A receita do suco que Emagrece → Coco, Abacaxi e Gengibre


Cada um dos ingredientes desta receita tem propriedades muito interessantes para a nossa saúde. A mistura básica – que você poderá incrementar a seu gosto – tem propriedades conjuntas que são muito eficientes na eliminação dos líquidos que acumulamos quando nosso organismo está metabolicamente desequilibrado.

Coco, abacaxi e gengibre são alimentos com capacidade de acelerar nossos processos metabólicos, melhorar as funções renais e hepáticas, combater a retenção de líquidos, desintoxicar nosso organismo e, como consequência, pode nos ajudar até a perder peso.

Claro que não é milagre! Acontece que estes 3 ingredientes são potencialmente anti-inflamatórios e é essa a sua função milagrosa, no caso.

O coco

Cocos nucifera, o coco é uma palmeira tropical cuja fruta, rica em água de qualidade semelhante ao plasma sanguíneo, é rica em gorduras de excelente qualidade para a alimentação humana.

Óleo de coco: extraordinários usos e benefícios para a imunidade e muito mais

O coco durante muitos séculos foi usado como base alimentar – existem populações inteiras que fazem dele o seu alimento principal, bebem sua água, cozinham com seu óleo e manteiga e são muito mais saudáveis do que nós, ocidentais, que usamos óleos industrializados hidrogenados de origem vegetal.

Leia também: Receita para fazer óleo de coco em casa

Muitas controvérsias foram levantadas sobre o coco e seus derivados mas, em resumo, a discussão visa garantir a preservação do mercado para os óleos vegetais – canolo, milho, arroz, soja, algodão – desenvolvidos a partir da Segunda Guerra Mundial pela indústria alimentar estadunidense em resultado do bloqueio do coco pelo Japão mas, esta é uma história que contarei em outro artigo.

A questão é que, quando a gente consome a gordura do coco, ou seu óleo, o metabolismo fica mais ativo por conta da ação anti-inflamatória do coco no nosso organismo. Desinflamando, perderemos peso se o tivermos em excesso.

Veja também: Leite de coco: tantas propriedades e usos

Outra benesse do óleo de coco é a melhoria no sistema imunológico, cardíaco, tireóide e na pele.

O abacaxi

O abacaxi, Ananas comosus, é uma fruta ácida, muito digestiva e desintoxicante, com elevado teor de uma enzima bastante importante para a nossa saúde hepática e a metabolização das proteínas e das gorduras pelo intestino, a bromelina.

Leia mais: Abacaxi é bom para a digestão, e não só

Também tem ação diurética e desintoxicante e, como é rico em fibras e açúcares, nos ajuda a sentir maior saciedade nos picos de fome entre as refeições.

O gengibre

O gengibre, Zingiber officinale, é uma raiz muito usada em chás, como tempero ou para o preparo de bebidas, pelo seu sabor refrescante e picante que facilita a digestão.

Suco de gengibre – uma receita refrescante e saudável

No entanto, o gengibre é fundamentalmente medicinal com propriedades desintoxicantes e diuréticas, agindo na ativação do nosso metabolismo e na melhora do sistema imunológico

Veja também: Gengibre: propriedades medicinais comprovadas

A receita do Suco que Emagrece é assim:

Ingredientes

  • Metade de um coco (pode usar a polpa congelada, o coco ralado ou o leite de coco – se usar o leite, reduza a mesma quantidade na água)
  • Meio abacaxi maduro picado
  • Um pedaço de gengibre ralado (o tamanho você decide mas, no mínimo, um “teco” de 2 cm é bom)
  • 1 litro de água

Modo de Preparação

  1. Bata no liquidificador a polpa de coco (o coco picado, ralado) com água quente por alguns minutos.
  2. Junte o abacaxi e o gengibre e bata até que a mistura fique homogênea
  3. Esse suco você poderá coar e resfriar no congelador para tomar ou
  4. Também poderá tomar sem coar, aproveitando melhor as fibras que as frutas contêm.
  5. Não é preciso adoçar
  6. Fica uma delícia com folhas frescas de hortelã

Como tomar

Você vai preparar 1 litro de suco por dia.

  • Tome dois copos em jejum, meia hora antes do café da manhã
  • Tome um copo no meio da manhã e outro, no meio da tarde
  • Não se deve tomar este suco, ou qualquer outro, junto com as principais refeições para não prejudicar as funções digestivas

Mas, você poderá tomar essa bebida somente durante 1 a 2 semanas seguidas pois, o corpo se habitua se o uso é prolongado reduzindo o efeito esperado.

Em contrapartida, poderá fazer essa sequência algumas vezes durante o ano. A recomendação é de que, para uma dieta de emagrecimento ou controle de peso, você precisará acompanhar o suco de uma alimentação bem equilibrada, assunto que já tratamos em outros artigos.

Você também irá gostar de ler:

Abacaxi é planta fácil de se cultivar, no chão ou em vaso

Quais são os efeitos da ingestão diária de gengibre? (infográfico)

Como plantar gengibre e ter sempre em casa esse remédio natural




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...