Dor de dente: 10 remédios naturais


Inquestionavelmente uma das piores dores que podemos sentir é a dor de dente. Ela tende a surgir nos momentos mais inapropriados, geralmente de madrugada ou mesmo em pleno feriado devido aos excessos alimentícios. Se por algum motivo não for possível ir imediatamente ao dentista assim que a dor surgir, o que é o mais aconselhado a se fazer, tente alguns remédios naturais que podem ajudar, e muito, a aliviar a dor de dente pelo menos até que você consiga visitar um dentista.

Alho

Poucos sabem, mas o alho é um excelente antibiótico natural e pode ajudar a aliviar ou mesmo fazer passar a dor de dente. Deve-se colocar o dente de alho com sal diretamente no dente em que está sentindo a dor, podendo ser o sal de cozinha ou mesmo o sal preto. Se preferir, pode também mastigar um ou dois dentes de alho. Aconselha-se a repetir este tratamento natural com o alho por alguns dias.

Cebola

Assim como o alho, a cebola pode ser mastigada para fazer a dor de dente passar. Por possuir propriedades antissépticas a cebola crua mastigada irá eliminar os germes do local e aliviará a dor.

Cravo (ou cravo-da-índia)

dor de dente_cravo india

O cravoda-india possui diversas propriedades terapêuticas, é antibactericida, anti-inflamatório, antioxidante naturais e também anestésico, por isso pode ser utilizado tranquilamente para combater a dor de dente. O melhor uso não será com o cravo inteiro na boca (embora em último caso possa ser mastigado para liberar suas propriedades), mas sim triturado e misturado com um pouco de óleo de oliva. Basta adicionar o composto sobre o dente e a dor passará em poucos minutos.

Água morna com sal para dor de dente

Talvez o mais simples dos medicamentos naturais (mas não menos eficiente), a água morna com sal combaterá as bactérias que causam a infecção e ajudará a amenizar a dor de dente. Basta fazer bochecho com este composto de um copo de água morna com meia colher de sal por mais ou menos 1 minuto algumas vezes ao dia (preferencialmente de hora em hora).

Assafétida

A assafétida é muito eficiente tanto para aliviar e fazer passar a dor de dente quanto para tratar possíveis casos de sangramento na gengiva. Para fazer este composto, adicione uma pitada de assafétida (ou meia colher de pó) a duas colheres de sopa de suco de limão levemente aquecido. Basta utilizar um cotonete ou pedacinho de algodão para aplicar o composto diretamente sobre o dente que o alívio será quase imediato.

Sal e pimenta

Sal misturado com pimenta em pó é um ótimo remédio natural para a dor de dente. A pimenta utilizada é em pó, e deve ser adicionado uma mesma quantidade de sal. Em seguida, coloque algumas gotas de água sobre a mistura até formar uma pasta que poderá ser passada diretamente sobre o local do dente em que se sente dor. Este remédio natural funciona pois tanto o sal quanto a pimenta possuem propriedades analgésicas, antibactericidas e anti-inflamatórias.

Extrato de Baunilha

dor de dente extrato de baunilha

fonte foto: instambulmoms.com

Além de ser muito eficiente para tratar a dor de dente, o extrato de baunilha é também um remédio com efeito calmante totalmente natural. É muito simples de aplicar, bastando um algodão (ou mesmo cotonete) com extrato de baunilha bem em cima da dor de dente. Pode ser necessário aplicar algumas vezes ao dia até conseguir aliviar a dor.

Folhas de goiabeira para dor de dente

A folha de goiabeira é outro remédio natural que possui muitas propriedades analgésicas, antibactericidas e anti-inflamatórias. Basta mastigar duas folhas recém colhidas até que o líquido extraído comece a fazer efeito.

Suco de wheatgrass (ou grama de trigo)

dor de dente_grama de trigo

Wheatgrass ou mesmo grama de trigo pode ser mastigada ou tomada como suco. Além de eliminar as toxinas da gengiva, a grama de trigo é naturalmente antibactericida. No caso do suco, basta fazer bochecho por cerca de 1 minuto.

Cubos de Gelo

Por ser capaz de entorpecer (anestesiar) as terminações nervosas, o gelo tem muita eficácia em aliviar as dores de dente. Neste caso não deve ser colocado gelo diretamente sobre o dente (que pode estar com o nervo exposto), mas sim enrolado em um lenço ou algodão sobre a bochecha ou rosto, próximo ao local do dente dolorido. Ainda com o gelo, há quem utilize a acupuntura para aliviar a dor de dente, neste caso basta esfregar uma pedrinha de gelo com o indicador e polegar por alguns momentos.

Lembrete

Por mais que os remédios caseiros acima sejam muito eficazes e comprovados, é importante consultar um dentista sempre que surgir uma dor de dente ou eventual sangramento na gengiva. Somente um dentista poderá resolver o problema indicando o melhor tratamento para cada caso em específico.

Talvez te interesse ler também:

COMO CLAREAR OS DENTES DE MODO EFICAZ E NATURAL

INFARTO: 20 SINTOMAS QUE NÃO DEVEMOS IGNORAR

GARGANTA INFLAMADA: 10 REMÉDIOS NATURAIS

Fonte:

http://www.top10homeremedies.com/home-remedies/home-remedies-for-toothache.html




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...