas ao que se acrescenta o açúcar, para que fique gostoso, viscoso e conservado. Mas, você também pode fazer o xarope com mel, deixando os ingredientes que escolher macerarem no mel por um bom tempo.

Os princípios ativos serão incorporados ao mel, por osmose celular e pronto, você terá o seu xarope. Mas, só use produtos orgânicos e de boa procedência pois esta preparação não será fervida. Não ferver preserva muitas das vitaminas o que é positivo, e mantem o mel em sua qualidade curativa essencial. Escolha um mel de boa procedência, mel de verdade, sem misturas mas, saiba que, mesmo assim, a contaminação do mel de Apis mielifera com esporos de Clostridium botulinum é um fato no mundo todo, e que nem a pasteurização do mel elimina o risco, então, nunca dê mel de nenhum tipo a crianças pequenas pois, até um ano de idade as crianças não têm defesa contra o botulismo.

Leia mais aqui sobre essa questão do botulismo no mel de abelhas.

Vamos lá: muitas plantas são boas para se fazer xarope para resfriado, tosse, catarro. Cada planta tem suas aptidões curativas e você deve escolher as que lhe agradam mais. A lista pode ser imensa mas aqui vamos falar de algumas.

foto

Como se faz um xarope de mel?

É sempre do mesmo jeito. Tenha um pote de vidro com tampa esterilizada, escolha as frutas, ervas, condimentos que vai usar. Corte as frutas em fatias finas, rale o gengibre, pique as ervas que escolheu. Ponha tudo no vidro, amasse bem as partes vegetais para que as células se rompam, misture bem com o mel e deixe repousar.

O mel fará com que as frutas soltem seu suco, as ervas soltem seus óleos, por um processo osmótico, de troca da água das células. De 4 a 6 horas é quanto é necessário para que o xarope esteja feito. Mantenha o vidro tampado, em local fresco.

O xarope com mel pode durar de um a dois meses. Geralmente se recomenda tomar 1 a 2 colheres de sopa do xarope, a cada 3-4 horas mas, você também pode misturar essa dose numa xícara de água quente e tomar como chá.

Algumas boas misturas para o seu xarope caseiro são as seguintes composições:

  1. Limão, gengibre e mel
  2. Limão, menta e mel
  3. Cebola ralada, canela e mel
  4. Cenoura ralada e mel
  5. Abacaxi e mel
  6. Guaco, menta e mel
  7. Limão, alecrim e mel
  8. Laranja, cravo-da-índia e mel
  9. Tangerina, cardamomo e mel
  10. Acerola, guaco e mel
  11. Abacaxi, gengibre e mel
  12. Cebola, alho, canela e mel

A humanidade inventa seus remédios há milênios. Já se conhece, cientificamente, as razões que levam às escolhas desta ou daquela planta – os princípios ativos são detectáveis pela ciência moderna – então hoje já não se fala de curandeirismo quando resgatamos aqui receitas mais antigas do que as nossas avós.

Você não precisa ser dependente de uma farmácia pois, as plantas estão ao seu dispôr e a sabedoria milenar, também. Assuma seu processo de cura, esse depende muito mais da sua vontade, do conhecimento específico que você tenha do seu corpo, do que de qualquer outra coisa. Seja dono de você mesmo e seja feliz.

Melhoras nessa tosse chata, aí!

Talvez te interesse ler também:

O MEL, MARAVILHA DA NATUREZA E SEU USO NA CURA

REMÉDIOS CASEIROS À BASE DE MEL

CONHEÇA OS TIPOS E OS BENEFÍCIOS DO MEL




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...