Raquetes elétricas que matam mosquito evitam a dengue?


Elas caíram no gosto do freguês e até viraram um brinquedo de eliminar pernilongo. As raquetes elétricas custam pouco e parecem ser um método popular, rápido e barato de acabar com mosquitos, como o Aedes aegypti, responsável pela transmissão de várias doenças. Só que elas são insuficientes.

Estes dispositivos, que funcionam ao emitir um choque de baixa voltagem (0,005 amperes) inofensivo para humanos e animais, proporcionam uma sensação de alívio ao eliminar os insetos. No entanto, apesar de sua eficácia em matar mosquitos individualmente, as raquetes não são consideradas uma solução completa no controle e prevenção da dengue.

Especialistas destacam que, embora úteis, as raquetes exigem que a pessoa fique constantemente à procura de mosquitos para serem efetivas, o que é impraticável em áreas de alta infestação. Além disso, os mosquitos precisam entrar em contato com a tela da raquete para serem eliminados, o que significa que o dispositivo por si só não previne a presença ou picadas destes insetos.

Como evitar a dengue

Para um combate mais eficaz ao Aedes aegypti e à dengue, zika, chikungunya, são recomendadas várias estratégias complementares:

  1. Barreiras físicas: Instalar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.
  2. Vestuário protetor: Usar roupas longas e de cores claras, calças e camisas de manga comprida, e, se possível, meias e tênis para minimizar a exposição da pele, embora com o calor seja difícil.
  3. Uso de repelentes: Aplicar repelentes de pele aprovados contendo DEET, IR3535 ou icaridina, seguindo as instruções de uso para garantir proteção efetiva.
  4. Evitar acúmulo de água parada: Eliminar locais de acúmulo de água ao redor da casa, como pratos de plantas, pneus velhos, e qualquer recipiente que possa servir de criadouro para os mosquitos.
  5. Uso de difusores de repelentes ambientais: Em áreas internas, podem ser usados dispositivos que liberam substâncias repelentes para manter os mosquitos afastados.
  6. Plantas repelentes: O cultivo de plantas como citronela, cravo-da-índia e lavanda ao redor da casa pode ajudar a repelir mosquitos.
  7. Manutenção de áreas verdes: Cortar a grama e podar arbustos regularmente para evitar que se tornem locais de descanso para os mosquitos.
  8. Iluminação adequada: Utilizar luzes externas que são menos atrativas para os mosquitos, como lâmpadas de LED ou luzes amarelas.

É importante lembrar que a luta contra a dengue é um esforço contínuo que requer a combinação de várias medidas preventivas, tanto no nível individual quanto comunitário, para reduzir efetivamente a presença do Aedes aegypti e minimizar o risco de transmissão da doença.

Fonte: G1

Para se aprofundar, leia também:

Método simples e acessível: UnB mostra como reduzir em 80% o mosquito da dengue

Não use roupa dessa cor se quiser evitar picada de mosquito

Propagação do mosquito e meio ambiente: por que é difícil combater o Aedes?

Tudo o que você quer saber sobre dengue hemorrágica

Para evitar a dengue: controle do vírus na reprodução natural do inseto

Bromélias, sim, mosquitos, não




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...