Panelas: 5 usos alternativos e práticos para experimentar em casa

panela-usos-alternativos

As panelas servem essencialmente para cozinhar. Há, no entanto, diversas outras coisas que podem ser feitas com elas, além de preparar alimentos. São truques simples que darão novas utilidades às panelas e farão com que alguns afazeres domésticos sejam muito mais fáceis. Veja 5 truques simples que podem ser feitos com as panelas além de cozinhar.

Descascar alhos

descacar alhos

Há quem não goste de descascar alhos de jeito nenhum, afinal, o cheiro gruda dependendo do manuseio, e só vai sair depois de dias. Mas, podemos usar as panelas que temos em casa para descascar os alhos facilmente. Para este truque doméstico, recomenda-se a utilização de uma panela de pressão, pois sua tampa ficará bem fechada. Caso não tenha, não tem problema, é possível fazer também.

Coloque os dentes de alho dentro da panela (com casca e tudo). Não precisa adicionar mais nada além dos alhos. Tampe a panela e chacoalhe bem durante 30 segundos a 1 minuto. Pronto, basta abrir a panela que os dentes de alho estarão todos descascados.

Descascar ovos

descascar ovos

Descascar ovos é outra tarefa doméstica que sempre consome muito tempo. Normalmente a casca não sai direito e é necessário retirar pedacinho por pedacinho num árduo e demorado trabalho. Pois bem, o sofrimento acabou. Para realizar este truque, também é recomendável uma panela de pressão. Assim que os ovos estiverem cozidos, retire a água quente e encha a panela com água fria. Tampe a panela novamente, mexa bem chacoalhando com bastante vigor por cerca de 30 segundos. Abra a panela e as cascas sairão facilmente.

Quebra e pica o gelo

quebra pica o gelo

Quem gosta de preparar drinques, sucos ou outras bebidas, quase sempre se pega na empenhosa missão de picar gelos. Gente há que enrole o gelo em um pano e bata o pano por toda parte até que o gelo esteja todo quebrado. Isso, além de dar um cansaço enorme, ainda pode deixar resíduos no gelo, desfavorecendo a bebida que o receberá. Para picar e quebrar o gelo mais facilmente basta utilizar uma panela. Coloque todo o gelo que deseja dentro da panela, tampe-a e agite-a bem por cerca de 30 segundos a 1 minuto. Pronto, o gelo estará todo picado. Se achar que precisa quebrar mais, basta tampar a panela novamente e mexer mais um pouco.

O manuseio da panela

manuseio da panela

Muitas vezes, enquanto cozinhamos ou lidamos com panelas, acabamos por não encontrar um local ideal para descansar a colher que utilizamos. Um truque simples é utilizar sempre uma colher de madeira, pois, além de não esquentar, você pode encaixá-la no buraco das alças das panelas que quase sempre tem um buraco do tamanho exato da colher. Além disso, caso esteja preparando algum alimento que levanta fervura, basta deixar a colher dentro da panela. Isso evitará que a espuma vaze para fora da panela, pois ela subirá ao redor da colher.

Ferro de passar

ferro de passar

Nem todo mundo tem ferro de passar roupas em casa, mas quase sempre surgem situações de urgência em que é necessário sair com a roupa bem passada. As vezes se tem o ferro, mas se está viajando e não levou o ferro na bagagem. Um truque simples para resolver isso é esquentar a panela no fogão. Basta então utilizar a panela quente e passar sobre a peça de roupa que deseja tirar os amarrotados. Para quem tem dúvidas se isso realmente funciona, basta se lembrar do ferros de passar roupa de antigamente, eram todos preenchidos com carvão quente para que passassem as roupas.

Veja o video abaixo:

Orientações gerais

Panelas quentes podem ser instrumentos muito perigosos. Para que os truques acima sejam realizados com segurança, primeiro certifique-se de que sejam executados por uma pessoa adulta. Caso não haja nenhum adulto por perto, não faça, afinal, nunca se sabe o que esperar de um mau manuseio de panelas quentes, no mínimo uma queimadura.

Especialmente indicado para você:

seta10 SURPREENDENTES USOS ALTERNATIVOS PARA O SAL

setaCABELOS: 6 ALTERNATIVAS NATURAIS PARA O XAMPU

setaQUAIS SÃO AS MELHORES PANELAS PARA COZINHAR? OS PRÓS E CONTRAS DE TODOS OS MATERIAIS

 Fonte e fotos