Como fazer uma horta no quintal? Guia prático e sugestões


Ter uma horta no quintal pode parecer algo muito trabalhoso e complicado, principalmente para quem não tem muito espaço em casa. Porém, é cada vez mais comum o cultivo de ervas, plantas, verduras e legumes em locais pequenos e, ao contrário do que se pensa, é muito simples fazer a própria horta. Separamos algumas dicas e sugestões para ajudar pessoas que desejam plantar em casa e não têm ideia de como começar.

Neste artigo você vai saber:

  1. Como começar a plantar?
  2. Como germinar as sementes?
  3. Como transplantar as mudas?
  4. O que é preciso colocar na jardineira ou vaso?
  5. Como fazer uma horta no quintal?

Como começar a plantar?

A base para uma boa plantação é a terra. Por isso, o ideal é utilizar sempre terra vegetal, húmus de minhoca (rico em matéria orgânica) ou adubo de preferência e areia de construção para deixar a terra mais leve. Esses ingredientes básicos devem ser misturados utilizando-se a proporção de 1 medida de terra vegetal para 1 medida de húmus e ½ de areia. O resultado dessa mistura será uma terra rica em nutrientes, solta e leve.

Como germinar as sementes?

Para germinar as sementes, você vai precisar de vasinhos pequenos (pode ser potinhos de iogurte ou copinhos de café), com furos na parte inferior para não acumular água. Pode usar também sementeiras que são vendidas em lojas de plantas e supermercados ou caixas de ovos vazias.

Coloque a terra preparada anteriormente nos vasinhos e escolha as sementes que deseja plantar. Caso não queira comprar os saquinhos prontos com as sementes, pode começar com o que tiver em casa. Uma sugestão é utilizar pimentão ou tomate, deixando as sementes secar ao Sol antes de plantar.

Umidifique com um borrifador a terra do potinho, faça pequenos furos (4 aproximadamente) e coloque uma semente em cada furinho, sem afundar muito. Cubra com um pouco de terra preparada e umidifique com o borrifador.

Para acelerar o processo de germinação, pode-se colocar as sementes em um papel ou algodão úmido sobre um recipiente plano e raso (tampa de margarina, por exemplo). Quando as sementes começarem a germinar sobre o papel, coloque-as na terra com a raiz para baixo, dessa forma a germinação será mais rápida que o normal.

No caso das sementes de salsa e coentro, aconselha-se deixar de molho de um dia para o outro na água, antes de plantar, pois elas demoram mais para germinar.

Como transplantar as mudas?

Quando as sementes germinarem e crescerem um pouco, observe as que estão mais saudáveis e bonitas, pois essas são as melhores mudas para transplantar. As que não se desenvolverem muito, deverão ser descartadas.

As mudas desenvolvidas deverão ser retiradas com uma colher e colocadas em um vaso maior, para que elas possam continuar crescendo fortes e saudáveis. No caso da salsa e do coentro, que nascem juntas, não há necessidade de fazer a separação entre boas e ruins.

Se o vaso for pequeno, coloque uma muda para cada vaso. Se for uma jardineira ou um espaço maior, coloque mais mudas ou mescle variedades de mudas como: manjericão, alecrim, salsa, coentro, etc. Exceto a hortelã, pois ela deve ficar sempre sozinha, mesmo se for plantada em uma jardineira.

Depois de transplantar as mudas, complete com terra enriquecida com húmus ou adubo de preferência e não se esqueça de regar bem.

O que é preciso colocar na jardineira ou vaso?

O mais indicado é preencher o fundo do vaso ou da jardineira com argila expansiva ou cacos de telha para que a terra não escape pelos furinhos onde a água é drenada. No entanto, esse passo é opcional, podendo-se colocar a terra diretamente no fundo.

Assim como a argila expansiva, a manta de bidim também ajuda a não deixar que a terra escoe pelos furos do vaso. Tanto a argila quanto a manta, podem ser encontradas em lojas de plantas, mas são itens opcionais.

Além da jardineira ou vaso, muitas pessoas usam baldes, bacias, garrafas pet, canos de PVC e diversos outros materiais que normalmente iriam para o lixo, mas que servem perfeitamente como recipiente para fazer uma bela horta ou pomar.

No canal Horta e Pomar em vaso, é possível encontrar várias dicas como essas para desenvolver a sua horta, bem como curiosidades sobre os tipos de plantas e sementes. No vídeo, Débora dá várias sugestões de vasos, jardineiras e até como utilizar uma sapateira de nylon para fazer uma horta vertical.

Como fazer uma horta no quintal?

Se você tem um espaço com terra no seu quintal, fica mais fácil ainda ter uma horta em casa. O importante é que o local esteja limpo, sem lixo ou material de construção, bem como uma terra de boa qualidade, enriquecida com adubo (húmus de minhoca, esterco ou farinha de ossos).

O passo a passo é ainda mais simples, pois as sementes podem ser germinadas diretamente no local ou transplantadas, com ensinamos anteriormente. Basta “afofar” a terra com uma enxada, delimitar os espaços, fazendo valas não muito profundas e com mais ou menos um palmo de distância entre elas. Depois, é só colocar as sementes dentro das valas, cobrir com a terra enriquecida e regar bastante.

No vídeo da Patrícia, ela dá o exemplo de como ela fez uma horta no quintal da casa dela, após limpar a sujeira que havia crescido depois do período de construções. Acompanhem o passo a passo.

Seja no quintal de uma casa ou em um local pequeno como um apartamento, ter a própria horta ou pomar e cultivar o próprio alimento, é uma ótima saída para se livrar dos agrotóxicos e produzir alimentos orgânicos e saudáveis. Que tal cultivar essa ideia?

Talvez te interesse ler também:

ESPADA DE SÃO JORGE – PARA QUE SERVE, COMO CUIDAR E PLANTAR

HORTOTERAPIA: CULTIVANDO A CURA ATRAVÉS DO PLANTIO!

10 MANEIRAS DE USAR CASCAS DE BANANA NA HORTA E NO JARDIM




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...