Gatos reconhecem seus nomes mas preferem ignorar quando chamamos


Que o gato é um animal inteligente até a ciência já comprovou isso, pois segundo estudo realizado no Japão, a aparente indiferença felina nada tem a ver com a inteligência do animal.

Esse estudo provou que o gato consegue distinguir seu respectivo nome de outras palavras, então, fica a pergunta: por que ele nem sempre atende ou esboça reação quando chamado?

O estudo, que foi realizado pela Universidade de Sophia, em Tóquio, consistia em analisar a reação de vários gatos diante da voz humana. O resultado foi que ao utilizar palavras aleatórias e, entre elas, o nome deles, eles manifestaram reações.

Os gatos manifestaram reações discretas, leves e sutis, peculiares ao comportamento felino, tais como: uma contração de orelha, movimento da cabeça, agito da cauda ou miadinho.

O resultado revelou que o gato reage ao ouvir o nome em várias circunstâncias, tanto pronunciado pela voz de seu humano, quanto de pessoas desconhecidas. A conclusão do estudo é que os gatos, criados como animais de estimação, discriminam as distintas expressões fonéticas humanas. Isso comprova que os Bichanos percebem quando são chamados.

Quem convive com gatos sabe que eles não são dados a reagirem de forma exacerbada e eufórica, como os cães.

O gato, apesar de perceber que está sendo requisitado, nem sempre atende seu humano.

Não é segredo para ninguém que os nossos amigos felinos têm um ar altivo e temperamento reservado, beirando a indiferença, até com os seus próprios humanos, que em vão insistem em chamar os Bichanos pelo nome, querendo que eles reajam, de forma festiva e expressiva como os cães… Doce ilusão!

Diante destas evidências, dá para deduzir que nosso amigo felino só atende seu humano de estimação, quando ele quiser!

Você que vive com um gato, concorda com isso? E o que você pensa a respeito?

Talvez te interesse ler também:

GATOS E LEÕES: A ÚNICA DIFERENÇA É O TAMANHO

O GATO E SUA MAESTRIA, COM SEUS MISTÉRIOS E SABEDORIA

BEM-VINDOS À KOSHLANDIA, A EXTRAVAGANTE TERRA DOS GATOS DA SIBÉRIA




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...