Receita para fazer óleo de coco em casa


Você usa óleo de coco? Então, que tal aprender a fazer o seu, em casa? É fácil e sai mais barato do que os que se vende no mercado.

Antigamente a gente fazia em casa muitas das coisas que hoje compramos industrializadas. O óleo de coco, ou manteiga de coco, é uma delas.

Para fazer seu óleo de coco, para usar na cozinha ou como creme de corpo e cabelo, você vai precisar de cocos maduros e água filtrada. Só isso.

A receita

Cada família tem sua receita e proporções. Você poderá adaptar a sua receita e as proporções entre coco e água, que vai usar.

Você poderá usar algumas dessas proporções:

  • 2 cocos inteiros (tamanho médio) e 1,5 litro e meio de água filtrada
  • 4 cocos e 1 litro de água

A quantidade de água é só para facilitar a liberação do leite de coco da massa do coco ralado.

Como se faz:

Abra os cocos e retire toda a parte branca.

Rale tudo em um ralador fino, como se você fosse fazer coco fresco ralado.

Junte a água, bata tudo no liquidificador até misturar bem. Mas, também tem quem prefira não usar o liquidificador e amassar o coco ralado hidratado à mão mesmo.

Passe a massa hidratada do coco ralado em uma peneira fina e um pano fino de algodão, apertando bem para extrair todo o leite de coco.

Leve o leite do coco ralado, por 24 horas, para a geladeira, em pote tampado ou por 48 horas, em local fresco.

Após esse tempo o leite de coco se dissociará em uma parte líquida e outra sólida que é a gordura do coco. Retire só a gordura de coco, a parte sólida, para uma panela que irá ao fogo. O restante líquido você poderá usar em diversas receitas pois tem sabor de coco e algumas de suas propriedades.

A gordura do coco deverá ser cozinhada, lentamente, em fogo bem baixo, até derreter. O óleo de coco é translúcido após o derretimento ou, se você deixar mais tempo no fogo, ficará dourado.

Armazene em um vidro com tampa e conserve na geladeira por até um ano.

Leia também sobre o uso do óleo de coco:

ÓLEO DE COCO: EXTRAORDINÁRIOS USOS E BENEFÍCIOS PARA A IMUNIDADE E MUITO MAIS

101 MANEIRAS DE USAR O ÓLEO DE COCO

LEITE DE COCO: TANTAS PROPRIEDADES E USOS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 1 comentário

  1. Marina Costa
    Publicado em 23/09/2023 às 12:15 am [+]

    Óleo de coco é vida ! Cabelo, Corpo, Pele, serve para tudo e é muito saudável. Eu sempre compro no mercado , mas agora eu aprendi a fazer em casa mesmo.


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...