50 fantásticos usos alternativos do bicarbonato de sódio

bicarbonato-de-sódio-50-usos
O bicarbonato de sódio, juntamente com o sal, o limão e o vinagre é um daqueles produtos que temos que ter sempre à mão, porque além do mais é muito facilmente encontrado em qualquer supermercado.

 Conheça 50 maneiras de usar o bicarbonato de sodio em casa, para a saúde e para a beleza.

Higiene pessoal

bicarbonato beleza 

1. Pasta de dentes

Se você costuma ler greenMe já deve saber que pastas de dente branqueadoras são um erro, pois feitas com microplásticos que acabam com a vida aquática. Pois bem, você pode usar o bicarbonato de sódio como um complemento para escovar os dentes, basta colocar um pouquinho de bicarbonato na escova para dar uma limpeza extra e com leve efeito abrasivo 100% natural.

2. Colutório

Dissolva uma colher de chá de bicarbonato de sódio em meio copo de água e use-o como um antisséptico natural que ajuda a combater o mau hálito, neutralizando odores ruins.

3. Limpeza de dentaduras e aparelhos bucais

Dissolva duas colheres de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água morna para mergulhar dentaduras e aparelhos móveis. O bicarbonato de sódio ajuda a retirar os restos de comida. É possível completar a limpeza com o auxílio de uma escova de dentes.

Leia mais: COMO CLAREAR OS DENTES DE MODO EFICAZ E NATURAL

4. Esfoliar rosto e corpo

Junte três partes de bicarbonato de sódio em uma parte de água pode obter um esfoliante a ser utilizado no rosto ou corpo. Massageie suavemente a pele com movimentos circulares e depois enxague com água morna.

Leia mais: ESFOLIANTE CASEIRO: 4 RECEITAS NATURAIS E SIMPLES

5. Desodorante

O bicarbonato de sódio pode ser usado como desodorante natural para os pés e axilas. Aplique-o puro com os dedos ou com a ajuda de uma esponja de pó. Para obter um líquido desodorante, dissolva duas colheres de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água, deixe repousar por 24 horas e coloque o liquido em um recipiente spray.

6. Digestivo e antiácido

Para ajudar na digestão e eliminar o ácido do estômago, é aconselhável dissolver uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água juntamente com o suco de meio limão. Assim se obtém um antiácido 100% natural que ajuda na digestão e evita o inchaço.

7. Picadas de insetos e irritações

Faça uma mistura cremosa para ser aplicada sobre as picadas de insetos para aliviar a coceira. Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um pouco de água e aplique um pouco sobre as áreas afetadas.

8. Limpeza das mãos

Para neutralizar odores e sujeira, esfregue nas mãos uma mistura feita com três partes de bicarbonato de sódio e uma parte de água. Você pode adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio no sabonete líquido que você normalmente usa para obter um ação antiodor ainda mais eficaz.

9. Shampoo

Adicione no xampu que você usa normalmente uma colher de chá de bicarbonato de sódio e misture bem. Seu cabelo ficará leve e limpo porque o bicarbonato elimina resíduos de produtos de styling.

10. Pentes e Escovas de cabelo

Para uma melhor limpeza das escovas de cabelo e dos pentes, mergulhe em uma bacia de água morna uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, que isso ajudará a eliminar qualquer resíduo presente nestes objetos.

11. Banho

Se você quiser uma pele macia e suave, adicione à água da banheira metade de um copo de bicarbonato de sódio e surpreenda—se com o efeito obtido.

12. Banho de pés

Coloque em uma bacia de água morna duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e mergulhe os pés para fazer um pedilúvio relaxante. Para amolecer a pele dos calcanhares e calos, misture um pouco de água com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para obter uma pasta para esfregar nas partes interessadas.

Limpeza e lavanderia

bicarbonato limpeza

13. Banheira

Para a limpeza de banheiras, pias, azulejos e sanitários, polvilhe nas superfícies a serem lavadas, um pouco de bicarbonato de sódio e depois esfregue-as com um pano ou uma esponja úmida. Para uma maior eficácia em manchas mais difíceis, faça um creme abrasivo misturando em um pouco de detergente de lavar louças, um pouco de sal e bicarbonato de sódio.

14. Panelas e pratos

Adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio na água e deixe de molho pratos e panelas com sujeiras difíceis para facilitar a remoção de manchas e gordura. Adicione uma colher de chá de bicarbonato de sódio no detergente que você normalmente usa para aumentar o efeito da limpeza.

