Existem alternativas ecológicas mais válidas que o vinagre em alguns casos


Muitas pessoas utilizam o vinagre para limpar a casa, lavar as roupas, pois ele é um desinfetante natural, ajuda a dar brilho e clarear as coisas, entre outras utilidades. No entanto, o vinagre não é 100% mocinho no quesito meio ambiente. Isso acontece por que o produto conta com uma substância chamado ácido acético, que agride o ecossistema, principalmente a vida marinha.

O ácido acético é corrosivo e pode causar danos aos seres marinhos, como peixes e outras espécies marinhas.

Além disso, o vinagre corrói o metal, liberando níquel, o que pode ser danoso para quem tem alergia ao material.

Por seu potencial corrosivo, pode ainda danificar equipamentos, como máquinas de lavar, superfícies, como mármore, telas, entre outros. É importante ressaltar que o mais danoso do vinagre é quando ele é utilizado em lugares nos quais a água vai parar no sistema de drenagem. Por isso não é recomendado usá-lo para lavar roupa, por exemplo. Pois o vinagre vai parar no esgoto e daí para o ambiente marinho, prejudicando o meio ambiente.

Onde usar o vinagre

Em outras situações, ele pode ser usado tranquilamente, como para remover odores de colchões, tapetes e outras superfícies, limpar a geladeira, vidros ou o chão.

Onde substituir o vinagre

Para usos que envolvam rejeitos que vão parar no esgoto o vinagre pode ser substituído por outras substâncias, como o ácido cítrico, o bicarbonato de sódio, limão, óleos essenciais, sabão de Marselha e carbonato de sódio.

Talvez te interesse ler também:

AS PLANTAS REALMENTE PURIFICAM O AR EM CASA? PESQUISA FRANCESA QUESTIONA

LIMPEZA DOMÉSTICA: OS 10 INGREDIENTES E PRODUTOS MAIS PERIGOSOS PARA A SAÚDE

A POEIRA DE CASA ENGORDA: A HIPÓTESE VEM DE UM NOVO ESTUDO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...