Repelente caseiro: como fazer sabonetes repelentes de insetos

sabonetes caseiros repelentes de insetos

Nós falamos aqui sobre como reutilizar o óleo da fritura fazendo sabão caseiro. Agora a proposta é usar óleos essenciais de cravo-da-índia (Syzygium aromaticum), citronela (Cymbopognon) e neem (Azadirachta indica), que têm efeitos repelente, bactericida e antifúngico para afastar um grande número de insetos, muito mais do que os repelentes usuais encontrados no mercado.

Segundo um estudo apresentado no Congresso Nacional de Química, o óleo de fritura é um componente de uso fácil e que não requer o acréscimo de soda cáustica, o que torna este sabonete bem menos agressivo à pele.

Receita

A base do sabonete é feita com glicerina derretida à qual são acrescentadas as essências das 3 plantas escolhidas (e você pode usar óleos essenciais de boa qualidade disponíveis no mercado ou extraí-las em casa) e, depois é acrescentado o óleo vegetal de fritura, que deve ser filtrado antes para retirar qualquer resíduo.

Mexe-se bem para integrar os componentes e, enquanto a massa estiver liquida, despeja-se em moldes e se deixa esfriar. Em pouco mais de 1 hora seus sabonetes estarão prontos. Basta tirar das formas e usar.

Veja aqui a receita básica em um tutorial com fotos.

Eficácia

O efeito repelente deste sabonete demonstrou uma persistência de até 2 dias na pele, diminuindo depois disso. O aroma é bastante duradouro, ressaltando-se o do cravo da índia e, a espuma produzida é similar à dos sabonetes industriais.

Propriedades dos ingredientes

O neem é uma planta indiana com comprovados benefícios medicinas em sua folha, com efeitos antisséptico, curativo, antiúlcera e anti-inflamatório, em uso externo.

Também é usada, internamente, para os mesmos efeitos além de ser hepatoprotetora e hipolipidêmica (redutora do colesterol).

É um repelente natural impedindo a ocorrência de malária, dengue e a doença de Chagas.

Já o cravo da índia tem propriedades antissépticas, bactericidas, antifúngicas e repelente de insetos.

E a citronela também é um repelente natural muito usado em cremes, velas e loções.

Leia também:

COMO FAZER REPELENTE CASEIRO

REPELENTE CASEIRO: CONHEÇA AS PLANTAS REPELENTES DE MOSQUITOS

Fonte foto: freeimages.com