Cães sorriem de verdade, revela pesquisa


Com certeza você já viu fotos e vídeos de cachorros “sorrindo”.

E a gente fica se perguntando, será que os cães sorriem de verdade?

É isso que um estudo quis entender:

Cientistas analisaram em um vídeo, 118 sessões lúdicas envolvendo 24 cães-lobo da Checoslováquia (12 fêmeas e 12 machos), que é uma raça de cão doméstico, Canis lupus familiaris, mostrando traços comportamentais dos cães.

Foi visto que, brincar de morder, de empurrar e de lutar, são sinais comuns feitos pelo animal e indicam que eles estão muito felizes!

Sorriso de cão

Depois de assistir mais de 15 horas de vídeo, os pesquisadores conseguiram extrair 822 “sorrisos” ​​e 76 posturas de arco (inchino) em grandes detalhes enquanto os cães brincavam.

A expressão facial nos cães-lobo durante as brincadeiras, segundo a pesquisa de um grupo de etólogos da Universidade de Pisa publicada nas revistas Current Zoology e Animal Behavior, é caracterizada pela abertura relaxada da boca (ROM), que se assemelha fortemente ao sorriso humano e de inúmeras espécies de macacos.

A professora Elisabetta Palagi, coordenadora da pesquisa, explica:

“Graças a esses estudos pode-se entender, um pedaço de cada vez, os sinais de comunicação refinados que esses animais desenvolveram ao longo de sua história evolutiva para se comunicar com seus semelhantes e conosco”.

E essa sensação dos cães normalmente é oriunda das brincadeiras de lutar.

Sinais de comunicação

O brincar é um comportamento generalizado entre os mamíferos e representa um campo fértil no estudo da comunicação animal.

É possível distinguir diferentes tipos de brincadeiras de acordo com a presença de padrões de comportamento típicos de outros domínios comportamentais “sérios”, por exemplo:

  • nutrir a prole/brincar de mãe;
  • namoro e acasalamento/brincadeira sexual;
  • e agressão real/brincadeira de luta.

Brincar de luta é a forma mais comum de brincadeira social e pode envolver padrões motores competitivos que vêm de outros padrões comportamentais.

Por isso, o jogo de luta precisa de habilidades comunicativas sofisticadas para evitar chegar no nível de agressão.

E mais, os animais desenvolveram sinais identificáveis ​​que permeiam esta interação.

Brincadeira de luta

Os Canis lupus familiaris frequentemente se envolvem em brincadeiras de luta em todas as idades.

Enquanto eles estão brincando, a expressão facial Relaxed Open Mouth (ROM) e a postura Play Bow ou postura de “arco” (PBOW) são os sinais mais conhecidos relatados em cães.

Para os especialistas, a PBOW pode indicar uma postura que envolve todo o corpo do animal (corpo curvado), como se um dos cães começasse a perder o interesse na brincadeira do outro e a responder às ações de forma lenta.

É nesse ponto da brincadeira que cão mais motivado faz uma “pose”, que é a postura de arco, ao se curvar para despertar no parceiro o desejo de brincar, ou seja, se divertir.

A pesquisa contou com desenhos e ilustrações das expressões faciais e posturas dos cães durante os jogos e brincadeiras.

Poses comportamento do cachorro

Poses comportamento do cachorro

Da esquerda para direita: 1. corrida 2. brincar de morder 3. deitar de barriga pra cima 4. cara de brincadeira 5. postura de arco.

Acessa AQUI para saber mais.

Comece o dia sorrindo! 😀

Talvez te interesse ler também:

O que fazer e como tranquilizar cachorros que latem demais 

Não adianta enganar, seu cachorro sabe quando você está atuando 

Simbologia do cão: TODOS os possíveis significados do cachorro 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...