Sim, dá pra plantar uva em vaso. Veja como é simples!


Sim, não há dificuldades em você ter uma parreira de uva a partir de uma muda plantada em vaso.

A variedade de uva que melhor se dá, em pequenos espaços e nos climas brasileiros é a Vitis labrusca, também conhecida como Uva Niágara, branca ou rosada. Esta é uma variedade pouco susceptível à filoxera (doença produzida pelo inseto Phyloxera vastatrix) e, portanto, aceita a reprodução vegetativa, por enterramento de ramo fértil ou pela germinação de sementes (processo mais demorado), sem requerer um enxerto específico.

Mas, o melhor clima para a Vitis labrusca é onde ocorrem verões secos e invernos úmidos, existente só em algumas microrregiões do nosso país. Porém, em situações controladas, como as que se pode ter em uma varando ou quintal, a sua videira se adaptará bem e, desde que você mantenha o solo nutritivo e as podas regulares, poderá produzir belos e deliciosos cachos por longos anos.

plantar uva 2Fonte foto

Condições boas para cultivar uma parreira em casa

As uvas gostam de solo calcário, pH mais para o básico, e vasos amplos (de 50 litros são os melhores) de barro. O vaso de barro é melhor pois não aquecerá as raízes da planta e impedirá o acúmulo de água, a pouca respiração do solo e a proliferação de fungos que afetem as raízes.

Compre uma muda de Vitis labrusca, de boa proveniência e plante-a em um vaso com terra bem adubada em nitrogênio e calcário. Se você mora em zona de chuvas fortes de verão deixe o vaso da videira fora do seu alcance. Escolha um local da sua varanda ou jardim em que bata o sol de pleno, quantas mais horas melhor, e corra vento fresco. O vento secará a terra do vaso impedindo a proliferação de fungos.

plantar uva 3Fonte foto

Na época mais fria do ano a videira perderá suas folhas – isso acontece depois do período de frutificação – e é quando você deverá podá-la de forma bastante radical. A poda de inverno se faz, geralmente, deixando 3 gomos de germinação a partir do ramo principal e fazendo um corte em ângulo. Convêm polvilhar os cortes com canela em pó para evitar contaminações e fungos. Como você pode ver, os fungos são o grande problema a se cuidar. A videira produz ramos férteis após essas podas de inverno.

Poda

plantar uva 4

Fonte foto

Outras podas são as de limpezacorte os ramos que surgem da base da videira (deixe só um, o principal, que você irá puxando e amarrando, até formar uma latada, ou pérgola) pois estes só vão tirar força da planta. Corte também os ramos secos ou doentes. Os restos de ramos não devem ser deixados embaixo da planta para não aumentar o risco de contaminação com patógenos.

Cubra o vaso da sua videira com pedras calcárias que vão, pouco a pouco, soltando minerais necessários à planta.

Em vaso, a planta requer adubação sistêmica – você deverá repor as necessidades de NPK a cada 3-4 meses (a proporção é de 20-5-20 e, quer dizer que a videira precisa de 4 vezes mais nitrogênio e potássio do que de fósforo, portanto escolha o fertilizante que usará tendo isso em mente).

Bom proveito e ótimas colheitas, a Vitis labrusca não vai te deixar na mão.

Especialmente indicado para você:

UVA: UMA FRUTA QUE DEVEMOS COMER UMA VEZ POR DIA

ÓLEO DE SEMENTE DE UVA: USOS E PROPRIEDADES

MORANGO NA JANELA – JÁ PENSOU EM PLANTAR?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...