Como alvejar roupa branca sem usar água sanitária


Roupas brancas amarelam com o tempo, ficam manchadas de desodorante e de qualquer outra coisa, alimento ou tinta que seja. Como branquear a roupa, ou o tecido, sem usar água sanitária?

Por que NÃO devemos usar água sanitária?

Água sanitária (ou alvejante) libera cloro que reage com matéria orgânica no solo, na água e no ar para formar compostos organoclorados, que são altamente tóxicos para a vida selvagem.

Ademais, o cheiro desagrada, impregna nas mãos e o produto é tóxico seja para o homem que para a natureza.

Mas podemos não usar esse produto principalmente porque existem outras opções. Vejamos alguns exemplos:

Percarbonato de sódio

O percarbonato de sódio é encontrado em forma de pó sendo uma boa opção para clarear e tirar manchas de roupas e tecidos. Além de ser um branqueador ecológico, também possui propriedades desinfetantes e antibacterianas.

Não é adequado para usar em tecidos delicados.

Na máquina de lavar, use uma colher de sopa. Na roupa à mão, deixe a peça de molho em uma bacia com água morna e uma colher de sopa do produto.

O percarbonato de sódio consegue eliminar manchas porque em contato com a água se decompõe em carbonato de cálcio e peróxido de hidrogênio (água oxigenada) sendo eficaz para a remoção de manchas. Experimente!

Sabão em barra

É muito útil para pré-lavar e retirar manchas difíceis de sujeira. Passe o sabão no tecido banhado e esfregue no local da mancha, ou em toda a roupa se estiver amarelada . Deixe de molho por uma ou mais horas. Geralmente é o suficiente para branquear roupas e tecidos.

Sol

O Sol é um excelente clareador natural e ecológico. Funciona principalmente com manchas naturais de alimentos como as de tomate. Tais manchas se degradam sob a ação dos raios ultravioleta.

Coloque a roupa banhada e ensaboada no sol durante algumas horas. É um remédio da vovó.

Peróxido de hidrogênio ( água oxigenada)

Ideal para branquear roupas e tecidos delicados, a água oxigenada adicionada ao sabão líquido ou em pó é excelente. Dilua seu detergente 1 e 1/2 colher de sopa de sabão em 2 litros de água e adicione 2 colheres de água oxigenada (quanto maior o volume maior o poder branqueador). Mergulhe a roupa por 30 minutos, confira o resultado e depois enxágue bem.

Uma outra receita que leva sal e vinagre é ensinada nesse vídeo. O sal ajuda a manter a cor e é um conservante do produto. Pode ser usado também em roupas coloridas.

Anote os ingredientes:

  • 1 litro de água temperatura ambiente
  • 3colheres sopa água oxigenada 40 volumes
  • 100ml vinagre álcool
  • 1 colher sal (sopa)
  • 300ml detergente ou sabão líquido

Fontes:

  1. Ohga!
  2. greenweez

Talvez te interesse ler também:

Como tirar mancha de caneta de roupa, sofá, etc

Aprenda a tirar manchas de óleo das roupas, de modo fácil e natural

Como tirar manchas de suor e de desodorante (9 receitas naturais caseiras)

Como tirar vários tipos de manchas de roupas, de um modo natural

Como tirar o chiclete da roupa? 10 Dicas Eficazes!

Como tirar manchas de vinho dos tecidos sem danificá-los




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...