15. Esponjas

Para desinfetar e eliminar odores de esponjas de lavar louça, mergulhe-los em uma bacia de água morna com a adição de quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

16. Micro-ondas

Para limpar o micro-ondas mergulhe um pano em uma solução de água e bicarbonato de sódio. Esta solução pode ser usada tanto no lado interno como externo do forno. Esfregue e depois exágue com um pano umedecido de água pura.

17. Prataria

Para a limpeza de talheres e objetos de prata faça uma pasta de polimento com três partes de bicarbonato de sódio e uma parte de água. Esfregue suavemente nos objetos usando um pano húmido. Enxágue com água morna e seque bem.

18. Xícaras e chaleiras

Para remover manchas e odores de chaleiras e xícaras, mergulhe-as em uma solução de água morna com bicarbonato de sódio. Para manchas mais resistentes, tente limpá-los usando a pasta de polimento acima descrita.

19. Limpeza do forno

Polvilhe no interior do forno um pouco de bicarbonato de sódio, com um recipiente spray, jogue água quente sobre e deixe a mistura repousar durante toda a noite. De manhã, limpe o forno usando uma esponja úmida para remover manchas e gorduras. Enxaguar e secar.

20. Pisos e pavimentos

Para a limpeza de pisos, você pode substituir os detergentes comuns no mercado colocando um copo de bicarbonato em um balde de água morna. Em seguida, proceder com a limpeza normal. Para as manchas mais difíceis, polvilhe um pouco de bicarbonato de sódio em uma esponja úmida e esfregue as áreas afetadas.

21. Móveis

Para remover manchas de móveis lacados polvilhe a superfície com bicarbonato de sódio e use uma esponja úmida para esfregar suavemente. Enxague e secar com um pano limpo.

22. Cortinas de chuveiro

Para limpar e desinfetar as cortinas de plástico do chuveiro, jogue bicarbonato de sódio nelas e faça a limpeza usando um pano ou esponja úmida. Enxague e deixe secar.

23. Na máquina de lavar

Para aumentar o efeito do sabão de lavar roupas, adicione uma colher de sopa de bicarbonato de sódio na gaveta onde se coloca o sabão da máquina de lavar.

24. Roupas das crianças

Para proteger a pele delicada das crianças é necessário o uso de detergentes muito suaves, mas muitas vezes as manchas são difíceis de remover. Para resolver o problema, adicione meia xícara de bicarbonato de sódio dentro so sabão em pó ou no ciclo da lavagem.

25. Fraldas laváveis

Para a pré-lavagem das fraldas de pano, dissolva em uma bacia de água morna metade de um copo de bicarbonato de sódio e coloque-as de molho.

26. Equipamentos de esporte

Use uma solução de água e bicarbonato de sódio para limpar equipamentos esportivos e o bicarbonato em pó para eliminar odores de mochilas e bolsas de ginástica.

27. Manchas de óleo e graxa

Para remover manchas de óleo e graxa do chão e pavimentos, por exemplo na garagem, polvilhe sobre a mancha bicarbonato de sódio e em seguida esfregue-a usando uma escova molhada.

28. Limpeza do carro

Use bicarbonato de sódio para limpar luzes, as partes revestidas de cromo, tapetes e janelas do carro. Coloque em um recipiente spray uma solução feita de um litro de água e 50 gr. de bicarbonato de sódio e use-a com um pano macio.

Desodorizar

bicarbonato desodorizar

29. Geladeira

Coloque um recipiente de bicarbonato de sódio em uma das prateleiras da geladeira. O bicarbonato de sódio irá absorver e neutralizar odores.

30. Tábua de corte

Para remover os odores que ficam nas tábuas de corte, polvilhe-as com bicarbonato de sódio e deixe descansar por alguns minutos antes de prosseguir para a lavagem habitual.

31. Latas de lixo

Polvilhe bicarbonato de sódio sobre a parte inferior das latas de lixo para afastar os maus odores.

32. Coleta seletiva

Limpe os recipientes usados para separar o lixo destinado à reciclagem usando uma esponja úmida com bicarbonato.

33. Tubos e ralos

Para eliminar os maus cheiros que vêm dos ralos e tubulações, despeje metade de um copo de bicarbonato de sódio em pias, chuveiros ou banheiras e deixe a água correr. Repita a operação uma vez a cada dez dias.

