©Sarah Chai/Pexels

A moda de colocar pimenta-do-reino na máquina de lavar roupa funciona?

A moda de colocar pimenta-do-reino na máquina de lavar roupa funciona?

Quando se trata de lavar roupa, várias coisas nos deixam nervosos. À parte as meias que desaparecem do infinito da máquina, você já perdeu roupa que descobriu com a lavagem? Isso é uma pena!

O indicado é separar as roupas por cores mas poucas pessoas fazem isso, até porque, para economizar energia, é útil usar a máquina em sua capacidade total.

Pois como comprar roupas novas o tempo todo é uma diversão cara, mas sobretudo poluente, existe esse truque econômico que, talvez, valha a pena tentar.

O truque, de acordo com vários sites, é adicionar uma colher de chá de pimenta-do-reino moída ao sabão em pó, para evitar que as cores desbotem com a lavagem.

Assim, você poderia evitar um grande número de frustrações na lavagem de roupas com a pimenta-do-reino, um tempero econômico e sustentável, que não vai estragar nem as roupas nem os rios e mares.

Resíduos de sabão em pó nas roupas

Você sabia que sabão em pó não só limpa as roupas, como pode também deixar marcas?

Muitas manchas e descoloridos são culpa do sabão em pó, pois o resíduo dele fica grudado nas roupas, podendo manchar e descolorir os tecidos, principalmente se usado de maneira incorreta, na máquina muito cheia ou em quantidade muito grande de sabão.

Para evitar que o sabão em pó estrague as belas roupas, uma recomendação que gira há anos na internet é misturar uma colher de chá de pimenta-do-reino ao sabão em pó, para evitar a descoloração das peças, principalmente as de cor escura.

Mas funciona? Como funciona?

Você provavelmente está se perguntando: como a pimenta-do-reino evita a descoloração das roupas? É porque ela age como um esfoliante natural, esfregando suavemente o resíduo de sabão que aparentemente causa o desbotamento. Além disso, ela impede que as cores das roupas se misturem.

Mas será que funciona? 

Muitos internautas que testaram dizem que sim, e que as roupas não ficam com cheiro da pimenta, que vai embora durante a lavagem.

Mas nem todos aconselham o uso.

A editora desse site chamado Reviewed, acredita que o truque é desnecessário e que, embora seja seguro colocar pimenta na máquina de lavar, outros métodos podem ser melhores, como colocar vinagre branco, por exemplo, para manter a coloração.

Margeaux Baulch Klein do Simplemost diz que testou sem resultados especiais mas com o incômodo de ter de tirar resíduos de pimenta da máquina de lavar.

Além da pimenta-do-reino e do vinagre branco, o sal grosso também faz esse efeito de “segurar” a cor do tecido, principalmente os de cor escura.

É testar um e outro para ver. De qualquer forma, são mais econômicos e ecológicos que os produtos químicos dos supermercados, pois até para estes há dúvidas se funcionam.

Talvez te interesse ler também:

Recicle e reutilize sabão e sabonete. Salve o bolso e o meio ambiente. Veja como!

10 Receitas Fáceis de Sabão Líquido Caseiro

O ‘armário inteligente’ que lava sem sabão, seca e passa a roupa sozinho

Roupas poluentes? Sim, nossas roupas poluem e degradam o meio ambiente

Esta invenção simples captura microfibra das roupas e impede que microplástico vá parar no oceano

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *