20 dicas para economizar água no dia a dia e como ensinar as crianças sobre o seu uso consciente


22 de março foi o , data criada para nos conscientizar sobre a importância desse recurso fundamental para a vida no planeta. O Dia Mundial da Água foi instituído pela ONU e muitas instituições (ONGs, escolas, governos) fazem campanhas alertando para o bom uso da água.

Talvez a maioria das pessoas saiba da sua importância e da sua escassez (há quem a chame de “ouro azul”), pois apesar de o planeta ter um volume de 70% de água, apenas 0,7% dela é potável. Essa data comemorativa nos faz lembrar da importância de se economizar água, mas as ações de respeito a esse elemento fundamental à vida devem ser colocadas em práticas todos os dias.

Vejamos como economizar água no dia a dia com pequenas grandes ações:

  1. Feche a torneira enquanto você ensaboa as mãos;
  2. Para escovar os dentes, use um copo;
  3. Reduza o tempo de banho;
  4. Varra a calçada em vez de lavá-la;
  5. Repare as torneiras com vazamentos;
  6. Para lavar frutas e verduras, não precisa usar litros de água corrente: limpe-as as em uma bacia com um pouquinho de bicarbonato de sódio e uma outra para enxaguar;
  7. Use a máquina de lavar roupa e louça apenas quando tiver carga suficiente para completá-las;
  8. Se não tiver máquina de lavar louça, use uma bacia para lavar pratos e utensílios e outra para enxaguar. Use pouco sabão e do biodegradável;
  9. Se você tiver um jardim, regue as plantas no início da manhã ou à noite;
  10. Lavar o carro em um lava-jato é melhor do que lavar em casa;
  11. Reutilize água;
  12. Recolha a água da chuva para regar as plantas na parte da manhã
  13. Reaproveite a água do cozimento dos alimentos;
  14. Não desperdice alimento. Isso é desperdiçar água também, pois todo processo produtivo utiliza água. Conheça aqui o conceito de água virtual;
  15. Compre menos, recicle e reutilize mais. Tendo em mente o conceito de água virtual, fica fácil entender que comprar significa, também, gastar água. Por isso o consumo de bens deve ser pensado e repensado.

Dicas dos especialistas

agua 2

Há várias dicas de especialistas para novas instalações em casa que ajudam a economizar água. Se você está construindo a sua casa ou pensando em uma reforma, confira essas dicas valiosas.

O consumo de água em casa pode ser reduzido em 45% com a instalação de:

  1. Vasos sanitários inteligentes, que funcionam a seco
  2. Máquinas de lavar roupa e lava-louças que otimizam e economizam água e energia
  3. Chuveiros e torneiras de alta eficiência na utilização da água. O E-shower ainda não está à venda, mas daqui a pouco estará. Ele tem um sistema que permite ajustar a temperatura e mantém sob controle as economias de água e energia. E tem, também, a Swirl, uma torneira com uma turbina dupla incorporada à torneira que é capaz de criar um vórtice de água natural sob a influência da gravidade. A sua tecnologia economiza em 15% o gasto de água
  4. Nas hortas aconselha-se a instalação de um sistema de irrigação por gotejamento
  5. E gramados com o tipo de grama que requeira menos água

Hoje em dia, já existem arquitetos especializados em bioconstrução, um tipo de construção que aplica medidas, dentre outras, que fazem ainda mais diferença na redução da água e da energia para o consumo doméstico.

Ensine as crianças sobre o consumo consciente da água

agua 3

Vamos ensinar as crianças sobre o consumo consciente de água? Afinal, dar o exemplo em casa é uma ótima forma de ensiná-las sobre a importância da água. Confira as dicas da Fundação Grupo Boticário:

1. Comece por uma lista de ações

Converse com os seus filhos e, juntos, elaborem uma lista com itens que podem servir como metas, como reduzir o tempo de banho em cinco minutos por pessoa, varrer a calçada em vez de lavar, coletar a água que cai do chuveiro enquanto a temperatura está sendo regulada e outras ações que resultem em economia.

Ao fim de cada semana, a família pode retomar a lista para avaliar o que foi ou não cumprido

2. Reutilize a água

Ensine as crianças os afazeres nos quais se utiliza ou não água potável. Vocês podem reutilizar a água para usá-la na limpeza da casa, por exemplo.

3. Cultive um jardim

Para ensinar as crianças que água é vida, faça um jardim com elas, mostrando que os vegetais não vivem sem água e que isso compromete a disponibilidade de alimentos.

4. Entre em contato com a natureza

Visite parques na sua cidade e programe passeios em contato com a natureza para demonstrar às crianças a importância de conservar as áreas naturais e a relação delas com as fontes de água.

5. Escolha o que e quando comprar

Faça compras de mercado com as crianças. Escolha os alimentos explicando que para eles estarem prontos para a venda foi utilizada água no processo de produção. Você pode contar para elas que para produzir um quilo de carne bovina são necessários aproximadamente 15 mil litros de água. Já a mesma quantidade de carne de frango exige quase quatro mil litros. Faça escolhas conscientes e explique às crianças porque um produto é mais aconselhável de ser consumido do que outros.

É fundamental tornar as crianças conscientes da importância da águe a da sua preservação. Fazendo a nossa parte, elas podem seguir um caminho mais sustentável do que a nossa geração.

Talvez te interesse ler também:

ECONOMIZAR ÁGUA NO HORTO: SISTEMA AUTOIRRIGANTE ECONOMIZA 80% D’ÁGUA

O QUE ECONOMIZA MAIS ÁGUA: LAVAR LOUÇA À MÃO OU NA MÁQUINA?

DEPOIMENTO DE VIVIENNE WESTWOOD PARA A PETA: ECONOMIZE ÁGUA, TORNANDO-SE VEGETARIANO




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...