SAL DE ERVAS: Um Substituto Saudável Para o Sal Comum. RECEITA


O sal é necessário só que, quando em excesso, faz um mal danado. Então, um bom jeito de você temperar seus cozinhados é misturar o sal com uma quantidade de ervas ou especiarias. A receita à seguir tem a vantagem de juntar os benefícios do alecrim, do orégano e do manjericão.

Como você sabe, e bem, as ervas e especiarias têm suas propriedades específicas que são boas para nosso organismo, fora o valor de condimentar, temperar, o que vamos levar à mesa, valor esse muito interessante para o processo digestivo.

Você vai precisar de sal (prefira um que seja orgânico, marinho, quanto menos seco melhor é pois conterá também magnésio, que é fundamental) e ervas secas – hoje vamos usar alecrim, manjericão e orégano mas, claro, você poderá fazer seu sal de ervas com outras combinações (tomilho, estragão e cúrcuma ou gengibre, pimenta caiena e canela, enfim, criatividade a mil).

Sal que não é seco?

Sim, o sal é naturalmente higroscópico porque tem, em sua composição original, uma importante quantidade de cloreto de magnésio – lembra para que serve? CLORETO DE MAGNÉSIO, SAL CURADOR PARA AS PESSOAS DE MEIA IDADE

Então, escolha um sal que não seja refinadíssimo e ao qual não tenham retirado justamente o cloreto de magnésio que é tão importante. Mas, claro, sal não refinado empedra, não sai do saleiro, entope os buraquinho, é mais difícil de se manter porém, é muito mais saudável.

Eu gosto mais de sal marinho, não refinado mas, é preciso conhecer a procedência pois, todo sal (de mar, de pedra) possui traços, mais ou menos importantes, dos minerais que o solo contêm e isso, pois, nem sempre é bom para nosso organismo. Gosto mesmo é do sal de Aveiro que é comparável, em qualidade, ao nosso sal de Mossoró.

Não aconselho o uso do chamado Sal do Himalaia (sim, sei que tem mais de 80 minerais interessantes mas, também tem uma quantidade enorme de flúor e minerais radioativos, próprios do solo do Paquistão, de onde este sal, verdadeiramente, vem, que não interessam engolir. Ademais, sal do himalaia é caro e carregado de sílica. É bom para banho, não é para comer, ok?)

Alecrim

alecrim

Alecrim é usado para temperar tudo o que você goste, de saladas a cozinhados, pratos assados ou mesmo crus ficam deliciosos com alecrim. Além disso, alecrim é um bom estimulante – da memória, das funções cardíacas e do bom ânimo – sendo também boa ajuda no equilíbrio dos processos digestivos.

ALECRIM → AS PROPRIEDADES CURATIVAS QUE ALIMENTAM O CÉREBRO

Manjericão

manjericão

Manjericão é erva santa, uma folhinha por dia te garante saúde, diz o povo, e tem razão. Manjericão é rico em magnésio e, só por isso já vale a pena acrescentar aos alimentos diários.

MANJERICÃO: USOS, BENEFÍCIOS E COMO CULTIVAR

Orégano

oregano

Orégano é um dos maiores antissépticos que existem para além de ter uma função positiva na manutenção do equilíbrio digestivo e das funções intestinais.

ORÉGANO É BOM PARA QUÊ? 8 USOS PARA PROBLEMAS COMUNS

E, lá vai a receita

Use uma balança de medidas para manter as proporções e não extrapolar a quantidade do sal que é, justamente, o que temos de controlar. Como base, caso você não tenha balança, use uma colher de sopa cheiona para as ervas e meia colher de sopa, rasinha, para o sal que escolheu.

Não é fundamental que você use ervas desidratadas – também se pode usar ervas frescas mas, aí você deverá duplicar as medidas de ervas e o seu tempero final ficará mais pastoso e deverá ser conservado na geladeira, ok?

20 gramas de alecrim desidratado

20 gramas de manjericão desidratado

20 gramas de orégano desidratado

10 gramas de sal marinho

Bata tudo junto, bem batido, no liquidificador. Guarde em pote de vidro bem fechado.

Como usar o sal de ervas

Use ao gosto, na mesma quantidade em que você usaria o sal comum. Vai uma colherada no feijão, outra no arroz.

Para temperar peixes, misture uma colherada do sal de ervas com azeite e passe pela peça que irá ao forno.

Fica uma delícia sobre batatas cozidas e no omelete, bem batido com o resto dos ingredientes.

O sal de ervas é vantagem pois vai reduzir, em muito, a sua ingestão de sódio, sem reduzir o sabor dos alimentos preparados.

Especialmente indicado para você:

18 PLANTAS QUE VÃO TE AJUDAR A REPELIR OS INSETOS DA CASA E PRAGAS DO JARDIM

ÓLEO DE ORÉGANO: TODOS OS USOS PARA CUIDAR DE SI. VEJA COMO USÁ-LO

ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...