Receitas com batata-doce: saudáveis, fáceis de fazer e super gostosas


A batata-doce é muito saudável e saborosa. Por isso, você não pode deixar de incluí-la no seu cardápio. Há várias receitas deliciosas que você pode usar com a batata-doce e que o GreenMe vai ensinar para você.

Mas antes, vamos conhecer os benefícios desse tubérculo para a nossa saúde.

{index}

Benefícios da Batata-Doce

A batata-doce é rica em vitaminas C e B, zinco, ferro, minerais, antioxidantes, polifenois e carotenos.

Ela ajuda a reduzir a taxa de glicemia nos casos de diabetes tipo 2, a proteger o trato gastrointestinal, a estimular o sistema imunológico e a proteger contra o envelhecimento e a destruição celular.

É a queridinha do pessoal fitness porque ajuda na constituição muscular e tem baixo índice glicêmico. Leia mais no link abaixo:

Receitas

Vamos aproveitar todos esses benefícios com as sugestões de receitas que escolhemos para você.

São receitas fáceis, gostosa e saudáveis. Confira!.

Creme de batata-doce

creme batata doce

Ingredientes

1 dente de alho alho pequeno, picado bem fininho ou amassado

500g de cenoura

1kg de batata doce

Sal a gosto

30g de azeite

Salsa

Modo de preparo

Doure o alho em um fio de azeite de oliva. Descasque os legumes, corte-os e coloque-os para cozinhar. Acrescente o sal e deixe cozinhar durante aproximadamente 20 minutos. Depois triture tudo com um mixer e adicione o azeite cru e salsinha picada antes de servir.

Purê de batata-doce

purè batata doce

Ingredientes

1kg de batata-doce

Leite (ou bebida de soja, se preferir)

Modo de preparo

Descasque a batata-doce e corte-as em rodelas. Leve-as para cozinhar em uma panela com pouca água em fogo baixo ou no microondas, até que fiquem cozidas. Bata a batata-doce cozida no mixer, adicione o leite ou a bebida de soja e mexa bem. Pronto!

Palitos de batata-doce ao forno

palitos de batata doce no forno

Podem ser comidos como aperitivo ou acompanhamento.

Ingredientes

1kg de batata-doce

2 c. de sopa de azeite

¼ de c. de chá de flor de sal

3 c. de sopa de queijo parmesão ralado

2 c. de sopa de salsa picada

1 dente de alho picado sem a parte do meio

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 230º. Lave e seque bem as batatas-doces. Sem retirar a casca, corte-as em fatias em comprimento, com cerca de 1 cm de largura. Depois corte cada fatia em palitos.

Coloque as batatas num tabuleiro forrado com uma folha de papel vegetal e espalhe o azeite e o sal. Leve ao forno e deixe assar durante (aproximadamente) 20 a 25 minutos e vá mexendo para as batatas não grudarem. Devem ficar macias e com as pontas amarronzadas.

Numa tigela grande, misture o parmesão, a salsa e o alho. Junte as batatas-doces assadas e misture novamente. Sirva de imediato.

Batata-doce assada

Batata-doce assada

Ingredientes

1kg de batata-doce cortada em cubos de 4cm

Sal e pimenta a gosto

4 c. de sopa de óleo

1 c. de sopa de manteiga

1 c. de chá de gengibre em pó

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 200º C.

Cozinhe os cubos de batata-doce em água com sal durante uns 7 minutos, até que comecem a ficar macios. Escorra bem.

Depois, aqueça o óleo e a manteiga numa assadeira em fogo brando durante uns 2 minutos, até que comecem a ficar dourados.

Retire a assadeira do fogo, adicione cuidadosamente os cubos de batata-doce e polvilhe-os com o gengibre em pó, sal e pimenta a gosto.

Asse no forno pré-aquecido durante 45 a 60 minutos, virando os cubos de batata-doce de vez em quando, até que fiquem dourados.

Nhoque de batata-doce com pesto de rúcula

nhoque de batata doce com pesto de rúcula

Ingredientes

Para o nhoque

800g de batatas-doces

1 c. de sopa de manteiga

1 c. de café de sal fino

1 c. de café de noz-moscada moída

Pimenta moída a gosto

120g de farinha de milho e 1 c. de sopa (adicional, para polvilhar a bancada de preparo)

Para o pesto

100g rúcula

1 dente de alho

20g de miolo de amêndoa

8 c. de sopa de azeite

1 c. de chá de sal

40g de parmesão ralado

1 c. de sopa de sal (para cozinhar os gnocchi)

Modo de preparo

Comece por descascar as batatas-doces, corte-as em pedaços e cozinhe-as ao vapor até estarem macias. Depois de cozidas esmague-as, junte a manteiga, o sal, a noz-moscada, a pimenta e amasse com uma colher de pau. Pouco a pouco, adicione a farinha, continuando a amassar até obter uma massa homogênea. Forme uma bola, tape com um pano e deixe repousar.

Enquanto isso, faça o pesto de rúcula. Coloque as folhas de rúcula no liquidificador ou processador, junte o dente de alho e a amêndoa e triture. Adicione o azeite e o sal e volte a triturar. Envolva o queijo, mexa bem e reserve.

Em seguida, retire porções de massa do tamanho de uma noz, coloque-as numa bancada salpicada com a farinha e pressione cada porção com a ponta de um garfo, de modo que as marcas fiquem visíveis.

Leve ao fogo uma panela com bastante água temperada com o sal. Quando ferver, acrescente um quarto dos nhoques e deixe cozinhar até virem à superfície. Retire com uma escumadeira e coloque-os dentro do recipiente de servir, juntamente com um pouco do pesto, envolvendo tudo delicadamente. Quando tiver cozinhado e preparado todos os nhoques, sirva de imediato.

Bolo de batata-doce no liquidificador

Essa receita da Chef Susan Martha é de um bolo fit com sementes de chia. Fácil de fazer, feito inteiramente no liquidificador, sem glúten e sem lactose. Confira:

Bombom de chocolate e batata-doce

Ingredientes

Além da batata-doce, esta receita leva: açúcar mascavo, cacau em pó, canela em pó e alguns confeitos para enrolar os bombons. Confira tudo no vídeo do Canal Presunto Vegetariano:

Hambúrguer de batata-doce

Ingredientes

O ingrediente principal, claro, é a batata-doce. Mass esse hambúrguer é também fitness porque leva outro ingrediente super proteico: a quinoa; além de cebolinha e salsinha para temperar, cebola e pimentão picado para dar cor e sabor. Confira tudo no vídeo abaixo do Canal da Lucilia Diniz:

Panqueca de batata-doce

Somente dois ingredientes: batata-doce e ovo. Super fácil de fazer, ideal para quem não pode comer glúten. Confira a receita no vídeo abaixo do Canal da Cozinha da Marinoca.

Brigadeiro de batata-doce

A Gabriela Zamboni ensina nesse vídeo a fazer um brigadeiro fit, sem leite condenado. A receita leva além da batata-doce cozida, manteiga, açúcar e chocolate meio amargo. Bom demais!

E com estas receitas vai ter batata-doce pra semana inteira, com muita saúde e sabor para você!

Talvez te interesse ler também:

10 RECEITAS DE BATATA RECHEADA AO FORNO

BATATA GRATINADA: 3 RECEITAS PARA FAZÊ-LAS PERFEITAS E CROCANTES

RECEITA DE NHOQUE DE BATATA DA TIA ITALIANA

LASANHAS VEGETARIANAS: 5 RECEITAS DELICIOSAS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...