Uma solução ecológica para o calor

solução ecológica para o calor

Quando o tempo fica mais quente – algo comum em um país tropical, como o Brasil –, muitas pessoas correm para ligar o ar condicionado, certo? Infelizmente, isso pode aumentar as contas de luz e a pegada de carbono.

Estudantes espanhóis do instituto de arquitetura IAAC, localizado em Catalunha, desenvolveram um novo tipo de material de construção cerâmica que responde à temperatura externa, de modo a regular o nível de calor interno da construção.

A hidrocerâmica

Esse tecido é à base de bolhas de hidrogel que interagem com o ambiente. Hidrogel absorve e retém 500 vezes seu peso em água. De acordo com as pesquisas dos estudantes que desenvolveram os materiais cerâmicos, o hidrogel pode ser abastecido com água e, em um dia quente, o líquido existente em cada bolinha pode evaporar.

Uma diminuição da temperatura do hidrogel ocorre dentro desse processo. Isso significa que os demais materiais da estrutura da construção se resfriam organicamente quando o sol se levanta – em um processo bastante semelhante ao que se dá com o suor em nosso corpo.

Assim 28% do consumo de eletricidade dos aparelhos de ar condicionado tradicionais podem ser reduzidos pelos materiais alternativos.

Para conhecer mais sobre a hidrocerâmica veja o vídeo.

Leia também: Climatizadores: 10 coisas para saber antes de escolher

Fonte fotos: designboom.com