Alimentos que não estragam nunca (ou quase nunca)


Em tempos de crise e até mesmo de escassez de comida em alguns lugares do mundo, é importante saber que alguns alimentos, mesmo que tenham passado da validade impressa nas embalagens, podem ser consumidos sem maiores problemas por semanas ou até anos depois da data de validade.

Segundo algumas pesquisas, a data que é impressa nas embalagens dos alimentos serve para indicar o período que eles retêm suas propriedades. Caso passem do prazo, não significa que não possam ser consumidos pois, quando bem conservados, alguns alimentos ainda estão aprovados para o consumo por tempo indeterminado.

Interessante, não é mesmo?!

Além disso, alimentos perecíveis podem ter uma durabilidade maior se conservados de forma correta. Nem todos os alimentos podem ser armazenados na geladeira e, mesmo os que podem, necessitam de cuidados especiais para durarem mais, como por exemplo não podem ficar próximos a outros por causa dos gases que emitem ao amadurecerem, prejudicando a durabilidade dos demais.

Para isso existem algumas técnicas de conservação (as quais já abordamos por aqui), mas a melhor de todas é: compre somente o necessário! Assim evitamos o desperdício e até mesmo o trabalho dobrado para cuidar dos alimentos nos tempos de correria.

Caso necessite armazenar alimentos por algum motivo, opte por alimentos que possuem longo tempo de conservação. Veja a lista dos:

Alimentos que não estragam nunca (ou quase nunca)

  1. Arroz branco – Não só o branco, mas quase todos os tipos de arroz tem longa durabilidade quando mantidos na embalagem fechada. Exceto o arroz integral e o longo que, por conterem gordura em sua composição, possuem uma durabilidade menor.
  2. Feijões secos – Segundo especialistas, os feijões secos em suas embalagens podem durar até um ano após a validade informada no pacote. Diferente dos feijões enlatados, pois estes além de estarem cozidos, possuem sódio e alguns aditivos em sua composição.
  3. Amido de milho – Também conhecido como “Maizena”, a farinha de milho utilizada para preparar mingau ou engrossar molhos, pode ser consumida em qualquer tempo, desde que armazenada corretamente.
  4. Mel – Dizem que os arqueólogos encontraram mel ainda comestível nas pirâmides dos antigos egípcios. O mel tem longa durabilidade, além de ser excelente por suas propriedades antivirais e antibacterianas. Por ser doce, pode até cristalizar, mas mesmo assim é possível consumi-lo bastando aquecer um pouco até amolecer.
  5. Chia – Rica em aminoácidos essenciais e em fibras, a chia ajuda a diminuir o risco de doenças cardíacas. Elas podem ser consumidas até um ano depois do prazo de validade, se forem conservadas em local fechado e seco.
  6. Vinagre – Possui validade indeterminada devido ao seu alto teor ácido que garante sua preservação.
  7. Sal – Conhecido também como um conservante natural, o sal marinho tem validade por tempo indeterminado, já o sal iodado deve ser consumido em até cinco anos.
  8. Água – A validade que encontramos nas garrafas de água, estão mais relacionadas à embalagem do que ao conteúdo, ou seja, a água não tem validade, mas sim as embalagens em que elas são vendidas.
  9. Azeitonas – Quando conservadas em seus recipientes fechados, duram até três anos após o prazo de validade.
  10. Macarrão e massas cruas – O macarrão e massas feitas com farinha de trigo, possuem durabilidade indeterminada quando cruas. Exceto as que são preparadas com farinha integral. Claro que se bem conservado.
  11. Extrato de baunilha – Também possui validade indefinida.
  12. Café instantâneo – Dura até dois anos após o prazo de validade.
  13. Mostarda – Indicada por acelerar o metabolismo e possuir baixas calorias, a mostarda pode durar até três anos além do prazo de validade se conservada em embalagem fechada.
  14. Manteiga clarificada (ghee) – Tem maior durabilidade do que a manteiga comum, pois possui menor quantidade de proteína e água.
  15. Açúcar – Tem validade indefinida desde que mantido em ambiente seco e fechado, mas não significa que faz bem para a saúde uma vez que nem mesmo as bactérias conseguem se alimentar dele!
  16. Maple Syrup – As caldas do tipo maple são parecidas com o mel e quando bem conservadas em suas embalagens de vidro, podem ser consumida até o fim.
  17. Enlatados – Devido aos baixos níveis de ácido que possuem, os enlatados como legumes, carne e peixe mantêm-se frescos por até cinco anos, pois não desenvolvem bactérias que os estragariam, apenas podem mudar de cor, textura e aroma, como indicam alguns pesquisadores e fabricantes. No entanto, para garantir a durabilidade do conteúdo é importante que a lata não esteja amassada ou tenha sido aberta.
  18. Bebidas destiladas – O álcool presente neste tipo de bebida faz com que elas não estraguem e possam ser consumidas por três anos ou mais após a data de validade.

