Raios: como se proteger durante tempestades?

raios

A primavera vem chegando e com ela as primeiras chuvas já começaram a cair, precipitando as águas do verão. Junto com as chuvas vêm, também, os raios. O Brasil é um país tropical, o que favorece a formação de tempestades

Os raios podem ser muito perigosos porque os seus efeitos podem ferir e até matar as pessoas que estão próximas aos locais onde eles caem. Secundariamente, os raios podem causar incêndios e quedas de energia provocadas por descargas elétricas capazes de atingir uma pessoa.

A corrente de um raio pode causar, também, queimaduras e danos a órgãos vitais, como coração, pulmão, sistema nervoso central devido a uma variedade de reações eletroquímicas. O dano está diretamente relacionado à intensidade da corrente, às partes do corpo afetadas e às condições físicas do incidente

Só para você ter uma ideia, de 20% a 30% das pessoas atingidas por raios morrem de parada cardíaca e respiratória e o restante, que sobrevive, sofre sequelas psicológicas e orgânicas, como perda de memória, perda de concentração e problemas para dormir. 

Estima-se que, no Brasil, 130 pessoas morrem vítimas de raios e 500 se ferem, anualmente. 

Como se prevenir de raios?

Para se prevenir de raios, tome as seguintes precauções, recomendadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e pelo Corpo de Bombeiros em entrevista à EBC:

1. Evite sair para rua se houver tempestade.

2. Se estiver na rua, procure um abrigo seguro, como prédios com proteção contra raio, abrigos subterrâneos, tais como metrôs. Evite lugares que não oferecem proteção, como celeiros, tendas, veículos sem capota, como tratores, motocicletas ou bicicletas.

3. Se estiver em casa, evite usar o telefone ou celular, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas, canos e janelas metálicas; tocar em qualquer equipamento eletrônico ligado à rede elétrica.

4. Não estacione perto de árvores ou de linhas de energia elétrica. Não procure abrigo em árvores.

5. Evite ficar em topos de montanha e de prédio, áreas abertas, como piscinas, praia, campos de futebol, estacionamentos abertos e próximo de cercas de arame, estruturas altas, como torres, linhas telefônicas e de energia elétrica.

6. Se você sentir os seus pelos arrepiados ou coceira na pele, é sinal de que um raio pode estar prestes a cair. Ajoelhe-se ou curve-se para a frente, colocando as mãos nos joelhos e a sua cabeça entre eles. Não se deite. 

7. Permaneça em casa, porque muitos objetos podem estar voando, devido à força da tempestade, e provocar lesões. Se começar a cair uma tempestade, não saia no quintal para tirar a roupa do varal, por exemplo.

8. Se você estiver dirigindo, estacione o carro em um lugar seguro. A visibilidade durante tempestades é reduzida para 10%. Tempestades ainda podem provocar alagamentos, fazendo com que os veículos sejam tomados pela água.

9. As tempestades duram cerca de 30 a 40 minutos. Permaneça em abrigo seguro até ela passar. 

Como proteger os aparelhos elétricos domésticos?

A instalação de pára-raios em casas e edifícios evitam a destruição de aparelhos, bem como incêndios e riscos para as pessoas. Mas apenas eles não garantem a proteção para os equipamentos eletrodomésticos.

Se você não conseguir desligar os equipamentos da tomada antes da tempestade cair, não tente fazê-lo durante a tempestade. Isso é extremamente perigoso.

Assista ao vídeo a seguir para saber como se formam os raios:

Especialmente indicado para você:

15 MANEIRAS PARA SE PROTEGER NATURALMENTE DA CHUVA (SEGUNDO OS ANIMAIS)

CLOUD: A LÂMPADA QUE TRAZ TROVÕES E RELÂMPAGOS PARA DENTRO DA CASA