Chuveiro emite cor vermelha quando o banho está demorado


Um chuveiro que avisa quando o banho passou do tempo e está demorando muito? Sim, é isso que este chuveiro faz – ele é iluminado, muda de cor, de verde para vermelho, pelo tempo de uso. É provável que, ao tomar consciência, quem está no banho reduza o gasto de água.

Uma invenção interessante e, não mais cara do que os inúmeros modelos modernos de chuveiro disponíveis no Brasil (pesquisei os Lorenzetti – hoje esta marca vai de 37 a 250 reais). O preço proposto pelos inventores, para este modelo de chuveiro que mais parece um semáforo, é de 50 dólares. Ainda está em protótipo, portanto, não estamos fazendo propaganda de produto e sim, da ideia.

E qual é a ideia? Gastar menos água na ducha diária é uma necessidade premente em todos os lugares!

Claro, você chega cansado de um dia de trabalho e, uma boa ducha é essencial para manter o ânimo, limpar o corpo e a alma, cair na cama para um bom sono reparador. Sem esquecer que você tomou outra ducha de manhã, para sair fresquinho e enfrentar mais um dia corrido de trabalho. Bom, aqui na nossa terra é assim – mesmo que a água aumente de preço temos a tendência para tomar alguns banhos por dia, necessidade de país tropical e de cidade poluída.

Agora, controlar o tempo de banho, ficar naqueles recomendáveis 5 minutos, é bem mais difícil – a gente relaxa debaixo d’água, esquece da vida, se lava devagar tentando se recuperar do cansaço. Merecido banho de quem pode gastar água assim, à farta.

Mas, será que podemos mesmo?

No Brasil ainda temos fartura de água, em outros países há falta desta. Pensando globalmente temos de equilibrar os gastos de água para que não falte para ninguém e, nem para nós, que temos fartura hoje, no futuro.

Então, quando esse chuveiro aparecer no mercado, pense em trocar o seu por um assim, coloridasso, que avisa da passagem do tempo. Um dia ele chega aqui, pode ter certeza disso pois a ideia é boa e vendável.

Os criadores deste chuveiro afirmam que “só o fato de avisar as pessoas que elas já estão muito tempo embaixo do chuveiro pode fazer com que o tempo gasto no banho seja reduzido em 12%” e nós também apostamos nisso, na conscientização sobre o tempo de duche versus gasto de água.

Porque o mais importante nessa questão da água é desenvolver o uso consciente – é preciso lembrar que, no mundo, 1,1 bilhão de habitantes não têm acesso à água tratada e cerca de 1,6 milhão de pessoas morrem todos os anos por conta de problemas de saúde decorrentes da falta desse recurso, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Quer conhecer o chuveiro que avisa? Entre aqui no site da Uji Shower.

Ah, uma última coisa: banho a gente toma com água potável, limpa mas, depois do banho essa água ainda pode, e deve, ser usada, por exemplo, para jogar na privada, lavar chão, regar plantas, lavar carro, etc. Estude a possibilidade de fazer reuso de água em sua casa – mesmo que seja só da água do banho, mesmo que seja tomando banho em cima de uma bacia grande. Reusar a água é fundamental, para a conta nossa de cada mês mas, principalmente, para a vida nossa do futuro.

Especialmente indicado para você:

PLANTAR ÁGUA É POSSÍVEL, ENSINA A PERMACULTURA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...