Conheça o Hospital das Plantas que existe na Itália e se inspire nesta ideia


Terapias gratuitas para todo o tipo de planta: cactos, flores ou trepadeiras que sejam. Quem não nasceu com um polegar verde e forte, mas não quer desistir de ter uma varanda ou um jardim colorido, em Pádua, região norte da Itália, pode pedir uma ajuda ao Hospital das Plantas e das Flores.

“Eu sou Gianni Boetto, barista histórico de Pádua, eu amo a Natureza e as Plantas, forneço ajuda gratuita para suas plantas”. Assim Gianni se apresenta no Facebook, onde encontramos sua página dedicada a essa atividade completamente voluntária, e sem fins lucrativos.

Quantas vezes nos perguntamos por que nossa planta parece não estar bem? Quanta água precisamos colocar em uma ou outra flor, e ainda qual é o lugar da nossa casa onde onde a nossa poderia ficar melhor ainda? Para estas e muitas outras perguntas, Gianni responde que, na Via (rua) Tadi, ele transformou um espaço vazio ao lado do seu bar, que é sua principal atividade, em um abrigo para plantas.

O sinal é escrito à mão e da vitrine vê-se plantas de todos os tipos, que chegaram ali em busca de socorro porque, por uma razão ou outra, estavam morrendo.

Tem uma plantinha em dificuldade? Passa no Gianni que irá tentar salvá-la! (com prazer e sem pagar um centavo)

Desde sempre um amante da natureza e dos animais, Gianni cuida das plantas, mudando a terra, fertilizando, regando, dando-lhes uma nova vitalidade. Uma vez curadas, elas retornam aos seus donos e por algum tempo conseguem se salvar até mesmo naquelas situações mais desesperadas. Não por acaso, por três anos, Gianni e seu hospital são um ponto de referência para todo o povo paduano e não só.

Sua paixão, no entanto, não se resume a esse tipo de generosidade: perto de seu bar, na ponte Tadi, o barman plantou uma vinha, árvores frutíferas e colocou cadeiras que podem ser usadas por qualquer pessoa, sem ter que beber no seu bar. Gianni construiu ali um verdadeiro ‘Jardim dos Injustos’.

O nome é motivado porque uma grande injustiça fora cometida ali, quando a administração anterior cortou uma árvore de cem anos de idade, que estava bem e era muito bonita e que tinha sido plantada pelo seu pai. “Fiz de tudo para que as serras não chegassem, mas no final aquela querida velha árvore, à qual estavam ligadas muitas memórias daqueles que vivem na área, foi abatida. É por isso que, junto com outras pessoas, criei este canteiro de flores e muitas pessoas trazem as mudas que eu planto para dar “boas-vindas” à primavera, explica.

Chegam hóspedes também de noite…

Resumindo, uma ideia incrível que faz bem ao meio ambiente e cria socialidade. Esperamos que o exemplo seja seguido em todo o mundo!

Compartilhe essa ideia!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...