Abacate na cozinha – vários usos, não só como fruta


Você já conhece tudo de bom que tem no abacate, eu sei pois, com certeza já leu nossos artigos anteriores. Mas, como no Brasil a gente costuma só comer abacate na colher, como fruta, vou te dar aqui algumas dicas de usos de outros lados para facilitar a inclusão dessa fruta tão nossa na rotina alimentar diária. Vamos lá às receitas:

1) Abacate pode ser, e bem, usado como manteira

Barrar o pão, a bolacha, a torrada, com abacate fica uma delícia. Pode ser assim, puro mesmo, ou cortado em fatia fininha (que é para não ultrapassar aquele limite das 100 g de abacate ao dia) ou, pode ser batendo o abacate com o creme com algum temperinho como salsinha, cebolinha, tomate cortadinho. Enfim, a criatividade a mil vai te ajudar a ter sempre manteiga de abacate para o café da manhã, o lanche e até o jantarzinho leve. E com a vantagem, enorme, de que a manteiga do abacate é muito mais saudável do que qualquer das outras conhecidas (manteiga, cremes, margarina então, nem se fale).

foto

Salada de abacate

2) Salada de abacate não é nosso costume, mas é bom demais também

Pegue um abacatão, daqueles bonitos, cremosos só de olhar, abra ao meio, tire o caroço (e guarde para fazer tratamentos de beleza ou até comer raladinho temperado só com limão e sal, é muito bom). Corte o abacate em fatias grossas e estas, em cubinhos – ou se preferir, em fatias fininhas, tipo meia lua, que também vão combinar bem com os outros ingredientes. Junte suas folhas preferidas – alface, rúcula, radiche, azeitonas, milho, cenoura, abobrinha – cortadinhas em cubinhos fica melhor. Tempere com azeite de oliva e suco de limão ou laranja, fica divino.

3) O guacamole é uma salada que vem da América Central

O guacamole tradicional que eu conheço leva o abacate esmagado com garfo, misturado com suco de limão, sal e pimenta, alho e cebola picados e, com certeza, a pimenta malagueta, ou cayena, como for do seu gosto. Ponha esse creme já temperado e misturado, numa tigela forrada de folhas de alface inteiras (quem gosta poderá retirar sua porção de guacamole recolhendo uma folha de alface, como uma trouxa) e enfeite com fatias de ovo cozido, duro.

foto

Abacate recheado com legumes crus

4) Abacate recheado com legumes crus

Abra as metades de abacate, ou do avocado, que é menor em tamanho mas igualmente rico, tire (e guarde) os caroços. Retire um pouco do abacate agrandando o buraco do meio. Misture este com abobrinha crua cortada fininha, tomate em cubinhos pequenos, azeitona picadas, croutons e nozes, ou como preferir, e volte o creme à metade do abacate. Tempere com azeite de oliva e sal. Ponto. Já está uma delícia. Prove.

foto

Sopa fria de legumes com abacate

5) Sopa fria de abacate é ideal para as noites de verão

Tenha pronto um bom caldo de legumes feito do jeito que você mais gosta, porém sem nenhuma gordura. Deixe esfriar e sirva com pedaços de abacate, temperado com azeite de oliva, sal, cominho ou sementes de erva-doce, e croutons. Veja bem, você também pode fazer um creme batendo um copo do caldo de legumes com um abacate (nessa proporção), e depois enfeitar a seu gosto. De qualquer maneira esta receita é de deixar qualquer um com água na boca e, satisfeito.

Talvez te interesse ler também:

GUACAMOLE: A RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES

3 RECEITAS DE SALADAS DIFERENTES

GAZPACHO: A RECEITA ORIGINAL E OUTRAS 10 VARIANTES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...