Vídeos no TikTok acusam Purina de adoecer e matar pets. Empresa desmente


Nos Estados Unidos, uma controvérsia apelidada de “PurinaGate” explodiu nas redes sociais, especificamente no TikTok, envolvendo a Purina, a segunda maior empresa global na produção de alimentos para animais de estimação.

Alegações circulando nas últimas semanas acusam a Purina de vender alimentos que estariam adoecendo ou causando a morte de cães e gatos. Rumores divulgados no TikTok sugerem que produtos da linha Purina Pro Plan teriam adoecido dezenas de animais, principalmente cães.

Relatos detalhados, compartilhados em vídeos e posts no TikTok e em um grupo no Facebook chamado “Saving Pets One Pet @ A Time,” afirmam que animais apresentaram convulsões, vômitos e diarreia após consumirem a ração.

Preocupados com as alegações, tutores de animais têm incentivado um boicote à Purina. A empresa respondeu prontamente, negando as acusações e destacando a falta de evidências científicas que sustentem os boatos.

Uma porta-voz da Purina, Lorie Westhoff, afirmou que “não há absolutamente nenhum dado mostrando que há um padrão de problemas” com qualquer produto da marca. A Food and Drug Administration (FDA) também se pronunciou, informando que não possui um registro recente de recalls relacionados aos produtos Purina.

O último recall voluntário da Purina ocorreu em março de 2023, devido a um erro do fornecedor que resultou em níveis potencialmente elevados de vitamina D em ração seca para cães. Apesar das negações da empresa e da falta de evidências concretas, as alegações ganharam impulso nas redes sociais.

Influenciadores, como Rachel Fusaro, com milhões de seguidores no TikTok, compartilharam histórias de animais doentes após consumirem produtos Purina, incentivando a desconfiança. Essa controvérsia destaca a crescente influência das comunidades online e o desafio enfrentado pelas empresas diante do “brand activism”.

A Purina, historicamente associada à confiabilidade, agora enfrenta uma crise que pode impactar significativamente suas vendas e reputação. Especialistas destacam a importância de uma resposta ágil e transparente diante de alegações nas redes sociais, enfatizando a necessidade de preparo para crises digitais no mundo empresarial atual.

Fontes:

  1. New York Times
  2. HuffPost Italia

Talvez te interesse ler também:

10 alimentos que não devemos dar aos nossos cães

Como tratar problemas digestivos em cães de forma natural?

Alimentação vegana para cães e gatos é possível?

Carne de laboratório pode ser usada em ração de cães e gatos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...