Essências florais para gatos estressados


Assim como nós humanos, os gatos também sofrem com alterações no comportamento e se estressam facilmente com mudanças na rotina ou algum trauma sofrido. O bom é que, tanto nós, quanto os gatinhos, podemos contar com diversos tipos de essências florais para tratar problemas específicos de comportamento. Vamos saber quais são?

Os gatos são animais bastante sensíveis e temperamentais, pois eles podem sentir a energia do ambiente e até mesmo das pessoas que se aproximam deles. Devido à toda essa sensibilidade, eles podem se estressar facilmente e reagir de diversas maneiras, tornando-se animais agressivos e hostis.

Normalmente, quando identificamos que tem alguma coisa errada com um animal, levamos ao veterinário, mas isso só ocorre quando são sintomas físicos. É mais difícil procurar ajuda quando o problema com o bicho é comportamental. No entanto, existem maneiras de melhorar o comportamento dos gatos, apenas com o uso de florais.

Existem diversos tipos de florais no mercado, sendo os florais de Bach os mais conhecidos e famosos. Eles foram desenvolvidos em 1930 por Edward Bach, dos quais hoje contamos com 38 essências florais individuais, dentre elas a Rescue Remedy, que é uma combinação de cinco essências florais diferentes.

Como usar essências florais em gatos

Para os gatos, as essências florais são um pouco diferentes, pois não podem conter os mesmos ingredientes das que usamos em nós mesmos. Também a forma de utilização das essências florais em gatos é outra. Recomenda-se esfregar algumas gotas nas orelhas, patas ou até mesmo colocar duas gotinhas na tigela de água do gato, mas é importante que seja um produto próprio para animais e que seja de qualidade.

Por isso, antes de tomar qualquer atitude alternativa para tratar do seu bichinho, consulte o veterinário, pois é ele que irá indicar o melhor floral para o seu gato.

Exemplos de essências florais para gatos

Assim como para nós humanos, as essências florais para gatos também variam conforme os sintomas que eles apresentam no dia a dia. As opções sugeridas pelo Animal Wellness são:

  • Mimulus – Coragem para gatos que são assustados e têm medo de objetos ou pessoas.
  • Walnut – Ajuda quando ocorre uma situação de mudança de lar ou quando chega um novo morador na casa e ele precisa se acostumar.
  • Chicory – Indicada para gatos que querem chamar a atenção o tempo todo, seja fazendo xixi pela casa ou aprontando qualquer outra arte.
  • Cherry Plum – Indicada para gatos agressivos e impulsivos.
  • Star of Bethlehem – Indicada para tratar traumas, como por exemplo, gatos que foram abusados ou sofreram alguma perda.
  • Rescue Remedy Pet – Contém cinco essências diferentes e é indicado para situações estressantes como idas ao veterinário e viagens, por exemplo.

Importante lembrar que as essências florais são diferentes dos óleos essenciais, pois estes são extraídos de plantas, enquanto os florais são infusões de água com flores específicas, por imersão do Sol ou fervendo, fazendo com que a energia das flores seja transferida para a água.

Independente do problema que seu gatinho esteja enfrentando, consulte sempre um veterinário de confiança para que ele possa examiná-lo e, se for o caso, indicar a essência floral mais apropriada como complemento do tratamento principal.

Talvez te interesse ler também:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR DE AVIÃO COM SEU PET

SALVA DE UM CÂNCER DE MAMA, GRAÇAS À SUA GATA MISSY!

COMO SEGURAR CORRETAMENTE O GATO NO COLO: O CONSELHO VETERINÁRIO (VÍDEO)




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...