Esponja de maquiagem, por que é importante limpar?


Esponjas e pincéis de maquiagem são ferramentas essenciais para quem gosta de fazer uma bela maquiagem, mas muitas vezes as pessoas esquecem que elas precisam ser limpas e até mesmo substituídas com o passar do tempo.

De acordo com a dermatologista Luciana Kalache, pincéis e esponjas de maquiagem acumulam resíduos de produtos e também absorvem umidade e poeira do ambiente, favorecendo a proliferação de bactérias e fungos.

Ao utilizar muitas vezes o mesmo pincel ou esponja sujos, além de desperdiçar os produtos, fazem com que a pele esteja vulnerável ao aparecimento de irritações e dermatites como foliculite, micoses, herpes e até conjuntivite.

Para evitar esses problemas, os dermatologistas recomendam higienizar pincéis e esponjas de maquiagem pelo menos uma vez por semana. Além disso, é necessário limpá-los logo após o uso, para não acumular resíduos. Outra recomendação muito importante é com relação ao tempo de uso que não deve ultrapassar 3 meses.

Como fazer a limpeza das esponjas e pincéis?

Segundo especialistas, uma das formas de limpar esponjas e pincéis é utilizar apenas água e sabão neutro. No caso de pincéis com cerdas naturais, ela orienta ainda a utilização de condicionador.

Os passos para a limpeza dos pincéis são os seguintes:

  1. Lave somente as cerdas. Molhar o cabo com água ou produtos de limpeza estraga o material e pode danificar os pincéis;
  2. Esfregue apenas de frente para trás com delicadeza. Assim, os fios não correm risco de embaraçar;
  3. Deixe secar na horizontal ou de cabeça para baixo.

Existem ainda outras técnicas muito utilizadas por blogueiras e profissionais que prometem uma limpeza ainda mais rápida.

No caso das esponjas, basta colocar um pouco de detergente e água quente em uma tigela de vidro, mergulhar as esponjas (nesse caso é melhor não fazer com os pincéis) e colocar no microondas por apenas 1 minuto. Quem já testou comprovou que funciona.

Por fim, recomenda-se também que kits de maquiagem não sejam compartilhados entre amigas, pois essa prática favorece também o compartilhamento de doenças de pele e outras doenças. Melhor do que arrasar na maquiagem e esbanjar uma pele limpa e saudável naturalmente!




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...