A orquídea purifica o ar da casa, ajuda a acalmar os nervos e alivia dores de cabeça


Em casa ou no escritório, as orquídeas dão um toque de beleza ao ambiente e trazem inúmeros benefícios, fazendo-nos respirar melhor e elevar o nível do nosso humor. Essas esplêndidas flores melhoram a qualidade do ar, fornecendo-lhe oxigênio e purificando-o de substâncias indesejáveis. Graças à sua elegância, ajudam também a acalmar os nervos.

Cuidar de uma orquídea não é difícil: com a atenção devida, podemos ter orquídeas sempre florindo em casa e no trabalho.

Os benefícios das orquídeas

Manter uma ou mais orquídeas em casa ou no escritório pode melhorar a qualidade de vida, proporcionando benefícios à respiração e ao humor. Segundo o Feng Shui, as orquídeas também trazem sorte e prosperidade, principalmente se colocadas no quarto.

As orquídeas, como todas as plantas, removem o dióxido de carbono do ambiente e produzem grandes quantidades de oxigênio, um gás fundamental para o nosso corpo.

Além disso, as orquídeas constam entre as espécies vegetais capazes de purificar o ar, libertando-o de substâncias indesejáveis ​​e potencialmente nocivas. Em particular, as orquídeas são capazes de absorver o xileno presente no meio ambiente. O xileno é um composto químico utilizado como solvente em colas, tintas e vernizes e que pode desprender-se em pequenas quantidades no ar da sua casa ou do escritório. Se acumulado no organismo, o xileno pode causar dores de cabeça, fadiga e irritabilidade. Colocar uma orquídea em sua mesa ou no peitoril da janela pode, portanto, ajudá-lo a respirar um ar mais limpo, tanto em casa como no trabalho.

Existem muitas variedades de orquídeas, todas unidas pela beleza e graça que gratificam os olhos e também trazem benefícios para o humor. As plantas e as flores têm um comprovado efeito calmante em nossa mente e as orquídeas podem ajudar a manter o ambiente mais relaxado graças à postura elegante dos caules e à delicadeza das esplêndidas flores.

Como cuidar das orquídeas

orquídea purifica ar 2

As orquídeas são plantas bastante fáceis de cultivar, mas, se quisermos que elas continuem florescendo, devemos reservar-lhes alguns cuidados simples.

Primeiramente, as orquídeas precisam de muita luz, portanto devem ser colocadas em um local particularmente luminoso, mas não diretamente exposto à luz solar. As orquídeas podem ser colocadas em qualquer cômodo da casa ou do escritório, desde que tenham o grau certo de luz e umidade.

O melhor lugar para cultivar uma orquídea é o peitoril da janela ou uma mesa colocada perto de uma fonte de luz natural.

Como todas as plantas, mesmo as orquídeas não gostam de ser movidas, portanto, uma vez que a localização ideal tenha sido escolhida, não deve ser alterada.

Quanto à maneira certa de regar, a melhor opção é mergulhar completamente o jarro em água à temperatura ambiente durante alguns minutos. Depois disso, a água deve ser drenada completamente, evitando o acúmulo, que pode levar à podridão das raízes.

Para entender quando a orquídea precisa de água, basta olhar para o sistema radicular da planta: quando as raízes da orquídea estão bem hidratadas, elas ficam verdes, enquanto que tendem à coloração branca e à prata em caso de falta de água. As orquídeas são cultivadas em vasos transparentes precisamente para que se possa controlar a aparência das raízes.

As orquídeas normalmente vivem em ambientes quentes e úmidos e precisam do grau certo de umidade no ar para prosperarem. É possível borrifar água ao redor das orquídeas para aumentar os níveis de umidade do ambiente, mas, nesse processo, é preciso que se evite molhar as flores, bem como o acúmulo de água nas folhas.

Finalmente, faz-se necessário prestar atenção à escolha do solo, que nunca deve ser genérico, mas específico para orquídeas.

Com esses cuidados simples, as orquídeas crescem saudáveis ​​e exuberantes, proporcionando belas flores que permanecerão vivas ao longo do ano.

Talvez te interesse ler também:

ORQUÍDEA: SIGNIFICADO ESPIRITUAL DE TODAS AS CORES

ORQUÍDEAS: COMO CUIDAR PARA MANTER A FLORAÇÃO

ORQUÍDEAS – 14 DAS MAIS BELAS VARIEDADES




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...