Como plantar gengibre e ter sempre em casa esse remédio natural


O gengibre é uma raiz tradicionalmente cultivada no Oriente como condimento e erva medicinal. Que tal plantar gengibre em casa para ter sempre à mão esse poderoso remédio natural?

Na medicina oriental tradicional, o gengibre é usado para o alívio de sintomas respiratórios, menstruais, dores musculares e articulares e até para o tratamento de queimaduras. É uma erva quente, que traz calor ao corpo, sendo eficiente como escalda pés, compressas e chás. Como condimento, é muito agradável em raspas finas, em saladas cruas, doces e biscoitos, assim como, na lentilha, em sopas ou no arroz.

Como é de sabor muito ativo, recomenda-se usar em pouca quantidade.

Para o seu uso medicinal, recomenda-se cuidado na dosagem pois, a sua ingestão excessiva poderá provocar, em algumas pessoas, incômodos estomacais e, em outras, elevação da pressão arterial. Cada pessoa é diferente, cada caso é único, então, teste sua sensibilidade antes de abusar do gengibre.

Cultivar gengibre em casa é muito fácil!

O seu cultivo em casa é muito fácil e vale a pena ter sempre gengibre à mão. Confira, a seguir, no passo a passo, as dicas que facilitarão seu cultivo e manutenção.

Escolha um rizoma saudável

O gengibre se multiplica facilmente pelo rebrote da raiz, rizoma. Escolha um rizoma saudável, nem mole, nem velho ou enrugado e, se já tiver brotos verdes, melhor. Com o rizoma já brotado basta você dividir, deixando um broto por vaso, acima da terra.

Se o seu gengibre comprado ainda não tiver brotos verdes, deixe ele de molho por uma noite em água morna. Os brotos aparecerão.

foto

Prepare o vaso

Num vaso grande e largo (o gengibre cresce horizontalmente), forre o fundo com pedras para fazer a drenagem e uma mistura de terra orgânica e adubo ou composto bem curtido, com uma parte de areia de rio. O importante é que você tenha um substrato rico em matéria orgânica e bem drenado, para não acumular água e apodrecer os rizomas.

foto

Os rizomas brotados devem ser colocados neste vaso com os brotos para cima, aparecendo a pontinha deles.

Regas

Regue abundantemente com água de poço (o cloro das águas tratadas não são boas então, se você só tiver água tratada, deixe em repouso, em recipiente aberto, por 24 horas).

foto

Como cuidar

Ponha seu vaso de gengibre em local sombreado, quente (vai muito bem dentro de casa, perto de uma janela mas, não ao sol direto).

Mantenha o solo úmido. Regue com frequência, especialmente depois dos botões aparecerem mas, não deixe a terra do vaso ficar encharcada.

Como colher o gengibre

Em poucas semanas você já verá as folhas surgirem e, em 3 a 4 meses, já poderá colher seus rizomas para uso, sem estragar a planta. Para isso você deve revirar, com a mão, a terra, para encontrar os rizomas maduros. Só corte a quantidade que vai precisar e cubra de novo com a terra, o que fica.

Como plantar gengibre na horta

O canal Cultivando fez um vídeo bem legal mostrando como ele plantou gengibre no quintal de casa (horta). O plantio é muito simples, a única coisa necessária é a paciência!!!

Assista ao vídeo!

Como plantar gengibre na água

Na verdade, não é plantar na água, é enraizar na água e plantar depois na terra. O vídeo abaixo mostra o passo a passo certinho do enraizamento na água ao plantio em vaso grande e largo. É uma demonstração do passo a passo que escrevemos acima.

Aproveite o seu próprio gengibre com a variedade de receitas e as indicações para uso que seguem abaixo:

Fonte fotos: shutterstock

Talvez te interesse ler também:

Gengibre: 17 benefícios comprovados contra o câncer e outras doenças

Shot de gengibre ou limão em jejum para desintoxicar, emagrecer e começar bem o dia

Gengibre com limão: o que acontece ao corpo se bebermos os dois juntos todo dia?

Como perder peso com gengibre?

Gengibre e moringa: por que usá-los juntos e como preparar o chá

Como fazer Óleo de Gengibre em casa: Remédio Natural contra Dor e Muito Mais

Gengibre – as contraindicações e as doses para um uso seguro




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...