Hortas produtivas em pequenos espaços


A gente pensa que precisa de muita terra para cultivar nossas saladas mas, isso não é bem assim. Apresento aqui um sistema bem inteligente bolado pela Prefeitura de Lima, capital do Peru, de como se pode fazer uma horta em 1 m². Sim, é possível, você vai ver.

É sempre bom a gente relembrar conhecimentos antigos como, por exemplo, que o ser humano pode, sabe, cultivar seu próprio alimento. E mesmo nas cidades, mesmo em um apartamento, mesmo em uma caixa de madeira de 1 m² você conseguirá fazer uma produção hortícola suficiente para alimentar uma pessoa ao mês. Então, claro, se vocês são 5 pessoas, planeje 5 hortinhas, que também vão caber, nem que seja na vertical. Mas, comece por uma horta só, essa que nós te apresentamos aqui.

Se você tiver quintal, escolha um lugar onde o sol bata o dia todo, com água perto, ou mangueira longa, pois é preciso regar diariamente. E se só tiver uma varanda, terraço ou telhado, entrada da casa ou mesmo só calçada, faça do mesmo jeito. Separe um metro quadrado, com tábuas ou pedras, tanto faz, mas que seja algo parecido com uma caixa deitada.

Na parte do fundo da caixa, aonde o sol vai bater o dia todo (pode ser encostado no muro) sem atrapalhar o que está plantado na frente, faça uma estrutura em tubos de pvc, cabos de vassoura, arame, madeira, algo assim como um quadrado dividido ao meio. Dê uma olhada na figura mas, veja, a criatividade é importante assim como a boa escolha do lugar, e a observação do movimento do sol. Hortícolas adoram luz e sol. Ah, mas também adoram água, não se esqueça disso.

horta pequena

A organização do espaço físico é importante

Na frente de tudo você deve plantar as ervas, temperos, que são baixinhas e que precisam de muita luz – salsinha, coentro, cebolinha – e as verduras mais baixas – alface, acelga, espinafre, rúcula, cebola, alho, cenoura e rabanetes.

No meio do espaço, plante as verduras de folhas e frutos como– couve, repolho,brócolis, couve-flor, berinjela e pimentão

No final da caixa, encostado ao muro, parede ou embaixo da estrutura vertical, plante os que crescem para o alto – tomate, abobrinha, ervilhas, feijões, feijões verdes e pepinos.etc – e que você vai amarrar na tal estrutura de que falei antes.

Recomendações práticas

Se você ama hortelã não a plante nesse espaço. A hortelã se espalhará ocupando o terreno e dificultará o crescimento dos outros vegetais escolhidos. Prefira plantar sua hortelã em uma caixa separada (vaso grande, caixa de madeira, porção de terra limitada por pedras) em uma parte baixa do seu terreno onde se concentre umidade – é disso que a hortelã gosta.

Se você quiser ter um pé de alecrim, plante-o a um lado da caixa, com espaço para que ele possa crescer livremente. O alecrim precisa de muito sol e, se você deixar, crescerá contente da vida formando um arbusto redondo, espalhado para os lados. Só não o corte antes do segundo ano, ele não gosta. Enfim, e para fazer seu chazinho, vá tirando as folhas do alecrim que estão embaixo, mais perto do tronco principal, quando ele já estiver mais taludinho (acima dos 40 cm de altura, antes disso é maldade).

Regue sua hora de manhã cedo, antes do sol forte, ou no final da tarde, cair da noite – nunca regue durante o dia, com sol forte, pois isso facilita a queima das folhas pelas gotinhas de água que funcionam como lentes.

Se o seu terreno é meio inclinado, aproveite essa inclinação para economizar água regando as suas plantas a partir da parte mais alta do perfil. Mas para dar certo isso você deve fazer uns canais de drenagem, para que a água escorra tranquila. Ou então, faça um sistema de rega de gotejamento. Veja aqui como fazer aqui um projetinho de irrigação gota-a-gota muito legal ou então, este aqui, com garrafas pet, muito simples.

Leia também:

PLANTAR ÁGUA É POSSÍVEL, ENSINA A PERMACULTURA

COMO RECONHECER A CARÊNCIA NUTRITIVA DAS PLANTAS PELO ASPECTO DE SUAS FOLHAS

PRAGA DE CARAMUJO – UMA RECEITA PRÁTICA PARA CONTROLAR OS CARAMUJOS EM SEU JARDIM

REPELENTE CASEIRO: CONHEÇA AS PLANTAS REPELENTES DE MOSQUITOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...