Música apenas para gatos: canções criadas pelos cientistas


De que tipo de música os gatos gostam? Isto foi revelado por uma equipe de cientistas da Universidade de Wisconsin, que criou uma lista de reprodução de música projetada especificamente para os nossos gatos. Os ritmos e as melodias vêm do ronronar e da amamentação, e entram na mesma faixa de freqüência que os gatos usam para se comunicar uns com os outros. Todas as músicas foram gravadas com instrumentos tradicionais e voz humana.

Em um estudo publicado na revista Applied Animal Behavioural Science, 47 diferentes gatos domésticos não respondiam quando os pesquisadores colocavam músicas como a dos “humanos”, para os gatos ouvirem. No entanto, suas orelhas se animaram quando começaram as canções feitas especialmente para eles. Alguns gatos, principalmente os mais jovens, teriam gostado tanto ao ponto de se esfregarem contra os alto-falantes.

“Nós desenvolvemos um quadro teórico que pressupõe que, para que uma música seja eficaz com outras espécies, ela deve estar na faixa de freqüência e ritmo semelhantes aos utilizados na comunicação natural de cada espécie. Usamos esta moldura para compor músicas de determinadas espécies para alguns animais. Neste trabalho, criamos a música para os gatos domésticos e a testamos em comparação com a música composta para os seres humanos”, lê-se na introdução ao estudo.

A equipe dispôs três fragmentos de canções no site “Music for cats“, pedindo aos donos de gatos para votarem na música preferida do seu gato. São três estilos diferentes – cada estilo de música é projetado para transmitir e evocar um estado de espírito particular: ‘Spook’s Ditty‘, brincalhão e rápido, que incorpora alguns dos sons de animais que despertam muito interesse em gatos; ‘Rusty’s Ballad‘, lembra o som da amamentação em uma música felina relaxante e agradável; ‘Cozmo’s Air‘, baseada no som do ronronar.

Quer ver se seu gato também gosta? Os gatos da redação greenMe.it foram “testados” e temos que admitir que nenhum deles se sentiu atraído por nenhuma das 3 melodias disponibilizadas no site. Eles as ignoraram completamente. Pode ser que ouvir toda a música possa funcionar, já que os previews são muito curtos!

Em qualquer caso, conta pra gente o que os teus gatos acharam disso. Para ouvir as músicas, clique aqui.

Leia também: Por que os gatos adoram uma caixa?

Fonte foto: welltempered.files.wordpress.com




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...