Garganta inflamada: 10 remédios naturais


Dor de garganta, garganta inflamada, placas na garganta…Males comuns que vira e mexe nos pega de surpresa. Recorrer aos antibióticos é o que a maioria das pessoas faz, mas seria melhor evitar esses medicamentos, seja por questões ambientais (bactérias super resistentes) seja pela própria saúde, visto que os remédios da farmácia sempre dão reações adversas. No caso dos antibióticos, a diarreia é uma das mais comuns.

Aqui escrevemos 5 receitas de remédios naturais para infecção de garganta que realmente funcionam. São receitas da vovó. Mas, como existem outras plantas também usadas para este fim, decidimos ampliar a lista para que você tenha mais opções antes de correr para a farmácia pedindo por um antibiótico.

Dica super útil

A garganta começou a doer? Não espere que a dor aumente acreditando que ela passará sozinha. Corra fazer os chás e outros remédios que ensinamos aqui para evitar que se formem placas na garganta e sua chance de ficar bem é altissima, quanto antes você se curar, ok?

1. Vinagre de maçã

vinagre maca

Com propriedades antibacterianas naturais, o vinagre de maçã pode ser usado colocando algumas gotinhas em uma bebida morna ou fazendo gargarejos misturando uma colher de café de vinagre em um copo d’agua a temperatura ambiente.

Leia também: OS BENEFÍCIOS DO VINAGRE DE MAÇÃ

2. Cravo e canela

foto

Use a canela, uma especiaria com benefícios comprovados pela ciência, para fazer um chá anti dor de garganta. Coloque um ou dois pauzinhos de canela em uma xícara de água e deixe em infusão por 10 minutos. Pode colocar um dente de cravo-da-índia que também é um poderoso antibacteriano.

3. Cebola

foto

A cebola é um poderoso remédio natural, um antibiótico e um antiinflamatório por natureza. Leve para ferver a casca da metade de uma cebola para cada xícara d’água. Filtre e deixe amornar. Se o sabor não for do agrado, adoce com uma colherzinha de mel.

4. Limão

foto

O limão também possui ação antibacteriana natural e pode ajudar a limpar e desinfetar a garganta. Beba o suco do limão misturado com água fresca, ou seja, uma limonada, para a garganta raspando. O limão, misturado com bicarbonato de sodio para fazer gargarejos pode ser mais eficaz em caso de inflamação mais avançada.

Leia também: ÁGUA, LIMÃO E BICARBONATO É UMA RECEITA REALMENTE EFICAZ CONTRA O CÂNCER?

5. Óleo essencial de eucalipto

foto

O óleo essencial de eucalipto é rico em eucaliptol, uma substância à qual foram atribuídas fortes propriedades germicidas. O uso pode se dar aspirando vapores d’água com o óleo. Coloque em uma panela com água fervendo na pia da cozinha ou do banheiro, com cuidado para não se queimar, 3 ou 4 gotas do óleo essencial de eucalipto e aspire o vapor com a ajuda de uma toalha na cabeça para que o vapor não se disperse. Um outro modo é colocar 1 ou 2 gotas do óleo e dilui-las em água para fazer gargarejos duas vezes por dia.

O óleo essencial de eucalipto pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou on line. Algumas pessoas podem ser alérgicas porém ao eucalipto. Se não tiver a certeza de não ser alérgico, use outras opções.

6. Sálvia

foto

A sálvia além de ser um ótimo condimento na cozinha é uma planta à qual são atribuídas propriedades antibacterianas naturais. Com as folhas de sálvia secas pode-se preparar uma infusão para ser bebida duas ou três vezes por dia. Use 2 colheres de chá de sálvia para cada xícara d’água. O chá de sálvia em temperatura ambiente também pode ser usado para se fazer gargarejos.

7. Tomilho

foto

Também ajuda a acalmar a dor de forma eficiente. Use uma colher de sopa de tomilho em uma xícara de água, espere esfriar e faça gargarejos.

8. Camomila

foto

Além de suas propriedades antiespasmódicas que ajudam a relaxar os músculos tensos de dor, a camomila também é anti-inflamatória. Faça um tradicional chá de camomila para acalmar a dor de garganta.

9. Romã

foto

Use um romã para 1,5 l de água. Corte-a ao meio e leve-a para ferver por 15 minutos. Deixe em infusão até que amorne e faça gargarejos 3 x ao dia.

10. Alcaçuz

foto

Use a raiz de alcaçuz, planta muito conhecida por suas propriedades medicinais, para curar afecções da garganta e inflamações bucais em geral. Coloque 2 colheres de sopa de raiz moída para cada litro de água e deixe ferver por 10 minutos. Beba o chá 3 x ao dia ou use o chá para fazer bochechos e gargarejos. Não é indicado para pessoas que sofrem de hipertensão.

Talvez te interesse ler também:

ALCAÇUZ, RAIZ DOCE QUE CURA DE ANSIEDADE A PROBLEMAS DE MENOPAUSA

CONHEÇA 10 REMÉDIOS NATURAIS PARA HEMORROIDAS

REMÉDIOS CASEIROS PARA ELIMINAR GASES ESTOMACAIS E INTESTINAIS

INFECÇÃO URINÁRIA: REMÉDIOS E TRATAMENTOS NATURAIS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...