Queimou demais com o sol? Descubra o que passar na pele

  • atualizado: 
queimadura solar

O verão chegou e com ele o sol vai ficando cada vez mais forte. Para se refrescar, muitas pessoas aproveitam para pegar aquela praia ou piscina e abusam do sol por esquecerem de se proteger. Resultado: ardência e vermelhidão. O que fazer para aliviar esse mal-estar?

Lívia Martins, fitoterapeuta e ginecologista, falou para a Rádio EBC sobre os benefícios da babosa para ajudar a combater a radiação solar, que é potencialmente cancerígena. A babosa atua como uma espécie de impermeabilizante para a nossa pele.

As mudanças ambientais cada vez mais favorecem a radiação solar e nós, que moramos abaixo da linha do Equador, ficamos muito mais vulneráveis. Não à toa, o câncer de pele é um dos que mais atinge a população brasileira.

Todo cuidado é pouco

A fitoterapeuta destaca que o filtro solar é importante para proteger do sol, mas que ele é inacessível para muitas pessoas, já que o seu custo é elevado. Mas nem por isso quem não tem dinheiro para comprar filtro solar precisa ficar desprotegido. Outro problema do filtro solar é que ele exige disciplina, já que tem de ser reaplicado a cada quatro horas ou menos.

Usar roupas adequadas é fundamental para quem vai ficar muito tempo exposto ao sol. Blusas de manga longa e calça comprida devem ser usados para proteger o corpo da radiação solar, assim como o chapéu ou boné. Todos esses instrumentos servem de barreira contra o sol.

Os benefícios da babosa

babosa

Aloe succotrina e Aloe vera são uma das espécies da planta conhecida popularmente como babosa, reconhecida por suas propriedades benéficas.

O gel de aloe vera é excelente para ser aplicado no corpo com vermelhidão de sol. Outro forma de usar plantas medicianais é ferver a folha de folha santa até ela ficar macia. Espere-a esfriar e coloque-a sobre a região onde foi aplicado o gel de aloe vera anteriormente. Isso vai gerar um grande alívio no local com ardência.

Lívia destaca que alguns alimentos também têm o poder de proteger da radiação, como a casca da jabuticaba e da uva e o açafrão.

Procure sempre se proteger do sol para evitar, depois, usar remédios para aliviar os efeitos de uma exposição prolongada. E o pior: correr o risco de um câncer de pele. Use boné, guarda-sol, roupas longas, protetor solar, babosa, ou seja, tudo o que você tiver à disposição para cuidar de sua saúde.

Especialmente indicado para você:

setaBABOSA: O QUE ACONTECE AO CORPO SE BEBER UM COPO DE ALOE VERA POR DIA?

setaDEZEMBRO LARANJA: PREVINA-SE DO CÂNCER DE PELE

setaMANCHAS NO ROSTO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

setaTOMAR SOL É MAIS PERIGOSO DO QUE SE PENSAVA