Cardamomo nas receitas: como usar?

receitas-cardamomo

O cardamomo é uma semente de uma planta da família do gengibre. Ele nasce dentro de uma cápsula de cor verde e tem muitas propriedades medicinais, como melhorar a digestão e a assimilação de nutrientes, ajudar a combater problemas estomacais: dores, gastrite, acidez, além de ser usado na higiene dental para combater e prevenir o mau hálito. Mas vamos aprender como usar essa especiaria na culinária

O site Aromas e Sabores conta que, na Índia, o cardomomo é mastigado após as refeições para branquear os dentes e refrescar o hálito. Ele ainda aromatiza pratos salgados, doces e até bebidas, como café e chá. Na Escandinávia, ele é usado na confeitaria como aromatizador de bolos, tortas e biscoitos.

O sabor cai muito bem na preparação de arroz, estufados de verduras, leites, iogurtes e sobremesas.

O cardomomo pode ser usado inteiro ou moído, com ou sem casca, mas, se estiver com casca, deve ser amassado para apurar mais o sabor. A casca não é comestível. 

Confira esta receita de batata doce com cardomomo ao forno do Petit Chef:

Batata-doce ao forno com cardamomo

 

Ingredientes:

batata doce

gotas de limão

flor de sal

cardomomo

folhas de hortelã

tomilho

azeite

Modo de preparo:

Corte a batata doce em rodelas e coloque-as em uma travessa. Esprema o limão sobre as rodelas, polvilhe flor de sal e cardomomo. Coloque sobre elas folhas de hortelã e o tomilho. Regue com um fio de azeite e leva ao forno por cerca de 20 minutos em forno médio.

Receita de arroz com cardomomo

Para dar um toque diferente ao arroz nosso de cada dia, que tal a receita do vídeo abaixo? O preparo do arroz é praticamente o mesmo de como já o fazemos, mas acrescentado a especiaria, o sabor e o aroma são acentuados. 

Chás com cardamomo

 
cardamomo cha leite

Você ainda pode usar o cardomomo no preparo de chás. O seu sabor combina com os mais variados tipos: chá-verde, de laranja, de gengibre, de cravo, de anis, de canela, de camomila... 

O cardomomo, como vimos, é uma especiaria versátil. Use-o no preparo dos seus pratos e bebidas e acentue o sabor deles.

Especialmente indicado para você:

setaERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ

seta5 ESPECIARIAS ANTICÂNCER