Em muitos países que possuem uma alta incidência de acidentes naturais, por exemplo, o governo exige que as famílias tenham provisões que incluem alimentos que garantem a sobrevivência delas por pelo menos 14 dias. Na lista dessas provisões, alguns dos alimentos citados acima estão inclusos.

Dicas para conservar bem os alimentos

Vimos que os alimentos não perecíveis podem ser conservados por muito mais tempo do que o recomendado em suas embalagens, se os mantivermos fechadas e armazenadas corretamente. Porém, existem algumas dicas úteis também para os demais alimentos que devem ser conservados em locais refrigerados, por exemplo.

Apesar da geladeira ser um ótimo auxiliador na conservação dos alimentos, é necessário saber utilizá-la pois, se não estiver na temperatura correta ou em bom estado de funcionamento, pode acelerar o processo de deterioração dos alimentos. E hoje, mais do que nunca, o desperdício de alimentos e o descarte por descuido na conservação dos mesmos, pode ser considerado até “crime” diante de tanta discrepância na mesa da população como um todo.

Por isso, elaboramos algum tempo atrás dois artigos com dicas sobre como conservar corretamente os alimentos na geladeira que fala inclusive da temperatura correta da geladeira tanto no inverno quanto no verão, bem como a diferença entre os compartimentos da geladeira e para que servem cada um deles.

O segundo artigo é sobre os truques para conservar melhor os alimentos, em que ressaltamos a importância de lavar os alimentos antes de armazená-los na geladeira. O mais curioso que colocamos nesse artigo, e que talvez poucas pessoas saibam, é que existem alimentos como frutas e legumes que liberam gás etileno quando estão amadurecendo. Esse gás pode fazer com que outros alimentos mais sensíveis amadureçam mais rapidamente e estraguem antes da hora.

Por isso, recomendamos a separação dos alimentos que emitem gás dos que estragam com maior facilidade. Além disso, alguns alimentos que são conservados em fruteiras como o abacate e a banana, por exemplo, devem ser pincelados com óleo ou azeite para terem maior durabilidade.

Outra dica que irá encontrar nesse último artigo, é com relação à higienização das folhas, legumes e verduras, bem como o local correto para armazenar cada um deles e também como conservar melhor os temperos frescos como coentro, alecrim, salsinha e manjericão.

Se quiser saber em detalhes, veja o conteúdo que “linkamos” em verde acima!

Esperamos que aproveitem essas dicas e conscientizem-se de que, a melhor maneira de evitar desperdícios e o descarte de alimentos é o consumo consciente. Evite comprar por impulso, só para encher a despensa ou a geladeira. Planeje sua alimentação e da sua família comprando semanalmente, se possível, somente o necessário.

Caso tenha excedido a quantidade necessária, doe o que pode ser consumido há tempo para aqueles que não tem o que comer e são obrigados a “caçar” o alimento de sua sobrevivência no lixo.

Talvez te interesse ler também:

SOBROU ARROZ E FEIJÃO? 8 RECEITAS VEGANAS PARA FAZER COM SOBRAS

DELICIOSAS RECEITAS PARA FAZER COM SOBRAS DE MACARRÃO

ECONOMIA E SAÚDE: MAIS MARMITAS E MENOS RESTAURANTES




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...