Água oxigenada: truques para a limpeza

  • atualizado: 
água-oxigenada

A água oxigenada, peróxido de hidrogênio (H2O2), é poderosa para a limpeza de diversas coisas. Mas, ela é perigosa e pode lesionar seriamente sua pele e mucosas.

A água oxigenada é especialmente usada na limpeza de instrumentos médicos e dentários pois tem a capacidade de atuar de forma bactericida, contra alguns tipos destes microorganismos. Seu poder limpador (de algumas superfícies) se deve ao deslocamento das partículas, a sujeira, pela ação da molécula extra de oxigênio que a água oxigenada perde em contato com outros elementos (de H2O2 passa a H2O).

Esse é um processo de oxiredução que pode deslocar partículas ferrosas quando a roupa está suja com ferrugem, também desloca partículas de sangue nos tecidos. Mas, tem muitas contraindicações para o seu uso no corpo: por exemplo, os dentistas desaconselham seu uso em bochechos pois pode produzir ulcerações e até ter efeito carcinogênico ou produzir queimaduras e reações alérgicas, portanto, se informe e tenha cuidado com seu uso.

Porém, para limpar roupas brancas, superfícies na cozinha e banheiro, tecidos que amarelaram com o tempo, escovas de dentes, e impedir o crescimento do mofo em armários de cozinha, é mesmo boa. Veja abaixo algumas dicas de uso:

1) Tirar manchas das roupas

Misture água oxigenada ao sabão que você usa, fazendo uma pasta. Passe nas regiões manchadas com ferrugem, sangue, suor. Deixe um pouco para agir (vai espumar e deslocar as partículas) e depois, lave normalmente. Na roupa branca não há problemas de uso, não vai manchar mas, na roupa colorida isso vai depender do pigmento e da qualidade do tecido.

2) Desinfetar escova de dentes e outros objetos

Basta você deixar a escova de dentes, por exemplo, dentro de um copo com água oxigenada, por alguns minutos (3 a 4) e depois enxaguá-la em água pura, antes de usar.

3) Contra o mofo

Borrife água oxigenada sobre as superfícies e deixe atuar por 10 minutos. Depois, retire o excesso com um pano seco.

Uma observação importante

Tenha em conta que a água oxigenada, para uso doméstico, é só a de 10 volumes. A de 20 volumes é a usada em ambiente hospitalar e, outras mais fortes, só em laboratórios já que este produto é altamente corrosivo (que também é um processo de oxidação provocado pelo deslocamento das moléculas de oxigênio).

Talvez te interesse ler também:

COMO CLAREAR OS DENTES DE MODO EFICAZ E NATURAL

MANCHAS NO ROSTO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

RECICLE ÓLEO DE COZINHA FAZENDO SABÃO CASEIRO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!