Água oxigenada: truques para a limpeza


A água oxigenada, peróxido de hidrogênio (H2O2), é poderosa para a limpeza de diversas coisas. Mas, ela é perigosa e pode lesionar seriamente sua pele e mucosas.

A água oxigenada é especialmente usada na limpeza de instrumentos médicos e dentários pois tem a capacidade de atuar de forma bactericida, contra alguns tipos destes microorganismos. Seu poder limpador (de algumas superfícies) se deve ao deslocamento das partículas, a sujeira, pela ação da molécula extra de oxigênio que a água oxigenada perde em contato com outros elementos (de H2O2 passa a H2O).

Esse é um processo de oxiredução que pode deslocar partículas ferrosas quando a roupa está suja com ferrugem, também desloca partículas de sangue nos tecidos. Mas, tem muitas contraindicações para o seu uso no corpo: por exemplo, os dentistas desaconselham seu uso em bochechos pois pode produzir ulcerações e até ter efeito carcinogênico ou produzir queimaduras e reações alérgicas, portanto, se informe e tenha cuidado com seu uso.

Porém, para limpar roupas brancas, superfícies na cozinha e banheiro, tecidos que amarelaram com o tempo, escovas de dentes, e impedir o crescimento do mofo em armários de cozinha, é mesmo boa. Veja abaixo algumas dicas de uso:

1) Tirar manchas das roupas

Misture água oxigenada ao sabão que você usa, fazendo uma pasta. Passe nas regiões manchadas com ferrugem, sangue, suor. Deixe um pouco para agir (vai espumar e deslocar as partículas) e depois, lave normalmente. Na roupa branca não há problemas de uso, não vai manchar mas, na roupa colorida isso vai depender do pigmento e da qualidade do tecido.

2) Desinfetar escova de dentes e outros objetos

Basta você deixar a escova de dentes, por exemplo, dentro de um copo com água oxigenada, por alguns minutos (3 a 4) e depois enxaguá-la em água pura, antes de usar.

3) Contra o mofo

Borrife água oxigenada sobre as superfícies e deixe atuar por 10 minutos. Depois, retire o excesso com um pano seco.

Uma observação importante

Tenha em conta que a água oxigenada, para uso doméstico, é só a de 10 volumes. A de 20 volumes é a usada em ambiente hospitalar e, outras mais fortes, só em laboratórios já que este produto é altamente corrosivo (que também é um processo de oxidação provocado pelo deslocamento das moléculas de oxigênio).

Talvez te interesse ler também:

COMO CLAREAR OS DENTES DE MODO EFICAZ E NATURAL

MANCHAS NO ROSTO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

RECICLE ÓLEO DE COZINHA FAZENDO SABÃO CASEIRO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...