Suco de gengibre - uma receita refrescante e saudável

  • atualizado: 
suco de gengibre receita

Volta e meia a gente fala no gengibre - é gengibre na salada, no chá, no suco - já que está é uma raiz super amiga do nosso sistema imunológico. Hoje veremos aqui como preparar o suco de gengibre.

O gengibre e seus benefícios

Os benefícios do suco fresco de gengibre são imensos e mais poderosos, inclusive, do que aqueles que estão no chá ou na água de gengibre, receitas de que já falamos em outros artigos no Greenme.

Isso porque, como o gengibre para suco não sofre ação do fogo e nem se oxida (é fazer e tomar) você terá todas as vitaminas disponíveis na sua melhor forma e, principalmente, uma grande quantidade de vitamina C.

setaLeia também: GENGIBRE: PROPRIEDADES MEDICINAIS COMPROVADAS

Outra informação interessante é a de que o gengibre fresco, em suco, quando misturado a sucos puros de frutas e verduras, tem a capacidade de potencializar os benefícios dos outros ingredientes adicionando-lhes o sabor picante tão especial dessa raiz.

QUAIS SÃO OS EFEITOS DA INGESTÃO DIÁRIA DE GENGIBRE? (INFOGRÁFICO)

gengibre infográfico

Nutrientes que você terá, em maior quantidade, no suco puro de gengibre fresco:

  • potássio
  • vitamina B3
  • fósforo
  • vitamina C

Na saúde, o suco fresco de gengibre, com seu elevado teor em gingerol - poderoso antiinflamatório - beneficia os casos de:

  • artrite
  • osteoporose

Como fazer suco de gengibre fresco

Você vai precisar de gengibre fresco (uns 250 gr), lavado e sem casca, que será ralado e espremido para tirar o suco puro.

Poderá ser ralado no processador, ou no ralador manual, e todo o material resultante, colocado em um saco de pano fino que será apertado até que saia todo líquido.

Leia também: setaGENGIBRE E LIMÃO: O QUE ACONTECE AO CORPO SE CONSUMIRMOS OS DOIS JUNTOS TODOS OS DIAS?

Só que esse suco puro de gengibre tem um sabor demasiadamente forte para que se possa engolir sem misturas então, para diluir sem perder os benefícios, a recomendação é de que se misturem, 1 a 2 colheres de sopa do suco puro de gengibre em um copo de suco de maçã, cenoura ou outro do seu agrado.

Esta receita está no site La Vida Lucida, em detalhe.

A massa do gengibre espremido poderá ser ainda usada para preparar o chá de gengibre ou integrar a massa de biscoitos, ou mesmo poderá ser seca para uso posterior pois, sempre mantém, mesmo espremida e seca, uma certa quantidade de princípio ativo benéfica para o consumo.

Outra maneira de se guardar esse resíduo é congelando em pequenas porções que depois você poderá usar para preparar um chá de gengibre - esta é uma opção para evitar a contaminação com fungos, caso o processo de secagem não seja adequado.

Leia mais sobre o gengibre e seus benefícios:

seta10 RECEITAS DE CHÁ DE GENGIBRE: QUENTE E GELADO

setaSUCO DE ABACAXI COM GENGIBRE PARA EMAGRECER

setaCOMO PLANTAR GENGIBRE E TER SEMPRE EM CASA ESSE REMÉDIO NATURAL