Centrifugado de frutas: o que é, como funciona a centrífuga e receitas


Diferente dos processos de outros instrumentos culinários, a centrífuga extrai o puro sumo das frutas, separando a polpa das cascas e sementes, simultaneamente. Saiba como funciona a centrífuga. Conheça as diferenças entre centrífuga, liquidificador e extrator de frutas, e aprenda receitas de sucos centrifugados.

{index}

O que são sucos centrifugados

centrifugados 3

Existem várias maneiras de se extrair o suco das frutas. Uma forma é através da centrífuga, um aparelho que extrai o líquido da fruta separando-a da polpa ou seja da parte sólida. Neste método, as fibras não são integradas ao sumo, que é a parte líquida da fruta.

Como funciona uma centrífuga

A centrífuga processa a fruta inteira, sem precisar descascar. Em questão de segundos, extrai o suco das frutas, legumes e hortaliças.

Obtém o suco da fruta, já separado das sementes e do bagaço, ou seja, o suco sai pronto sem precisar bater ou coar. O aparelho geralmente contém um pilão e um bocal onde processar a fruta inteira ou em pedaços, além de um filtro em aço com sistema de alta rotação. Esta descrição dos componentes e funções de uma centrífuga pode variar de acordo com a marca e a fabricação do produto.

Diferenças entre centrífuga e extrator

centrifuga 1

Ambos os aparelhos eletrodomésticos extraem suco das frutas, mas qual a diferença entre eles? O extrator comparado com a centrífuga tem velocidade e potência menores portanto seu preço é menor, mas claro, dependendo da marca. O extrator tem menos complexidade, equipamentos e funções.

Pode-se dizer que é um misto de espremedor de frutas com centrífuga.

O extrator de sucos é mais fácil de manusear e serve para extrair, com mais facilidade e praticidade sucos das seguintes frutas: laranja, limão, abacaxi, manga, maçã, maracujá, ressaltando o sabor natural da fruta.

Para quem não conhece um aparelho de extrator de sucos, confira neste vídeo com a resenha de um consumidor sobre o produto.

Vantagens e desvantagens da centrífuga e do extrator

Existem vários tipos e preços tanto da centrífuga como do extrator de frutas.

É bom pesquisar antes de comprar, lendo inclusive a opinião e a avaliação dos compradores, nos sites de vendas, sobre os produtos que se tem a intenção de comprar, para fazer uma boa aquisição.

Fazendo uma comparação entre os dois aparelhos podemos dizer que a centrífuga tem mais funções, é mais veloz, porém é mais cara. Se a pessoa está procurando um aparelho mais potente e com mais utilidade, extraindo o sumo puro das frutas, legumes e verduras, esta seria a melhor opção mas, cada um decide com base em suas necessidades e bolso.

Se não dá para pagar o preço de uma boa centrífuga, a alternativa a se pensar é o extrator, que tem a vantagem de ser mais simples e prático de manusear e mais barato. O extrator de frutas é mais indicado para fazer laranjada e limonada extraindo, ao máximo, o puro suco.

Diferenças entre liquidificador e centrífuga

Uma das formas mais convencional de fazer sucos ou vitaminas é o liquidificador, que tritura a polpa da fruta junto com o sumo ou seja, a parte líquida.

A vantagem da utilização, tanto do liquidificador como da centrífuga, é que são instrumentos fundamentais na cozinha para transformarmos frutas, verduras, grãos e legumes em sucos, vitaminas e diversas bebidas à base de vegetais, tanto quentes como geladas. Ambos são utensílios que contribuem para ingerirmos as frutas e outros alimentos, sob a forma líquida, facilitando a assimilação dos seus nutrientes pelo nosso corpo.

O liquidificador é mais fácil de utilizar e limpar, mais econômico e simples, além de que, serve também para outros usos (para fazer bolos, tortas etc). Para fazer vitaminas com abacate e banana, por exemplo, é melhor utilizar o liquidificador, já que não frutas com pouco suco, o que não convém colocar na centrífuga.

O liquidificador conserva as fibras das frutas e hortaliças, o que ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo (sem fome) e contribui para o bom funcionamento do aparelho digestivo.

Agora, para usar em sucos vegetais como beterraba e cenoura, o mais adequado é a utilização da centrífuga, pois é difícil de obter a parte líquida destes legumes no liquidificador. O gosto destes legumes ficam mais realçados quando são centrifugados.

O suco centrifugado tem valor nutricional mais alto, pois a centrífuga extrai o sumo puro dos vegetais que contém alta concentração de vitaminas e minerais, porém, sem as fibras!

Uma lado desvantajoso da centrífuga, em comparação com o liquidificador, é que ela tem muitas peças, precisa montar e desmontar e dá mais trabalho para limpar. O tamanho da centrifuga é maior que a do liquidificador, ocupando mais espaço na cozinha, além de consumir mais energia e ser um eletrodoméstico mais caro.

Agora,vejam na prática através deste vídeo um suco super saudável sendo feito no liquidificador e na centrifuga, para ver a diferença entre os dois aparelhos:

Os benefícios dos sucos centrifugados

Os sucos centrifugados têm a vantagem de serem facilmente absorvidos pelo organismo e são ótimos para desintoxicação de nosso corpo.

Os sucos feitos na centrífuga preservam os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso metabolismo.

Porém é importante salientar que os sucos centrifugados não contêm fibras, pois estas são descartadas na centrifugação, mas podem ser aproveitadas como ingredientes em diversas outras receitas culinárias. As fibras são importantes nutrientes para o nosso organismo, por isso o mais indicado é diversificar a forma de consumo de frutas, legumes e verduras, para ficar com a nutrição equilibrada.

Trocando em miúdos, só viver de suco detox não mantém o nosso corpo saudável. Se possível, consuma vegetais orgânicos, cultivados sem agrotóxicos. Caso não seja possível, deixe os vegetais de molho em água com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

Os sucos centrifugados têm várias funções para o nosso organismo:

  • desintoxicante;
  • antioxidante;
  • tônico;
  • fortificante;
  • calmante;
  • regenerador;
  • estimulante;
  • digestivo, entre outras.

Receitas de sucos centrifugados

E agora que falamos sobre os benefícios dos sucos centrifugados, sobre como funciona a centrífuga, as suas vantagens, diferenças e desvantagens com relação a outros eletrodomésticos similares, vamos às receitas:

Para fazer estes sucos nutritivos e desintoxicantes, pode-se utilizar como ingredientes, as seguintes frutas e verduras:

  • abacaxi
  • limão;
  • couve;
  • girassol;
  • salsinha;
  • aipo;
  • morango;
  • maçã;
  • gengibre;
  • pera;
  • pêssego;
  • amora, entre tantos outros.

Basicamente, basta misturar as frutas e os vegetais que desejar na centrífuga, que o suco sai pronto. Veja algumas combinações (receitas) no link abaixo:

SUCOS CENTRIFUGADOS: 10 RECEITAS PARA DESINTOXICAR E EMAGRECER

Independente da forma de consumo dos vegetais, o importantes é ter estes alimentos, de forma permanente e frequente em nossa alimentação, seja in natura, sucos, vitaminas ou de outra maneiras.

Procedendo, assim, teremos uma alimentação balanceada e nutritiva e um corpo saudável.




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...