10 maneiras de usar cascas de banana na horta e no jardim

  • atualizado: 
cascas de banana

Na horta e no jardim, vários métodos e produtos naturais podem ser úteis, incluindo as cascas da banana. Vamos descobrir então a melhor maneira de usá-las para cuidar da terra e das plantas.

Aqueles que lidam com a terra sabem o quão útil podem ser os restos de alimentos, entre estes um lugar de destaque deve ter as bananas, cujas cascas são ricas em substâncias importantes para o bem-estar do solo e das plantas. Na verdade, nelas encontramos minerais que são bons para a nossa saúde, mas também para as plantas e para a terra: potássio, cálcio, fósforo e sódio.

Seria melhor usar bananas orgânicas para evitar a possibilidade de levar agrotóxico às nossas plantas. Se desejar, se você não pretende usar as cascas imediatamente, também pode congelá-las e usá-las conforme necessário.

Veja agora 10 maneiras de usar cascas de banana na horta e no jardim:

1. Compostagem

Em sua composteira caseira, você pode adicionar as cascas de banana, melhor cortá-las antes, desta forma ele vai se decompor mais rapidamente. Algumas pessoas preferem colocar as cascas no liquidificador antes de adicioná-las à composteira.

banana compostagem

2. Limpar e nutrir as folhas

Para limpar plantas internas ou externas, você pode usar o interior da casca de banana, esfregando-a suavemente nas folhas. Desta forma, eles se tornarão mais brilhantes e, ao mesmo tempo, também se nutrirão das substâncias presentes nesta fruta.

3. Afastar pragas

Para manter longe as pragas, como pulgas ou pulgões, você pode colocar um pouco de casca na terra sob a planta ou pequenos pedaços de casca desidratada colocadas em um prato. Uma outra alternativa é adicionar uma camada de casca de banana à água colocando tudo em um spray para espalhar a solução diretamente nas plantas.

4. Fertilizante em pó

Com cascas de banana você pode fazer um fertilizante seco. Primeiro você precisa desidratar as cascas ao sol, no forno ou usando um secador, então elas devem ser moídas e espalhadas na terra antes de plantar ou ao redor da base da planta a ser fertilizada.

5. Fertilizante líquido

Para fazer um fertilizante líquido, misture 4 cascas de banana secas e picadas, 1 colher de sopa de sais de Epsom e 2 cascas de ovos picados em um litro de água. Agite e use conforme necessário nas plantas.

6. Alimente os animais

Cascas de banana secas podem ser usadas para alimentar coelhos, galinhas ou outros animais.

7. Ajudar a semeadura

Cascas de banana também podem ser usadas para dar mais ajuda às futuras plantas jovens. Duas coisas podem ser feitas: plantar as sementes juntamente com uma casca inteira fazendo um buraco, cobrindo-as com terra e regando-as; ou cavando um buraco, colocando a casca picada e misturada no fundo, cobrindo com terra e composto e depois semeando e regando imediatamente.

8. Alimentando flores e plantas já crescidas

Rosas, orquídeas, tomates e outras plantas ficarão felizes em ter cascas de banana perto de suas raízes. Corte as cascas e as coloque em torno à base de suas flores. Se você estiver transplantando, coloque as cascas nos buracos, cubra com a terra e transplante. A operação deve ser repetida a cada 3 - 4 semanas.

9. Prepare o solo

Durante os meses de outono ou inverno, é possível preparar o solo enterrando as cascas de banana. Os nutrientes serão liberados no solo e serão úteis no momento da nova semeadura na primavera.

10. Cuidado das Tilandsia

Mesmo plantas sem raízes que absorvem nutrientes da umidade do ar (como as plantas do gênero Tillandsia) podem se beneficiar da ação das cascas de banana que as ajudam a crescer e a manter as pragas afastadas.

Você já experimentou cascas de banana em suas hortas e jardins? Conta pra gente!

Talvez te interesse ler também:

CASCA DE BANANA SERVE PARA MUITA COISA - PROBLEMAS DE PELE, POR EXEMPLO

CASCA DE MAÇÃ: PROPRIEDADES CURATIVAS

CASCA DE BANANA EMPANADA. SUPER RECEITA, NADA SE JOGA FORA!

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!