Lista de alimentos saudáveis pra cachorro (literalmente)


Vamos falar dos alimentos saudáveis pra cachorro literalmente, ou seja, de alguns alimentos que fazem bem pra o melhor amigo do homem já que de alimentos saudáveis para nós, humanos, GreenMe fala sempre. Essa lista se junta ao que já falamos sobre quais alimentos NÃO devemos dar aos nossos cachorros nem tampouco aos nossos gatos.

Existem adeptos da comida caseira para cães e gatos enquanto outras pessoas preferem as rações por motivos práticos e também de saúde (afinal, as rações deveriam ser feitas de maneira balanceada e com ingredientes de qualidades mas, sabemos que infelizmente nem sempre é assim).

De um jeito ou de outro, de vez em quando podemos fazer um agrado e oferecer ao nosso pet um sabor diferente. Vejamos o que podemos dar aos nosso cães:

1) Aveia

Rica em fibras solúveis pode ser boa para os cachorros mais velhos e com dificuldades intestinais. Além disso, a aveia é gluten free, ou seja, uma alternativa para os cães que não digerem bem o trigo.

2) Iogurte

Se for natural, sem açúcar e com lactobacilos ativos, o iogurte pode fazer bem ao teu cachorro por conter cálcio e proteínas.

3) Peixes

Sardinha, atum e outros peixes são considerados saudáveis por conta de seu alto conteúdo de ácido graxo ômega 3. O óleo de peixe – ômega 3 – é indicado mas o peixe em si pode trazer desconforto abdominal se o animal nunca o tiver ingerido antes. Além disso, tem que ficar de olho nas espinhas que podem machucar o trato digestivo do animal, principalmente no caso da sardinha que tem ainda um outro inconveniente: o óleo em que ela é armazenada na latinha pode causar diarreia.

4) Maçãs

Um alimento saudável, fonte de fibras, vitaminas A e C e que ainda ajuda na limpeza dos dentes. No entanto, fique atento, lave-as bem antes e não dê suas sementes que podem fazer mal se consumidas com frequência.

5) Levedura de cerveja

Fonte de vitaminas do complexo B, a levedura de cerveja pode fazer bem à pele e ao pelo do cão.

6) Batata-doce

Que tal fazer chips de batata-doce para o seu cão ganhar um alimento docinho, crocante e saudável como ele gosta? Batatas-doces são um super alimento, rico em vitaminas A, C, B6, manganês e fibras. No chips não coloque nada, apenas as fatias de batata doce para desidratarem ao forno.

7) Abóbora

Assim como a batata-doce, da abóbora dá pra fazer chips em merendinhas crocantes e saudáveis para o teu cão. A abordar é rica e vitamina A e fibras.

8) Sementes de linhaça

Ricas em ômega-3 podem ser dadas em forma de óleo (mais concentrado desse ácido graxo) para fazer bem à pele e ao pelo do teu cachorro. Como fonte de fibras, é melhor usar as próprias sementes.

9) Carne magra

Nós podemos ser vegetarianos mas o cães são carnívoros por natureza. Carnes magras podem fazer muito bem porém é necessário que seja de boa procedência principalmente se lhe for dada crua, pelo risco da toxoplasmose.

10) Fígado

O fígado é uma ótima fonte de ferro porém é o órgão onde se metabolizam as medicações. Sendo assim, ele pode estar sobrecarregado se for de criação animal convencional, ou seja, naquelas em que enchem os animais de antibióticos profiláticos.

11) Cenoura

Assim como a maçã, a cenoura é útil para a limpeza dos dentes do cachorro além de ser um alimento gostoso, crocante, saudável e fonte de vitamina A e fibras.

12) Pipoca? Frutas? Ovos?

Quanto aos alimentos acima, há controvérsias:

Pipoca (sem sal, óleo e manteiga) é saudável mas pode fazer com que o cão se engasgue. Melhor evitar!

Frutas são saudáveis mas o açúcar delas (frutose) pode fazer mal aos cães, principalmente aos diabéticos, pelo alto teor de açúcar que algumas delas contêm (banana, melancia, melão…)

Ovos, dizem que pode ser uma ótima fonte de proteínas mas seria melhor evitá-los crus por risco de contaminação à salmonela.

Consulte sempre um veterinário

Não é que da noite para o dia voce irá mudar a dieta do seu cão, mas esta lista pode ser útil para trazer algumas novidades e um pouco de variedade saudável para as refeições diárias do teu melhor amigo, principalmente se ele adora ficar ao pé da mesa pedindo para experimentar algo.

Um veterinário deve ser consultado sempre que o cão estiver sendo medicado, tiver alergias e ou problemas de digestão.

Colaborou Julia Flórios Shen do Chama o Veterinário

Talvez te interesse ler também:

10 ALIMENTOS QUE NÃO DEVEMOS DAR AOS NOSSOS CÃES

10 ALIMENTOS QUE NÃO DEVEMOS DAR AOS NOSSOS GATOS

SAIBA COMO PROCEDER EM CASO DE ENVENENAMENTO DE CÃES E GATOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...