5 remédios naturais para proteger suas plantas dos pulgões

Também conhecidos como piolhos-das-plantas, os pulgões são pertencentes da família dos afidoídeos, insetos diminutos que se alimentam da seiva de plantas, acabando com a alegria de qualquer horta e jardim. Seu jardim tem pulgões? Então, que tal aplicar um dos antigos remédios caseiros? É fácil e barato para além de ser saudável e não conter qualquer produto químico.

Estas pequenas pragas também podem transmitir doenças virais que prejudicam bastante as produções agrícolas. São atualmente conhecidas cerca de 250 espécies de afidoídeos, de ocorrência mais freqüente nas regiões temperadas, mas com incidência também em zonas tropicais. A joaninha, um coleóptero muito conhecido, é o seu principal predador, mas os pulgões são defendidos delas pelas formigas. As formigas, por seu lado, usam a gosma adocicada excretada pelos pulgões, numa simbiose tão bonita que, até chegam a transportá-los para plantas mais saudáveis, quando as hospedeiras já estão muito danificadas. São as formigas-pastoras, que usam os pulgões como “vaquinhas de ordenha”.

As plantas atacadas por pulgões sofrem engruvinhamento das folhas, provocado pela sucção que ocorre na face debaixo da mesma. Essa lesão nas folhas acaba por reduzir o crescimento da planta e sua produtividade, afeta flores e frutos. Outro fator importante para você ter em conta é que os pulgões são vetores de metade dos 600 vírus conhecidos das plantas. Também com os vírus, os pulgões tem uma simbiose, mas essa é intermediada por uma bactéria que habita no seu interior. É um caso de mutualismo triplo muito interessante.

Bom, por todas essas razões, você deve tentar controlar a infestação de pulgões no seu jardim, horta ou vaso. E isso se pode conseguir pela aplicação de alguns remédios naturais fáceis de fazer em casa. Porém, se a planta infetada estiver muito gosmenta, é bom lavar antes as suas folhas e caules com água e sabão em barra, esfregando levemente, pois a gosma excretada pelos pulgões e que permanece nos caules e folhas, é local propício para o desenvolvimento de fungos.

Uma recomendação interessante é de que você plante dentes de alho em volta das plantas que atraem pulgões. O alho é um repelente natural desses insetos.

Receitas

1. Uma das receitas mais conhecidas aqui no Brasil para esse fim é a água de fumo com sabão, que deve ser pulverizada em toda a planta, dias seguidos, até o total extermínio dos pulgões. Não há uma receita específica para esse remédio popular, mas você pode testar assim:

· 1 litro de água

· 10 cm de fumo de rolo, ralado

· ½ sabão em barra, ralado

Faça um macerado com os componentes e deixe descansar por 24 horas depois do que pode começar a pulverizar sua planta. No caso, o sabão é usado para facilitar a permanência da água de fumo nas folhas e caules.

2. Decocto de alho e decocto de cebola são remédios caseiros fáceis de preparar. Você deverá cozinhar o alho inteiro, ou as cascas de cebola, em 500 ml de água. Deixe ferver, esfriar e filtrar, depois do que pode ser pulverizado nas plantas.

3. Infusão de ervas diversas: Neste caso você pode usar, por exemplo, cavalinha, anis, coentro á razão de um punhado de ervas secas para 1 l de água fervente. Deixe descansar, esfriar, coe e pulverize.

4. Água de pimenta: bata no liquidificador algumas pimentas em 2 copos de água. Deixe repousar durante a noite toda. Na manhã seguinte, coe a mistura e dilua em ais um copo de água. Pulverize à noite, 1 a 2 vezes por semana.

5. Macerado de urtiga: apanhar um molho grande de urtigas verdes, novas, que se devem por de molho durante 10 dias. Mexe-se esse molho diariamente, com uma varinha, até as folhas se separarem do caule. Com esse preparado pode-se regar as plantas infestadas ou pulverizá-las.

Recomendações

Sempre que pulverizar sua planta infetada, prefira fazê-lo à noite para evitar que o sol interaja com o remédio aplicado podendo causar queimaduras nas folhas.

A terra em volta das plantas infetadas deve ser revisada, revolvida, limpa de pulgões ou então, regada abundantemente com um dos remédios caseiros indicados acima.

Leia também: 11 FERTILIZANTES E PESTICIDAS ORGÂNICOS FEITOS EM CASA

Fonte fotos: wikimedia.org