A moda de colocar pimenta-do-reino na máquina de lavar roupa funciona?


Quando se trata de lavar roupa, várias coisas nos deixam nervosos. À parte as meias que desaparecem do infinito da máquina, você já perdeu roupa que descobriu com a lavagem? Isso é uma pena!

O indicado é separar as roupas por cores mas poucas pessoas fazem isso, até porque, para economizar energia, é útil usar a máquina em sua capacidade total.

Pois como comprar roupas novas o tempo todo é uma diversão cara, mas sobretudo poluente, existe esse truque econômico que, talvez, valha a pena tentar.

O truque, de acordo com vários sites, é adicionar uma colher de chá de pimenta-do-reino moída ao sabão em pó, para evitar que as cores desbotem com a lavagem.

Assim, você poderia evitar um grande número de frustrações na lavagem de roupas com a pimenta-do-reino, um tempero econômico e sustentável, que não vai estragar nem as roupas nem os rios e mares.

Resíduos de sabão em pó nas roupas

Você sabia que sabão em pó não só limpa as roupas, como pode também deixar marcas?

Muitas manchas e descoloridos são culpa do sabão em pó, pois o resíduo dele fica grudado nas roupas, podendo manchar e descolorir os tecidos, principalmente se usado de maneira incorreta, na máquina muito cheia ou em quantidade muito grande de sabão.

Para evitar que o sabão em pó estrague as belas roupas, uma recomendação que gira há anos na internet é misturar uma colher de chá de pimenta-do-reino ao sabão em pó, para evitar a descoloração das peças, principalmente as de cor escura.

Mas funciona? Como funciona?

Você provavelmente está se perguntando: como a pimenta-do-reino evita a descoloração das roupas? É porque ela age como um esfoliante natural, esfregando suavemente o resíduo de sabão que aparentemente causa o desbotamento. Além disso, ela impede que as cores das roupas se misturem.

Mas será que funciona? 

Muitos internautas que testaram dizem que sim, e que as roupas não ficam com cheiro da pimenta, que vai embora durante a lavagem.

Mas nem todos aconselham o uso.

A editora desse site chamado Reviewed, acredita que o truque é desnecessário e que, embora seja seguro colocar pimenta na máquina de lavar, outros métodos podem ser melhores, como colocar vinagre branco, por exemplo, para manter a coloração.

Margeaux Baulch Klein do Simplemost diz que testou sem resultados especiais mas com o incômodo de ter de tirar resíduos de pimenta da máquina de lavar.

Além da pimenta-do-reino e do vinagre branco, o sal grosso também faz esse efeito de “segurar” a cor do tecido, principalmente os de cor escura.

É testar um e outro para ver. De qualquer forma, são mais econômicos e ecológicos que os produtos químicos dos supermercados, pois até para estes há dúvidas se funcionam.

Talvez te interesse ler também:

Recicle e reutilize sabão e sabonete. Salve o bolso e o meio ambiente. Veja como!

10 Receitas Fáceis de Sabão Líquido Caseiro

O ‘armário inteligente’ que lava sem sabão, seca e passa a roupa sozinho

Roupas poluentes? Sim, nossas roupas poluem e degradam o meio ambiente

Esta invenção simples captura microfibra das roupas e impede que microplástico vá parar no oceano




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...