10 receitas de batata recheada ao forno

receitas de batata recheada ao forno

As batatas cozidas ou as batatas assadas recheadas, são uma receita típica da tradição anglo-saxônica. A preparação da receita base diminuiu com a utilização de ingredientes diferentes de um país para outro. Segundo a tradição, as batatas devem ser cozidas no forno a lenha ou na brasa com sal e manteiga. Veja tudo a seguir.

Receita base

A preparação básica das batatas consiste em lavá-las e escová-las bem para serem cozidas com as cascas. Dê umas garfadas nelas, para fazer buraquinhos, e as cozinhe a 180 ° C por cerca de 45-60 minutos, até que estejam bem macias por dentro (verifique com um palito). Elas podem ser preparadas com ou sem alumínio. Para substituir a folha de alumínio você pode usar o papel manteiga. Depois de pronta, deixe amornar, corte-as ao meio e escave ligeiramente seu interior para poder rechear bem. Finalmente, esquente-a antes de servir, em uma frigideira tampada ou ao forno.

patata forno

1. Batatas recheadas com milho e feijão

Podemos preparar as batatas cozidas de mil maneiras, conforme os nossos gostos. Para obter um recheio leve e substancioso para suas batatas recheadas, prepare um molho feito com feijão preto cozido, grãos de milho e folhas de salada. Tempere-as com uma pitada de pimenta e cebolinha picada. Para enriquecer ainda mais você pode adicionar alguns pedacinhos de cebola. É uma refeição completa e original, à moda brasileira do mundo!

patate ripiene 7

fonte foto: foodsniffr.com

2. Batatas recheadas à grega

Existem muitas variações de batatas recheadas gregas, que levam o iogurte e o queijo grego, feta, típicos. Para preparar o recheio, você pode combinar fatias de azeitonas pretas, tomate e molho de tomate, bem como ervas, como orégano e cebolinha.

patate_ripiene

fonte foto: 101recept.net

3. Batatas cozidas vegan

Para preparar as batatas em versão vegan pode substituir o creme de leite ou iogurte grego por creme de leite vegetal ou tofu batido no liquidificador. Tempere suas batatas com cebolinha e azeite de oliva, sal e pimenta. Dê um toque especial com azeitonas, cogumelos e farinha de rosca.

baked_potatoes

fonte foto: namelymarley.com

4. Batatas recheadas com abacate

Para dar um toque exótico e original às suas batatas recheadas, você pode optar por recheá-las com abacate. A receita grega de mini batatas recheadas com abacate leva queijo feta para completar o recheio, corações de alcachofras, azeitonas pretas e tirinhas de aipo. Você pode bater o feta com um fio de azeite para criar um recheio fresco e cremoso.

patate ripiene 4

fonte foto: tasteofhome.com

5. Batatas recheadas irlandesas

Se tiver a sorte de fazer uma viagem para a Irlanda experimente a bata recheada ao cheddar. Em casa copie a receita irlandesa misturando este tipo de queijo à parte cavada da batata juntando pedacinhos de cebola.

baked_potatoes

fonte foto: leitesculinaria.com

6. Batatas cozidas com cebolinha

Nos Estados Unidos, o recheio de batatas assadas leva creme de leite e cebolinha. Para rechear 4 batatas cozidas, você vai precisar de 280 ml de creme de leite fresco, 80 gramas de cebolinha fresca, sal e pimenta a gosto e uma pitada de nós mostarda em pó. Depois de cozinhar as batatas ao forno, dividi-las em duas partes e cavá-las um pouco, preencha-as com o creme de leite que você temperou com a cebolinha e os demais ingredientes. Uma versão mais light é substituir o creme de leite com o iogurte grego.

baked_potatoes

fonte foto: foodnetwork.com

7. Batatas recheadas ao pesto

Depois de cozida e cortada pela metade, cave um pouco as batatas, misture a parte cavada com pesto de manjericão, adicione, sal, pimenta, mussarela ou outro queijo que preferir.

patate_ripiene

fonte foto: inerikaskitchen.com

8. Batatas cozidas com cenouras

Para dar um toque de cor no recheio das batatas, você pode usar cenouras. Prepare um purê de cenouras cozidas para misturar ao creme de leite, iogurte grego ou creme vegetal. Tempere com ervas e decore suas batatas assadas com cenouras cortadas em palitinhos finos.

baked_potatoes

fonte foto: thetolerantvegan.com

9. Batatas recheadas ao curry

Entre as muitas variantes para preparar batatas assadas recheadas, não perca uma receita que chama os sabores da Índia. Neste caso, para o recheio, você pode usar ervilhas, cenouras em cubos e fatias finas de cebola. Tempere a gosto com os temperos típicos da tradição indiana, tais como gengibre, açafrão, cominho, coentro e mostarda e curry.

patate ripiene 9

fonte foto: joanne-eatswellwithothers.com

10. Batatas recheadas com feijão e espinafre

Você pode preparar as suas batatas cozidas tanto com as batatas clássicas como com a batata doce. Para obter um recheio rico de sabor e muito gostoso, refogue feijão branco já cozido com folhas de espinafre, repolho ou couve. Complete o condimento com azeite de oliva e pedacinhos de pimenta, se você gostar de comida picante.

patate ripiene 10

fonte foto: thekitchn.com

Leia também:

15 RECEITAS VEGANAS: DA ENTRADA À SOBREMESA

setaBATATA GRATINADA: 3 RECEITAS PARA FAZÊ-LAS PERFEITAS E CROCANTES

setaLASANHAS VEGETARIANAS: 5 RECEITAS DELICIOSAS

seta5 RECEITAS DE HAMBÚRGUER VEGETAL

Fonte foto capa: fiestafarms.ca