Candidíase – Causas e Sintomas. Faça o teste em casa


Há basicamente três tipos diferentes de candidíase: a candidíase oral, vaginal e disseminada. Em termos gerais, a candidíase é causada quando o fungo Candida cresce pelo corpo sob determinadas circunstâncias.

Veremos quais as causas e sintomas, e também mostraremos como é possível que você faça o teste em casa para saber se tem candidíase.

Comumente, a candidíase afeta as unhas, a pele, a garganta, a boca, os órgãos genitais e também a corrente sanguínea. A candidíase oral (ou sapinho, como é popularmente conhecida) é geralmente percebida por apresentar áreas esbranquiçadas sobre a língua, céu da boca e outras áreas da gengiva e boca.

Assim também é a candidíase vaginal, tendo o diagnóstico um pouco mais difícil por poder envolver áreas internas da vagina.

Já a candidíase disseminada é quando o fungo se prolifera pelo sangue, mais comum em pacientes de UTI, como recém-nascidos ou pessoas que fizeram cirurgias.

CAUSAS DA CANDIDÍASE

Todos nós temos uma certa quantidade do fungo Candida em nosso corpo, por isso enquanto sob controle este fungo não causará nenhum problema ao nosso organismo. O desenvolvimento do fungo que causa candidíase pode ser desencadeado por diversos fatores diferentes, tais como:

  • Estresse
  • Alta ingestão de açúcar
  • Quimioterapia
  • Traumas psicológicos e emocionais
  • Diarreia
  • Ingestão de antibióticos
  • Infecções virais
  • Gravidez

Sob certas circunstâncias, os fatores acima podem ser agentes de causa da candidíase. Como exemplo, antibióticos de largo espectro que eliminam inclusive as bactérias saudáveis, criando um ambiente propício para que a candidíase se prolifere pelo corpo.

É importante notar que a candidíase também pode ser transmitida através da relação sexual. Isso acontece em geral no contato da boca com o órgão contaminado e vice-versa. Aqui também é importante frisar que um sistema imunológico fraco pode ser favorável para o desenvolvimento do fungo, daí a importância de manter uma dieta rica em vitaminas, em especial a vitamina D.

SINTOMAS DA CANDIDÍASE

A candidíase possui diversos sintomas diferentes que podem ser resultados da proliferação do fungo Candida. Além dos sintomas evidentes que podem ser facilmente observados ao menos no caso da candidíase oral, os sintomas mais comuns são:

  • Alergias, coceiras e sensibilidade em certos lugares da pele;
  • Intolerância e alergia a certos odores e perfumes;
  • Problemas digestivos, causando diarreia e constipação
  • Sintomas similares aos da gripe
  • Nervosismo e irritabilidade
  • Ansiedade e perda de memória
  • Feridas e manchas esbranquiçadas na região vulvar
  • Úlceras em casos mais extremos

Portanto, além dos sinais visíveis da candidíase oral e vaginal, a candidíase pode apresentar também os sintomas acima, e muitos outros. Em casos extremos, a candidíase pode trazer alterações de humor e sérios problemas de saúde.

ALIMENTOS RECOMENDADOS PARA TRATAMENTO DE CANDIDÍASE

antibioticos naturais

Para evitar o surgimento da candidíase, há alguns alimentos recomendados que servem como remédios caseiros. Dentre eles podemos citar o alho (por ser um antibiótico natural), os iogurtes por causa dos probióticos e o vinagre de maçã. É recomendado a ingestão destes alimentos nos tratamentos de candidíase para evitar que o fungo Candida possa aumentar e se proliferar pelo corpo.

Leia também: 10 ALIMENTOS E ERVAS QUE SÃO VERDADEIROS ANTIBIÓTICOS NATURAIS

ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS

A Candida tem como “alimento” principal o açúcar. Alimentos como pão de farinha de trigo branca, arroz, macarrão e biscoitos devem ser evitados por causa de seus altos índices glicêmicos, servindo como combustível para a proliferação de candidíase.

FAÇA O TESTE DE CANDIDÍASE EM CASA

Enquanto não for viável visitar um médico para obter o diagnóstico correto, é possível fazer o teste em casa para saber se você tem candidíase ou sinais que mostrem uma possível infecção. O teste é muito simples e deve ser feito em jejum:

  1. Pela manhã ao acordar, encha um copo com água em temperatura ambiente;
  2. Sem ter ingerido nada ainda, junte um pouco de saliva e cuspa-a no copo reservado com água;
  3. Observe a água a cada 15 minutos por uma hora;
  4. Caso você consiga visualizar pequenas linhas, cordas ou fibras que vão da superfície da água até o fundo do copo com cor esbranquiçada e fosca, então isso pode significar que você está com candidíase.

saliva glass test

Fonte: foodmatters.tv

RECOMENDAÇÕES GERAIS

É importante que assim que os sinais de um possível desenvolvimento de Candida (ou candidíase) estejam presentes, que um médico seja imediatamente consultado para indicar o tratamento mais adequado para cada caso.

Leia também:

REMÉDIOS CASEIROS PARA CANDIDÍASE QUE REALMENTE FUNCIONAM




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...