O Que Fazer na Iminência de Ser Atacado por um Cão: Dicas de Segurança


Algumas raças de cães vêm causando preocupações no Brasil e em várias partes do mundo devido a incidentes envolvendo ataques e agressões. Esses incidentes não apenas colocam em risco a segurança de pessoas e outros animais, mas também destacam a importância da educação cívica e da legislação que visa regulamentar a posse e o manejo de cães, especialmente de certas raças que são mais perigosas pelo porte e comportamento que possuem.

Como nem sempre os cuidadores são pessoas respeitosas com os outros (muitos, aliás, gostam de “tacar o terror”), é bom saber o que fazer na iminência de ser atacado por um cão.

Encontrar um cão agressivo ou agitado pode ser uma situação assustadora e perigosa. Saber como agir nesse momento pode fazer a diferença para evitar um incidente grave. Aqui estão algumas dicas de segurança importantes que esperamos você nunca precise usar.

Mantenha a Calma

Manter a calma é crucial. Evite movimentos bruscos ou gritos, pois isso pode assustar ainda mais o cão. Tente controlar sua respiração para evitar demonstrar medo. Caso não haja tempo para sair de perto, pare e congele. Os animais tendem a se desinteressar por objetos ou pessoas que não se movem.

Apoie-se em uma parede

Se o cão estiver se aproximando, procure uma parede ou objeto para se apoiar e evitar ser derrubado.

Não Corra

Correr pode ativar o instinto de perseguição do cão, tornando a situação ainda mais perigosa. Fique parado ou recue lentamente, mantendo o cão à vista. Outra opção é começar a andar em diagonal. Os cães interpretam isso como um sinal de que você não representa mais uma ameaça.

Não Olhe nos Olhos

Evite contato visual direto com o cão, pois isso pode ser interpretado como um desafio. Olhar de soslaio ou desviar o olhar pode ser mais seguro.

Não Faça Movimentos Bruscos

Evite movimentos repentinos, como acenar os braços. Mantenha as mãos próximas ao corpo e não faça gestos ameaçadores.

Fique em Posição Lateral

Ficar de lado para o cão pode ser menos ameaçador do que encará-lo. Isso pode ajudar a diminuir a agressão.

Tente Falar Baixo e Suavemente

Falar em um tom de voz calmo e suave pode ajudar a acalmar o cão. Evite gritar ou usar um tom agressivo.

Use um Objeto de Proteção

Se possível, use uma mochila, casaco ou guarda-chuva para se proteger dos ataques do cão. Mantenha o objeto entre você e o animal.

Proteja Seus Órgãos Vitais

Caso o cão avance, proteja seu pescoço e rosto com os braços e as mãos. Tente manter as mãos abertas e os dedos juntos para evitar mordidas graves.

Não puxe o cachorro

A primeira coisa que pode vir em mente ao assistir ao ataque é puxar o cachorro. Evite puxar o cão diretamente se ele estiver atacando alguém, pois isso pode torná-lo mais agressivo ou causar mais ferimentos. Em vez disso, procure uma corda para suspendê-lo pela parte traseira, o que pode levá-lo a soltar a vítima ao sentir-se desequilibrado. Outra opção é jogar água para distraí-lo e interromper o ataque. Direcione a água para a boca do animal para fazê-lo soltar. Se o cão estiver com uma coleira, você pode tentar colocar um pedaço de pau no espaço entre a coleira e o pescoço do cão, e fazer pressão para que ele pare de respirar. Isso pode fazer com que o cão solte a vítima.

Pastor Belga Malinois © Jozef Fehér/Pexels

Pastor Belga Malinois © Jozef Fehér/Pexels

Denuncie!

Em muitas cidades, cães potencialmente perigosos devem ser mantidos sob controle com coleira e focinheira em lugares públicos para evitar acidentes. Denunciar tutores irresponsáveis é crucial para garantir a segurança de todos. Conheça a legislação local, saiba como denunciar irregularidades e evite contato com cães desconhecidos, independentemente de sua aparência mansa e amigável.

Talvez te interesse ler também:

Especialista desaconselha estas 3 raças de cães e explica o porquê

Reino Unido Anuncia Proibição da Raça de Cães “Bully XL” após Ataques Graves

O comportamento do cão é apenas 9% determinado pela raça




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...