34. Máquina de lavar louça

Use água e bicarbonato de sódio para limpar e desinfetar a sua máquina de lavar louça. O bicarbonato pode ser usado em adição ao detergente da máquina de lavar louça a fim de aumentar a limpeza da louça e eliminar odores.

35. Marmitas

Desodorize as marmitas ou recipientes que você costuma usar para levar o seu almoço no trabalho, colocando bicarbonato e deixando os recipientes de molho de vez em quando antes de lavá-los normalmente.

36. Tapetes

Para eliminar odores de tapetes, espalhe abundantemente o bicarbonato e deixe-o agir por toda a noite. Recolha a maior parte do bicarbonato utilizando uma vassoura limpa e complete a limpeza com o aspirador de pó.

37. Aspirador de pó

Usando o método explicado acima para a limpeza dos tapetes, você vai obter um efeito "colateral" removendo os maus cheiros do seu aspirador.

38. Armários e gavetas

Deixe pequenos recipientes cheios de bicarbonato em armários e gavetas, se você quiser manter longe os maus odores.

39. Carro

Para remover os odores dos assentos e tapetes, polvilhe com bicarbonato de sódio e esperar uns quinze minutos antes de limpar.

40. Tênis

Para impedir a formação de odores desagradáveis ​​nos tênis, coloque sempre dentro deles um pouco de bicarbonato quando não estiverem em uso. Retire o bicarbonato antes de usá-los.

41. Roupa de cama e toalhas

Adicione meia xícara de bicarbonato de sódio para o ciclo de lavagem de lençóis e toalhas para obter um efeito refrescante e desodorizante.

42. Roupas de ginástica

Especialmente no vestuário usado para desportos, adicione meio copo de bicarbonato no ciclo de enxague da máquina de lavar, de modo a combater melhor os odores durante a lavagem e para alcançar um efeito desinfetante.

43. Pelúcia

Para um efeito refrescante e desodorizante em bichinhos de pelúcia, faça uma lavagem a seco com bicarbonato. Polvilhe o bicarbonato sobre a pelúcia e deixe-a repousar durante quinze minutos, depois escove-a.

Animais domésticos

bicarbonato animais

44. Caixinha do gato

Polvilhe o fundo da caixa do gato ou outros animais de estimação (hamsters, aves) um pouco de bicarbonato de sódio antes de colocar a areia limpa ou a argila para obter um efeito anti-odor.

45. Cestas e cobertores

Para uma melhor limpeza de cestas e cobertores de seus animais de estimação, adicione duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio na lavagem ou na água de enxaguar desses objetos. Para limpeza a seco, polvilhe os tecidos com o bicarbonato de sódio, espere quinze minutos e retire o excesso.

46. ​​Brinquedos

Mergulhe os brinquedos de plástico em água quente com bicarbonato de sódio e termine a limpeza usando esponja e sabão neutro se precisar. Polvilhe os brinquedos de pano com bicarbonato de sódio, deixe repousar por um longo tempo e elimine os resíduos usando uma escova suave.

47. Higiene dos animais

Para manter a pele limpa e brilhante de seu cão, adicione o bicarbonato de sódio com água ou coloque o bicarbonato de sódio sobre os pelos antes de escová-lo cuidadosamente.

Outros usos para o bicarbonato de sódio

bicarbonato usos

48. Fermento

Você pode adicionar uma colher de chá de bicarbonato de sódio ao fermento usado em doces e bolos. Lembre-se que o bicarbonato de sódio é um complemento do fermento, mas não o substitui.

49. Acampamento

O bicarbonato é um produto multiuso que será útil durante o teu próximo acampamento. Se você quiser viajar com uma pequena bagagem, ele servirá como desodorante, detergente para lavar louça, utensílios de cozinha e roupas, pasta de dentes e será útil em caso de picadas de insetos!!

50. Fumigações, inalações

As inalações a vapor, ou fumigações, ajudam a descongestionar as vias aéreas entupidas por resfriados, alergias, etc. Faça o seguinte: ferva a água, coloque a panela sobre a pia do banheiro ou da cozinha ainda fervendo e adicione uma ou duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio e respire os vapores por uns dez minutos, cobrindo sua cabeça com uma toalha para que os vapores não se dispensem rapidamente. É um remédio da vovó realmente eficaz, apenas tenha cuidado para não se queimar.